Mazda Marca Recomendada Marca do Mês
83.3
Mazda - Motor de Portugal, Lda
  • HERANÇA
    O ESPÍRITO DE COMPETIÇÃO
    A Mazda e Hiroshima são inseparáveis. Estamos fortemente ligados à nossa cidade natal de Hiroshima. Personaliza a história, o espírito de não desistência e a capacidade de fazer mais com menos, que nos caracterizam. Crescemos com esta atitude positiva de sucesso. Não é pois surpreendente que o nosso espírito competitivo remonte ao passado de Hiroshima, onde se desafiavam sempre as probabilidades.

• Avenida dos Combatentes, nº 43-3ºA

28 de julho 2021
Ex.mos Srs:
-Concessionário MAZDA - zona Norte;
-Motor Portugal.

Venho pelo presente expor uma situação que ocorreu com a assistência técnica da minha viatura MAZDA CX-5 matricula acima, efectuada pelo vosso Concessionário.
Sucintamente, tenho dois tipos de reclamação a fazer:
1- Serviços prestados e respectivos custos no despiste e correcção de avaria indicada no painel avisador do "tablier";
2- Resistência (Fiabilidade) do motor: descoberta alegada “batida do motor” - orçamento de reparação estimado em cerca de 7221,56 €.
Viatura
MAZDA CX-5 Evolve Navi 2.2 (150 CV) adquirida em Maio de 2015 no concessionário MAZDA
KMs á data: (100006);
Viatura de uso particular, com uso e condução exclusiva do proprietário.

1- Serviços prestados no despiste e correcção de avaria indicada no painel avisador do tablier;
Breve histórico.
Em Agosto de 2020, apareceu uma luz avisadora amarela, indicando “NECESSÁRIA INSPECÇÃO AO MOTOR”
Desloquei-me ao concessionário MAZDA, tendo sido diagnosticado SENSOR OBSTRUIDO:
Foi efectuada a respectiva reparação e liquidado o seu valor de 54,23€ Factura SGFA 2010/01557 de 2020/08/26.

Em Setembro de 2020, apareceu de novo a luz avisadora amarela, indicando “NECESSÁRIA INSPECÇÃO AO MOTOR”
Desloquei-me de novo ao concessionário MAZDA, tendo sido limpo o filtro de partículas o colector de admissão e efectuados outros trabalhos que os técnicos entenderam fazer.
Foi efectuada a respectiva reparação e liquidado o seu valor de 677,62€ Factura SGFA 2010/01706 de 2020/09/11;
Em Novembro de 2020, apareceu de novo a luz avisadora amarela, indicando “NECESSÁRIA INSPECÇÃO AO MOTOR”
Foi diagnosticada a avaria mas não efectuada qualquer reparação.
Foi liquidado o valor do diagnostico no valor de 52,23€ Factura SGFA 2010/02207 de 2020/11/20.
A viatura continuou a circular com a avaria acima referida, aparecendo e desaparecendo:
1 semana ou vários dias sem aviso;
1 semana ou vários dias com aviso e assim sucessivamente.

Em 2 de Julho de 2021 (corrente mês) desloquei-me ao Concessionário MAZDA para efectuar a manutenção anual da viatura.
Alertei para o problema de luz avisadora amarela, indicando “NECESSÁRIA INSPECÇÃO AO MOTOR” que se mantinha.
Foi efectuada a manutenção anual prevista pela marca, e desmontado/montado o sensor de pressão DPF e colector de escape.
Foi efectuada a respectiva manutenção e liquidado o seu valor de 427,31€ Factura SGFA 2110/01214 de 2021/07/02.
Parte desta factura refere-se a desmontar/montar sensor de pressão DPF e Colector de escape
O problema da luz avisadora “NECESSÁRIA INSPECÇÃO AO MOTOR” manteve-se.

Em 07 de Julho de 2021, desloquei-me de novo ao concessionário MAZDA.
Foi entregue a viatura para resolução do problema da luz avisadora amarela.
Efectuaram as intervenções que julgaram suficientes;
A viatura foi levantada no passado dia 16 de Julho.
Ainda durante a viagem de regresso foi notado que:
-a função “i-stop” não funcionava;
-aparentemente não fazia regeneração ao filtro de partículas.
Pelas razões acima expostas, não foi possível circular o suficiente para confirmar a boa resolução do problema da luz avisadora amarela.

Foi entregue de novo a viatura para resolução/despiste dos problemas atrás referidos em 19-07-2021.
Foi entregue com o problema aparentemente resolvido em 20-07-2021;
Foi apresentada uma factura de 464,77 € que foi liquidada, factura SGFA2110/01321 de 2021/07/20.
Até ao momento (27-07-2021), aparenta estar resolvido.

RECLAMAÇÃO:
Fundamentado no acima descrito, só pode concluir-se que o diagnóstico das avarias foi pouco fundamentado, ou apressado, ou pouco profissional: só á 4ª tentativa conseguiram diagnosticar finalmente e resolver o problema.
Não querendo fugir ás minhas responsabilidades como proprietário/utilizador da viatura, entendo que uma boa parte (50% ?) dos custos acima indicados deveriam ser assumidos pela oficina do concessionário MAZDA.
Na minha opinião, traduzem essencialmente custos com pesquisa e tentativa de resolução por exclusão de partes, com encargos incómodos e perdas de tempo, grande parte por incorrecta abordagem inicial á avaria real.
É esta a minha reclamação.

2-Resistência (Fiabilidade) do motor; descoberta alegada “batida do motor” - orçamento de reparação estimado em cerca de 7221,56 €.

Aquando do aparecimento da luz avisadora em Agosto de 2020, após receber a viatura com a intervenção feita, notei dois problemas estranhas no seu funcionamento:

-Ruído do trabalhar do motor um pouco estranho, tipo “trabalhar de carro velho”, diferente do que foi sempre até essa data;
-Dificuldade de pegar a trabalhar (embrulhava no arranque): aparentava problemas de motor de arranque ou bateria.

Para o primeiro problema não dei importância, considerei normal devido a ajustes de afinação após a intervenção que fizeram.
Para o segundo, foi feito um despiste ao estado da bateria, tendo-se concluído que a dificuldade do arranque se devia ao motor de arranque.

Na intervenção que fizeram em 07-07-2021 foi diagnosticada pelos técnicos da oficina do concessionário MAZDA, uma “batida interna” do motor.
Acho estranho que uma marca conceituada como a MAZDA, tenha este tipo de problemas com tão poucos kilómetros
A viatura foi sempre assistida na marca nas operações de manutenção programada e intervenções no motor nos anos de 2015,2016,2017, 2018, 2020, 2021.
No ano de 2019, por me encontrar a trabalhar no estrangeiro, a meu pedido foi feita apenas a mudança de óleo e filtro, ambos da marca, comprados noutro concessionário MAZDA, sendo a mudança feita por um funcionário da empresa onde trabalho.

Solicitei um orçamento para reparar ou despistar esta “batida interna” , tendo-se sido apresentado o valor de cerca de 7221,56 €.

Resta dizer que a viatura foi SEMPRE conduzida por mim, excepto nas operações de revisão e manutenção que foram feitas no concessionário MAZDA, neste caso conduzida pelos técnicos da oficina.
Sou pessoa cuidadosa, a condução é maioritariamente em estrada com deslocações semanais frequentes (tiradas de 180 e 500 kms).
Não interrompo o ciclo de regeneração do DPF, prolongando sempre que necessário o percurso para que o mesmo se complete;
No arranque matinal, tenho cuidado de garantir a temporização de funcionamento em rotação mais elevada e não forço o motor “em frio”.

RECLAMAÇÃO:
Acho estranho, muito estranho que uma viatura de marca conceituada, ao fim de 100006 kms tenha já “batida do motor”.
Presumo que tal só poderá resultar por:
-Defeito de série de fábrica;
-Condução/operação menos cuidada pelos técnicos da oficina de revisão/manutenção, neste caso o concessionário MAZDA;
-Diagnostico errado da aparente “batida”.
-Outras causas não identificadas.

Anexo estimativa orçamental recebida.
Solicito a vossa atenção e comparticipação efectiva para despiste e resolução deste problema.
Os encargos como podem ver são elevados e é-me difícil considerá-los da minha responsabilidade.
Aguardo a vossa resposta.
Grato pela atenção,
Att
Data de ocorrência: 20 de julho 2021
28 de julho 2021
Exmo(a). Sr(a). Serafim,

Acusamos a receção da sua reclamação nº 62803221 em 2021-07-28 que mereceu a nossa melhor atenção.

Vamos desta forma dar início à análise da mesma, pelo que voltaremos ao seu contato logo que oportuno.

Melhores Cumprimentos

Linha de Apoio ao Cliente
30 de julho 2021
Exmo(a). Sr(a). Serafim,

Informamos que já contactamos o Concessionário Autorizado Mazda, que desta formal aguardamos resposta .

Vamos desta forma dar continuidade à análise dasua reclamação, pelo que encerramos a sua reclamação no Portal da Queixa, para dar continuidade à mesma por e-mail, assim como nas aplicações próprias para o efeito.

Melhores Cumprimentos

Linha de Apoio ao Cliente
Serafim
Serafim avaliou a marca
24 de outubro 2021

Não recomendavel

Boa sorte com a resolução desse problema, mas a marca não tem bom feedback.