MEO
  • Rua Andrade Corvo, 6

MEO - Instalação fibra

Ricardo Moraes apresentou a reclamação
15 de janeiro 2020
No passado dia 10 de Janeiro de 2020, ao efetuar contacto com o Apoio Técnico MEO por outro motivo, foi-me informado que a minha morada já dispunha de cobertura Fibra. Face a esta informação, desde logo solicitei a migração para a Fibra, tendo efetuado a alteração contratual com a operadora. A operadora fez questão de me informar que a instalação do serviço iria demorar 1 (um) mês, pois era necesssário efetuar uma intervenção técnica no Ponto de Distribuição Óptico (PDO), ao que eu compreendi perfeitamente e aceitei esse prazo.
Ainda no mesmo dia, recebi SMS a agendar a instalação logo para a semana seguinte (dia 16, amanhã). De imediato liguei para o Apoio ao Cliente para confirmar esta data, pois a operadora tinha informado que iria demorar 1 (um) mês, ao que me disseram que iria receber contacto dentro de alguns minutos a confirmar. Não recebi contacto nenhum. Ao fim desse mesmo dia, recebi contacto telefónico da empresa Viatel a questionar se a instalação poderia ser ainda naquele dia, pois o técnico estava disponível, ao que eu respondi que sim. Passado uns minutos, recebi contacto do técnico que iria à minha morada a informar ainda não tinha cobertura Fibra e que desconhecia o que se teria passado. Desculpou-se ainda, compreensívelmente, de que não é a Viatel a construir a Fibra da MEO, mas sim a Sudtel, e que a Viatel não tinha conhecimento concreto onde existia Fibra, apenas recebia ordens da MEO para fazer as instalações nas moradas. O técnico informou-me ainda que iria receber contacto da MEO para me esclarecer sobre esta situação, sendo que ainda não recebi contacto nenhum.
De referir que esta situação é a segunda vez que acontece, pois quando mudei de residência para a atual, no passado mês de Julho de 2019, a MEO também fez a minha migração para a Fibra e chegou lá o técnico e informou-me que não tinha cobertura Fibra.
Face ao exposto, óbviamente estou indignado com esta situação, pois é inconcebível que dentro da própria MEO e entre as empresas colaboradoras não haja informação partilhada de forma exata, pois se a operadora (funcionária) me informou que iria demorar 1 (um) mês, é porque tinha informação que os restantes não têm. É também incompreensível que uma Urbanização tão grande como a que onde estou inserido, com milhares de habitantes e potenciais clientes, não disponha de cobertura Fibra, existindo aldeias a poucos km's, que nem 100 habitantes albergam, que já dispõem de cobertura Fibra. É também ainda do meu conhecimento (informação obtida em loja) que, a cerca de 500m da minha morada existem 2 supermercados (Minipreço e Pingo Doce) com cobertura Fibra e uma escola primária a cerca de 50m que também tem Fibra.
Assim, manifesto o meu desagrado pela desinformação e pelo atraso constante na instalação da Fibra na minha localidade e, óbviamente continuo com o desejo de fazer a migração para a Fibra, contando com essa mudança no prazo de que fui informado pela operadora, ou seja 1 (um ) mês, que vencerá em 10 de Fevereiro de 2020.
Perante tudo isto, vejo 3 situações possíveis:
1 - Estou a ser vítima de burla, pois a MEO está a oferecer-me um serviço de que não dispõe;
2 - A organização interna entre a Meo, Sudtel, Viatel, etc., é tão medíocre que nem sequer sabem quais os serviços que dispõem para oferecer aos clientes;
3 - Existe um serviço para ricos e outro para pobres, pois se os supermercados e as escolas têm Fibra, porque não tem o comum cidadão?;
Data de ocorrência: 15 de janeiro 2020
MEO

Obrigado
15 de janeiro 2020
Em primeiro lugar, agradeço o feedback.
Em segundo lugar, não julgo relevante o meu contacto telefónico porque, como descrevi, os acontecimentos são já do conhecimento da MEO.
Por último, independentemente do que me foi dito pela Viatel, o último compromisso direto da MEO para comigo foi instalarem a Fibra daqui a 1 (um) mês. Como tal, vou respeitar e aguardar esse mês e, nessa altura sim, caso não seja instalada, reclamarei não só junto dos canais diretos da MEO bem como noutras instâncias de suporte ao consumidor.
23 de janeiro 2020
Relativamente ao pedido para alterar o estado da reclamação para "resolvida", como será mais que compreensível, não o vou fazer enquanto a situação não estiver resolvida.
Volvido o tal mês que me foi informado, se a MEO cumprir com o que foi acordado e agendado, fá-lo-ei com todo o gosto.
Até lá vou aguardar.
25 de janeiro 2020
Continuando...
Ontem recebi por carta as condições de adesão ao pacote Fibra. Estava tudo errado e lá liguei para o 16200.
Qual o meu espanto, quando o operador me diz que a migração foi anulada/cancelada. Foi preciso eu ligar, para saber isto?? Ninguém me avisa de nada??
O operador ainda me diz que não há cobertura Fibra, nem previsão para haver... Mas afinal em que ficamos? Um operador diz que demora 1 mês, o outro diz que não há previsão... É assim que conseguem manter os clientes?? Fica aqui o aviso aos leitores: A MEO já não é o que era, sobretudo desde que a Altice tomou conta. E quanto à publicidade enganosa? A ANACOM sabe disto? Neste site (https://pplware.sapo.pt/informacao/altice-ha-6-municipios-com-100-fibra-otica/amp/) diz que o concelho de Sintra tem 100% de cobertura Fibra. Mentira!! Ou então é o qie eu disse na primeira mensagem acima: existe Fibra para ricos e ADSL para pobres. Mas o preço é o mesmo. Isto é um ultraje ao consumidor! Um autêntico saque indirecto aos nossos bolsos, pois pagamos o mesmo preço por um miserável serviço ADSL e ainda nos vão alimentanto com informações erradas!
Custa assim tanto espalhar a Fibra numa urbanização com milhares de habitantes?? Ainda por cima quando a Fibra da MEO é anos-luz melhor que as concorrentes e mudavam num ápice.
13 de fevereiro 2020
Reitero:
Não altero o estado da reclamação, enquanto não estiver RESOLVIDA.
Como é que a marca me pede para alterar o estado da reclamação, se não resolveram nada? Se ainda não tenho Fibra, que foi o que me disseram, não está resolvida. Óbvio.
O mês anunciado já passou. Vou aguardar mais 1 semana. Se, nessa altura, não me vierem ligar a Fibra, vou reclamar no Livro de Reclamações, à ANACOM, à ASAE e vou apresentar uma queixa-crime por burla, pois tentaram-me vender um produto e não mo dão (ou não têm).
Vou recorrer a todas as instâncias possíveis que me assistem como cliente e consumidor até ter a ligação Fibra que me tentaram vender e que eu aceitei.
4 de março 2020
Senhores da MEO:
É escusado pedirem-me para alterar o estado da minha reclamação para "Resolvido".
Não o irei fazer enquanto não tiver a ligação Fibra feita na minha habitação.
PONTO FINAL.
10 de setembro 2020
O estado da resolução da minha reclamação continua inalterado. Entretanto, no mês de Fevereiro, num dos inúmeros contactos com a MEO, informaram-me que a linha Fibra (para particulares) encontrava-se a escassos 1,5 Km da minha residência. Porém, passados 6 meses, a Fibra continua sem chegar.
5 de novembro 2020
Atualização e novo motivo de reclamação:
Recentemente (há cerca de 2 meses), andaram técnicos da Sudtel a instalar a cablagem fibra/MEO.
Perante isto, entrei em contacto com gestor comercial de MEO para poder efetuar a migração, tendo obtido como resposta que faltaria o PDO. Uma vez que, nesta zona residencial, os PDO são instalados no interior dos prédios, o gestor solicitou que eu fornecesse uma declaração por parte da administração do condomínio a autorizar a instalação do PDO. Assim fiz. O PDO foi instalado no meu prédio. O gestor remeteu-me então o contrato para eu assinar e devolver para efetivar a migração do serviço. E eu assim fiz e remeti o contrato assinado no dia 2 de outubro de 2020. Porém, a situação continua alterada. Passado mais de 1 mês, continuo sem ter o serviço Fibra que contratei, nem nunca fui sequer contactado por técnicos para agendar a instalação do serviço.