MEO
Altice Portugal
  • Rua Andrade Corvo, 6

MEO - Cobrança indevida

gabriela schwanka
gabriela schwanka apresentou a reclamação
9 de julho 2019

Tenho um contrato com a MEO M40 Giga - Telemóvel + TV + Internet Fibra 1GB.
Antes de mudar-me de cidade, entrei em contato com a MEO, na loja de AVEIRO, para ver se na nossa região havia FIBRA. A atendente informou-me que na nova morada não aparecia a fibra, porém, ela não podia dar certeza. Então encaminhou um pedido para a area técnica e falou que o quanto antes receberíamos um contacto falando se tinha ou não fibra na nova morada. Para isso, já foi marcado um dia para a instalação (30/10/18).
Alguns dias depois, recebi o contacto da MEO CONFIRMANDO a instalação da fibra para o dia 30/10. Eu ainda perguntei umas 3x para o atendente se na região tinha fibra e ele me garantiu 100% que SIM.
No dia da instalação, o técnico notou que não havia fibra na região e que ele ia passar com urgência para administração para ver o que poderia ser feito.
No dia 01/11, fui a uma loja da MEO e fiz uma reclamação no Livro de Reclamações (anexo). Pedi o cancelamento do meu plano, pelo facto deles não conseguirem me atender com o serviços contratados. De acordo com o próprio contrato, a primeira mudança de morada constitui uma alteração anormal de circunstancia, sendo que se a MEO não consegue fornecer a mesma tecnologia, que e fundamental para execução do meu trabalho, eu tenho direito a resolução do contrato sem ter que pagar a penalização. - NUNCA tive retorno da MEO quanto à essa reclamação.
Fiquei sem nenhuma resposta ou previsão da MEO, e nesse meio tempo eu fui acumulando prejuízos, uma vez que necessito de Internet de alta velocidade no meu trabalho.
Então, resolvi contratar o serviço de internet da NOS, pois tinha cobertura de fibra na região e eu precisava recuperar os meus prejuízos e voltar a trabalhar. Então agendei a instalação para o dia 07/11 (Internet NOS). Eis que nesse mesmo dia, a MEO entra em contato e AFIRMA com 100% de certeza que no dia 12/11 seria instalado a internet em minha morada, pois os técnicos haviam feito o estudo do local, e confirmaram que no dia 12/11 seria instalado a fibra.
Com isso, CANCELEI a instalação com a NOS no dia 07/11 e aguardei até o dia 12/11. Eis que no dia 12/11, ninguém liga ou aparece aqui em casa. No final do dia então liguei na MEO e falaram que a minha instalação havia sido CANCELADA, e não me falaram o motivo. Simplesmente, me comunicaram que tinha sido cancelada a operação e que não iriam instalar a fibra aqui.
Foi então que entrei em contato com a MEO e me foi informado que constava no sistema que tinham cancelado porque os custos envolvidos seriam muito alto. Apenas depois de falar isto, a atendente percebeu que não deveria ter fornecido tal informação por ser confidencial da empresa.
Então tive que ligar novamente para a NOS e marcar uma nova instalação, que ficou para o dia 16/11.
Até este momento já tinham passado 17 dias sem internet, tendo que comprar cartões de dados moveis para tentar trabalhar de uma forma bem precária. Nesse meio tempo perdi vários trabalhos devido eu não conseguir atender a urgência dos meus clientes.
Resumindo, entrei em contato com a MEO outras vezes pedindo o cancelamento e eles falavam que o cancelamento seria sob pena de multa. Inclusive, um dos atendentes em uma das ligações falou que estavam oferecendo um serviço muito parecido (a fibra de 1GB), que era a internet por satélite ADSL de ATÉ 24MB (nos melhores dos cenários). Argumentava que era uma boa internet e era um serviço parecido com o que eu já tinha contratado, enfim, me fazendo de palhaço ainda por cima.
Depois disso tudo, mudei para a NOS, fiz também a portabilidade dos telemóveis meu e de minha esposa. Recebi alguns contactos da MEO dizendo que se fizesse portabilidade teria multa, etc, etc. Eu nem os respondia pois já estava farto disso tudo.
Eis que +- 1 mês depois, logo antes da virada de ano, recebo uma ligação da MEO, onde eles dizem que iriam resolver essa situação, que iriam por como prioridade com a administração para resolver o acontecido, mas nunca fui contactado e continuamos a ser debitado todos os meses (Pela Internet e TV), sendo que nos mudamos dia 29/10/18, sem mais utilizar os serviços de internet e televisão. A portabilidade do telefone foi feita em 27/11.
A MEO ainda por cima continuar a efetuar os débitos em minha conta, enquanto que exatamente na mesma morada (minha antiga casa) há outra cliente já com os serviços MEO a pagar faturas em nome dela (código de cliente: 1384195762 / fatura de janeiro: A688235665), desde janeiro deste ano, conforme pode ser verificado na fatura anexa.
Vários contactos foram feitos: livro de reclamações, chamadas telefônicas e e-mail (provedoria-cliente@telecom.pt)... até hoje sem nenhuma solução.
Portanto, venho requerer não só a devolução da quantia indevidamente debitada desde novembro de 2018, mas como a DEVOLUÇÃO EM DOBRO DOS MONTANTES PAGOS, DEVIDAMENTE ATUALIZADOS, conforme dita o Guia dos Direitos do Consumidor:
"Em caso de incumprimento do contrato devido a indisponibilidade do bem ou serviço encomendado, o fornecedor de bens ou prestador de serviços deve informar o consumidor desse facto e reembolsá-lo dos montantes pagos, no prazo máximo de 30 dias a contar da data do conhecimento daquela indisponibilidade. Decorrido este prazo sem que o consumidor tenha sido reembolsado dos montantes pagos, o fornecedor fica obrigado a devolver em dobro no prazo de 15 dias úteis, os montantes pagos pelo consumidor, sem prejuízo do direito deste a ser indenizado por danos patrimoniais e não patrimoniais que possa ter sofrido".

Data de ocorrência: 9 de julho 2019
MEO