40.8
Metropolitano de Lisboa, E.P.E.

Metro de Lisboa - Cobrança indevida

Tiago Paz apresentou a reclamação
28 de janeiro 2024
Foi cobrado um valor de 1,80€, no dia 23-01-2024, indevidamente visto que tenho cartão navegante válido e carregado para o mês de janeiro e
Data de ocorrência: 28 de janeiro 2024
6 de fevereiro 2024
Proc. 141737

Exmo. senhor Tiago Paz,

Para que os nossos serviços possam analisar a situação que nos expõe é determinante que nos forneça, em complemento à exposição inicial, para o e-mail reclamacoes@metrolisboa.pt (com referência ao Proc. 141737) os seguintes elementos, sem os quais não nos é possível identificar e apreciar a situação concreta:

- Nº do cartão bancário contactless utilizado ( 6 primeiros dígitos e 4 últimos dígitos);
- Data de validade do cartão bancário contactless utilizado.

Após a receção destes dados efetuaremos a devida análise e dar-lhe-emos nota das conclusões.

Subscrevemo-nos com consideração,

S. Ferreira
Gestão de Reclamações
21 de fevereiro 2024
Exmo/a senhor/a S. Ferreira,
Já enviei e-mail para reclamacoes@metrolisboa.pt com a informação pretendida e ainda não obtive resposta.
27 de fevereiro 2024
Proc. 141737
Exmo. senhor Tiago Paz,

No seguimento da reclamação nº 106953924, apresentada no Portal da Queixa em 21.02.2024, gostaríamos desde já, de apresentar o nosso pedido de desculpa pelos transtornos advindos da situação relatada sobre o assunto supra identificado.

Após a análise da situação, verificou-se que existem os seguintes registos de validações com o cartão navegante personalizado e com o cartão bancário em 25/01/2024:
-12h44m – Entrada na estação Colégio Militar (com cartão personalizado);
-13h33m – Saída na estação Aeroporto (com cartão bancário - cobrado 1.80€ indevidamente);

Contudo, considerando que o sistema de pagamento dos títulos de viagens, através do uso dos cartões bancários, é muito recente e tendo sido verificado que, no seu caso em concreto, foi a primeira vez que se verificou esta situação, foi decidido proceder com caráter excecional ao reembolso solicitado.

Assim, e de acordo com o acima referido, esclarecemos que já foi efetuado o reembolso da viagem retirada indevidamente no valor de 1,80€ , para a conta na qual está associado o cartão bancário, correspondente à validação de saída efetuada com o cartão bancário 25.01.2024 na estação Aeroporto.

Recordamos que para a validação do título de transporte no Metro de Lisboa deverá usar o cartão que pretender validar, separado de outros, de modo a evitar que, de futuro, se repita a situação agora vivenciada.

Esperando terem sido prestados os devidos esclarecimentos, subscrevemo-nos com consideração,
L. Silva
28 de fevereiro 2024
Boa noite Sr. L. Silva,
Fico então a aguardar a devolução do valor de 1,80€ que até a data de hoje ainda não caiu na conta.

Melhores cumprimentos
141737

Exmo. senhor Tiago Paz

No seguimento do seu e-mail de 28.02.2024, junto enviamos em anexo o comprovativo de reembolso.

Subscrevemo-nos atenciosamente,
L.Silva

Subscrevemo-nos atenciosamente,
Esta resposta tem um anexo privado
Bem recebido

Obrigado e bom fds.
Tiago Paz avaliou a marca
1 de março 2024

A única coisa a apontar é o tempo de resposta.