41.0
Metropolitano de Lisboa, E.P.E.

Metro de Lisboa - Acessos mecânicos

Em tratamento
Joana Gonçalves
Joana Gonçalves apresentou a reclamação
13 de março 2024
Perante a sensação de falta de empatia por parte do Metro na resposta a reclamações por outros canais, vejo-me a expor mais uma situação através do Portal da Queixa, no mínimo, para que outros passageiros se revejam.

Nos últimos dias a estação dos Olivais tem as escadas rolantes dos acessos para o lado da Av. Cidade de Luanda vedadas. Fui também surpreendida com a parte da frente do cais no sentido Aeroporto vedada (note-se que, no Saldanha, para quem vem da linha amarela, é muitas vezes impossível embarcar numa composição na parte de trás do cais, sendo até difícil a circulação para a parte da frente do mesmo devido à sobrelotação nas horas de ponta ao fim do dia) e, ao utilizar o acesso ao cais no sentido contrário presente no cais, somos também presenteados com a parte de trás do cais no Sentido São Sebastião sem escadas rolantes. Neste momento, e ignorando o estado das escadas rolantes junto ao elevador para a superfície, das 16 escadas rolantes da estação dos Olivais, 9 (mais de metade, portanto) estão inutilizáveis, a juntar ao elevador para a superfície. 3 das 4 escadas rolantes de acesso ao cais para São Sebastião estão inoperacionais há mais de um ano, sendo também comum não estar nenhuma a funcionar em momentos pontuais.
Menciono também a preocupação de que, com o aumento do fluxo de passageiros a utilizar os elevadores como consequência do não funcionamento dos restantes acessos mecânicos, estes também aumentem os seus tempos de imobilização, piorando o problema.

Prevendo que a resposta justificará o exposto acima com a falta de peças no mercado para os equipamentos, e sabendo que estas condições não são exclusivas a esta estação, fica o "desabafo" e a dúvida: há planos para a reabilitação geral dos acessos mecânicos ao Metro ou degradar-se-ão até serem inexistentes?

Grata pela atenção.
Joana Gonçalves
Data de ocorrência: 13 de março 2024
3 de abril 2024
PQ109356024 | Processo 143351

Exma. Senhora Joana Gonçalves,

Recebemos a sua exposição em 13.03.2024 através do Portal da Queixa, a qual mereceu a devida atenção.

Gostaríamos de começar por referir que entendemos o desagrado evidenciado, sendo o Metropolitano de Lisboa (ML) bastante sensível à situação reportada, lamenta profundamente o inconveniente causado pelo que, não podemos deixar de expressar as nossas sinceras desculpas.

Tendo definido como uma das nossas principais preocupações assegurar a máxima operacionalidade funcional de qualquer equipamento, designadamente das escadas e elevadores, observando sempre os devidos requisitos de segurança, gostaríamos de sublinhar que, sempre que é reportada qualquer anomalia nos acessos mecânicos (escadas mecânicas e elevadores), estes são imediatamente colocados fora de serviço para verificação e reparação.

Salientamos, que todas as escadas mecânicas e elevadores têm manutenção assegurada por empresas externas especializadas e certificadas neste tipo de serviço, contratadas nos termos da contratação pública.

Atendendo à complexidade e utilização intensiva, todos os dias ocorrem situações de avaria que são prontamente atendidas e reparadas. Todavia, existindo avarias de maior complexidade, o tempo de reparação é naturalmente mais longo.

No que diz respeito ao acesso mecânicos da estação Olivais, das 16 escadas mecânicas e 3 elevadores, confirmamos que se encontram fora de serviço a escada nº 1 desde 05.07.2022 , a nº 4 desde 31.10.2023, a nº10 desde 02.04.2024, e o elevador de acesso ao exterior desde 26.03.2024, situação que muito lastimamos.

Pese embora os esforços já realizados, existem efetivamente algumas estações com restrições nos acessos mecânicos e consequentemente na deslocação de pessoas de mobilidade condicionada, no entanto, não podemos deixar de referir que a empresa têm vindo a realizar todas as melhorias possíveis em função dos meios financeiros e técnicos disponíveis.

O Metropolitano de Lisboa (ML) reconhece e lamenta o impacto que estes constrangimentos causam nas rotinas diárias, e apela à compreensão dos nossos clientes.

Melhorar o nosso serviço e garantir a satisfação dos nossos clientes é a nossa missão, pelo que agradecemos o interesse demonstrado, que nos ajuda neste propósito.

Subscrevemo-nos com consideração,
A.Mata
Metro de Lisboa
Metro de Lisboa está a aguardar resposta do utilizador