Metro do Porto

Metro do Porto - Reclamação

Claudia Vasconcelos
Claudia Vasconcelos apresentou a reclamação
2 de abril 2019
Venho por este meio mostrar o meu desagrado em relação ao serviço prestado pela Metro do Porto.
No dia 28 de Março, tentei viajar desde a estação Fonte do Cuco até Francos, às 08:40 (no horário marca 08:37 mas chegou pelas 08:40). Qual não é o espanto, em plena hora de ponta, o metro teria apenas uma composição. Vários passageiros acabaram por não conseguir entrar no veiculo tendo de aguardar pelo seguinte.
Expus a situação à metro do Porto, que me respondeu prontamente, e cito:
"Em resposta à sua reclamação, que mereceu a nossa melhor atenção, serve o presente para informar que a oferta foi programada tendo em conta, por um lado, as necessidades de procura agregadas do sistema como um todo e, por outro, os meios totais existentes.
Mais informamos que tentamos adequar os meios às necessidades globais e optimizar os meios à disposição no conjunto das necessidades dos clientes.
Lamentamos no entanto que neste caso exista uma desadequação pontual da oferta."

Hoje, dia 2 de Abril, a situação repetiu-se. Se não há composições terão de reduzir os horários ou ajustá-los às viaturas existentes.
Além de todo o incómodo que criam nos utilizadores por não conseguirem usufruir do mesmo, é bastante desconfortável viajar no metro em formato "sardinha de lata", além do perigo que representa em caso de travagem do metro e não deverá ir ao encontro das normas de segurança estabelecidas. Cada composição tem capacidade para 216 pessoas (em pé e sentadas) contudo viajava um número bastante superior nestas duas ocasiões.

Este tipo de situação só tende a piorar uma vez que a tendência será para mais pessoas passarem a utilizar os transportes públicos.

Agradeço uma breve resposta.
Data de ocorrência: 2 de abril 2019