40.8
Metropolitano de Lisboa, E.P.E.

Metro de Lisboa - Escadas rolantes da alameda

Sofia
Sofia apresentou a reclamação
11 de outubro 2023
Venho reclamar ao fim de 2 meses e tal as condições do metro da Alameda! É inadmissivel que as escadas rolantes da Alameda estejam paradas a sensivelmente 2 meses, há pessoas com deficiência e idosas que não conseguem subir tantos lances de escada., os utentes merecem condições nos acessos aos transportes!!
Data de ocorrência: 11 de outubro 2023
17 de outubro 2023
Proc. 138654
Exma. Senhora Sofia Teresa Blanco,
Recebemos a sua reclamação nº 100532623, apresentada no Portal da Queixa em 11.10.2023, à qual demos a merecida atenção.
Em resposta, gostaríamos de referir que estamos conscientes das dificuldades sentidas pelas pessoas com mobilidade reduzida, em usufruírem do serviço Metro na sua plenitude, e não obstante a complexidade de que se reveste a nossa infraestrutura, o Metropolitano de Lisboa tem dado particular atenção a esta situação, envidando todos os esforços para tornar o nosso meio de transporte acessível ao maior número de pessoas.
Atualmente, das 56 estações da rede do Metropolitano de Lisboa, 43 possuem acessibilidade, ou seja, permitem o acesso pleno a pessoas com mobilidade reduzida, através de elevadores entre o átrio de bilheteiras e a superfície, e entre o átrio e o cais, bem como escadas mecânicas e/ou tapetes rolantes.
No que à estação da Alameda diz respeito, gostaríamos de referir que o Metropolitano de Lisboa no passado dia 7 de setembro deu início à instalação de cinco novos elevadores, com vista a melhorar a acessibilidade nesta estação.
Os trabalhos de construção e instalação dos novos elevadores, vão permitir o acesso entre a superfície e o cais a pessoas de mobilidade reduzida, designadamente de cadeira de rodas. A substituição dos elevadores por equipamentos mais modernos e resistentes será efetuada de forma faseada, de modo a não causar constrangimentos a quem deseja utilizar a estação.
Prevê-se que a obra esteja concluída até ao final do corrente ano.
Esta intervenção insere-se no plano de adaptação e modernização das estações que o Metropolitano de Lisboa tem vindo a concretizar no âmbito do Plano Nacional para a Promoção da Acessibilidade, com o objetivo de alcançar o princípio de “Acessibilidade e Mobilidade para Todos”.
Prevê-se que até 2025 o ML venha a ter 52 estações com acessibilidade plena. Este número não contempla as novas estações do plano de expansão, que abrirão ao público já dotadas de todos os equipamentos necessários e meios de acessibilidade plena.
Pretendemos desta forma corresponder às necessidades de todos os que connosco viajam, dotando toda a rede de condições de plena acessibilidade.
Realçamos, que sempre que, por avaria, se verifique a necessidade de substituição de materiais para executar as reparações, os tempos de resposta são mais demorados.
É o caso, das escadas mecânicas na estação Alameda II, que se encontram fora de serviço, por implicarem substituição de componentes, que de momento, não se encontram disponíveis no mercado.
Entretanto, Embora não possamos prever as datas para a reparação destas escadas, o ML vai tomando as medidas possíveis para garantir que estes equipamentos em serviço se mantenham não só a funcionar, mas sobretudo, em condições de segurança para os utentes.
No presente, pode consultar no nosso site: https://www.metrolisboa.pt/viajar/mapasediagramas/ o diagrama de rede, onde constam assinaladas as estações com o símbolo “Mobilidade reduzida - Step free”, as quais são consideradas de plena acessibilidade.
Embora reconhecendo que se trata de uma solução de recurso e de modo a prevenir situações como a relatada, para minorar potenciais constrangimentos de deslocação quando a mobilidade é reduzida, sugerimos que, sempre que possível, contacte de antemão o nosso Centro de Atendimento através do número 213500115, que presta informação sobre a disponibilidade dos meios mecânicos em toda a rede Metro. Este serviço funciona em dias úteis, das 08h30 às 19h00.
Poderá também, em alternativa, procurar a opção “Estado das linhas e elevadores”, consultando o Link: https://www.metrolisboa.pt.
Agradecemos e valorizamos a sua exposição, que nos assistirá a dar continuidade ao trabalho que desenvolvemos, para melhorar o nosso serviço e garantir a satisfação dos nossos clientes.
Esperando terem sido prestados os devidos esclarecimentos, subscrevemo-nos com consideração.
L. Silva
Sofia
Sofia avaliou a marca
13 de dezembro 2023

Continua tudo na mesma para pior