40.8
Metropolitano de Lisboa, E.P.E.

Metro de Lisboa - Cobrança indevida

Rogério Sousa apresentou a reclamação
26 de fevereiro 2024
Bom dia.
No dia 2024-02-24 as 10:01:43 na estação do Jardim Zoológico, tentei comprar 3 cartões com 3 viagens cada pelo terminal de pagamento.
No entanto, só recebi 1 cartão com 3 viagens.
Além de um aviso:
ERRO - DEVOLUÇÃO PAGAMENTO MB (em anexo)
Valor em falta: 11,80 euros
Erro de devolução.

E a máquina ficou em modo de manutenção.

No entanto o débito de 17,70 EUR continua no meu cartão até hoje.

Obrigado.
Data de ocorrência: 24 de fevereiro 2024
6 de março 2024
Proc. 142922
Exmo. Senhor Rogério Sousa,
No seguimente da sua exposição nº 108500024, apresentada no Portal da Queixa em 26.02.2024, à qual demos a merecida atenção.
Gostaríamos de referir que, em situações como a que refere, quando ocorre um problema na operação de carregamento de cartão em máquina automática de venda de títulos, é solicitada a presença de
um nosso Agente de serviço na estação nomeadamente através dos pontos de ajuda, este procede de imediato à análise da máquina automática e respetivos registos da operação, em causa.
Para obviar o sucedido, deveria ter acionado o ponto de ajuda que existe localizado por cima do ecrã das máquinas automáticas ou nos postes azuis junto aos canais de acesso, para que lhe pudesse ter sido dispensado o apoio de um nosso agente.
De modo a resolvermos a situação, agradecíamos que se desloque a um posto de venda ativo mais próximo, fazendo-se acompanhar do talão “Erro de Devolução” , para que o nosso colaborador de
serviço possa transferir para o cartão personalizado o valor do talão “Erro de Devolução”.
O Metro tem à disposição os seguintes Postos de Venda, em funcionamento durante os dias úteis, entre as 7h45 e as 20h:30:
a) das 7h45 às 20h30
Linha Azul: Colégio Militar/Luz e Jardim Zoológico
Linha Amarela: Odivelas (*) e Marquês de Pombal
Linha Verde: Rossio, Baixa Chiado e Cais do Sodré
Linha Vermelha: Oriente e Aeroporto
b) das 7h45 às 19h45
Linha Azul: Marquês de Pombal
Linha Amarela: Campo Grande
Esperamos que a nossa sugestão sirva os seus interesses e a sua expectativa de resolução.
Subscrevemo-nos com consideração,
L. Silva
6 de março 2024
Infelizmente essa estação está em obras e não havia nenhum funcionário próximo.
Eu também esperava que a devolução seria feita de forma automática ao final do dia (como acontece na maioria dos lugares)
Eu moro em Porto, não devo voltar para Lisboa por enquanto.
Gostaria muito de resolver.
Eu tenho todos os talões, cartões e horários - posso anexar.
Inclusive o talão com o erro já está em anexo.
Não é certo eu pagar pelo erro da máquina.
Obrigado!
11 de março 2024
Proc. 142922
Exmo. Senhor Rogério Sousa,
No seguimente da exposição nº 108500024, apresentada no Portal da Queixa em 06.03.2024, à qual demos uma vez mais a devida atenção.
De modo a solucionar a situação do reembolso correspondente ao talão "Erro de devolução", vamos proceder à transferência bancária no valor de 17,70€.
Para dar continuidade ao processo, necessitamos que nos indique o nome completo e a identificação bancária NIB:
- através do endereço de e-mail reclamacoes@metrolisboa.pt.
Lamentamos desde já os transtornos decorrentes da situação relatada, apresentamos o devido pedido de desculpas.

Subscrevemo-nos com consideração,
Rogério Sousa avaliou a marca
13 de março 2024

Obrigado pelo rápido atendimento e solução.