41.0
Metropolitano de Lisboa, E.P.E.

Metro de Lisboa - Cobrança indevida

Em tratamento
Neuza Fonseca
Neuza Fonseca apresentou a reclamação
25 de março 2024
No dia 17 de Março, às 19h25, efetuei a compra de um bilhete utilizando o meu cartão passe zapping. Ao entrar na estação do sr. roubado, deparava-me com muita confusão devido ao dia de jogo do Sporting, e acabei por passar o meu cartão de multibanco por engano, sem sequer encostá-lo, e foi debitado 1, 80 euros da minha conta. No dia 22 foi debitado
e nesse dia enviei email para varios emails vossos ate com os 4 primeiros dígitos
e ultimos 4 do cartao de contacless e ate do passe viva.Gostaria de saber como posso proceder para que me seja devolvido o valor na minha conta, uma vez que também utilizei o passe.
Data de ocorrência: 17 de março 2024
1 de abril 2024
Proc. 143567
Proc. 143618 | PQ nº 109972124

Exma. Senhora Neuza Fonseca,

Na sequência da exposição remetida para os nossos serviços em 2024.03.22 e Portal da Queixa em 2024.03.25, referente a reembolso de valor indevido, efetuada a devida análise dos dados enviados, informamos que, de acordo com as regras tarifárias em vigor e amplamente divulgadas, cabe ao cliente a escolha do cartão através do qual pretende validar a sua viagem.

Por outro lado, não temos registo de ser titular de cartão navegante personalizado, única situação excecional em que se procede a reembolso quando o cliente utiliza indevidamente o pagamento através de cartão bancário contactless.

Pelo que, havendo o débito de uma viagem através do cartão bancário e não tendo sido utilizado o saldo Zapping, esse saldo fica disponível para uma viagem futura, pelo que não há direito ao reembolso da verba da viagem efetuada.

Recordamos que, para a validação do título de transporte no Metro de Lisboa deverá usar o cartão que pretender validar, separado de outros, de modo a evitar que, de futuro, se repita a situação agora vivenciada.

Subscrevemo-nos com consideração,

N. Martins
Gestão de Reclamações
Metro de Lisboa
Metro de Lisboa está a aguardar resposta do utilizador