40.8
Metropolitano de Lisboa, E.P.E.

Metro de Lisboa - Segurança e higiene na estação da bela vista

André Silva
André Silva apresentou a reclamação
6 de dezembro 2023
No dia de hoje (6 de dezembro de 2023) estou de novo a usufruir dos vossos serviços de transporte, que por sinal pago assiduamente todos os meses. Quando passando pelas máquinas onde podemos comprar os vossos bilhetes observo de novo o esquema regular dos toxicodependentes (aos quais me vou referir a indivíduo/os), de "mendigar"/pedir o dinheiro que falta dos bilhetes que nunca vos compram, mas que vocês parecem deliberadamente, permitir que frequentem os vossos espaços e os usem como zona de convívio, zona de consumo de drogas entre outras necessidades fisiológicas. Seja de manhã ou à noite, seja com a estação vazia como com a estação cheia de utentes muitas elas crianças.
Os seguranças das três uma, ou estão no "gabinete" utilizando o seu smartphone para matar o tempo, ou estão de convívio com os mesmos indivíduos de que me queixo ou simplesmente são inexistentes. Mesmo quando assistem a algo, nada é feito, se a razão é medo arranjem cães para o serviço ou dediquem-se a outra carreira.
No dia de hoje, como comecei esta reclamação, por volta das 17:30 a sair do transporte, um senhor foi abordado por um destes indivíduos, já sabendo do que se tratava, conseguiu desfazer-se dele. O mesmo me aconteceu a mim, porém um pouco mais grave, em que tenho o mesmo indivíduo dirigir-se a mim e eu apenas dizendo "não, obrigado" sou fisicamente agarrado pelo casaco na zona do meu braço por este, e que ao afastar o meu braço levemente senti um puxão por parte do indivíduo, quase como se tivesse a testar a força comigo. A minha reação foi obviamente parar e confrontar este indivíduo que no meu caso se sentiu talvez intimidado e ficou sem reação, e a situação terminou ali. A razão que me leva a fazer esta queixa, é que a minha mãe assim como muitas mães, a minha namorada assim como muitas namoradas, os meus avós assim como muitos avós, usufruem dos vossos serviços e sendo igualmente clientes assíduos como eu não têm de estar sujeitos a isto nas vossas instalações. É uma pouca vergonha a falta de segurança assim como a higiene nesta estação, pessoas da limpeza não me recordo da última vez, e o odor fala por si. Um exemplo claro disto é que no dia 18 de maio de 2023, algo que foi notícia inclusive, um homem foi baleado nesta estação e ainda é visível o sangue seco que nunca levou com qualquer tipo de água, a não ser da humidade, das infiltrações que existem nesta estação ou de urina humana dos tais indivíduos que vocês permitem usufruir das vossas instalações. Estes indivíduos frequentam esta estação também derivado a outros fatores (alheios a vós), como o pingo doce onde cometem furtos e a "carrinha generosa" de metadona que faz questão, de anos a fio, de se localizar numa das entradas das vossas instalações, tornando toda esta zona muito conveniente .
Data de ocorrência: 6 de dezembro 2023
4 de janeiro 2024
Processo: 140605 | PQ103726423

Exmo. Senhor André Silva ,

Recebemos a sua exposição apresentada a 06.12.2023, à qual demos a devida atenção.

Lamentamos profundamente a experiência desconfortável que vivenciou na estação da Bela Vista. A segurança e o bem-estar dos nossos passageiros são de extrema importância para nós.

Entendemos a sua preocupação em relação à insistência do indivíduo que pediu dinheiro e compreendemos que situações como a que relata possam ser perturbadoras e desconfortáveis. Gostaríamos de esclarecer que estamos comprometidos em proporcionar um ambiente seguro e tranquilo para todos os passageiros.

No entanto, é importante salientar que, embora façamos o possível para garantir a segurança nas estações, é difícil prever todas as situações. Em casos de comportamento inadequado ou ameaçadores, recomendamos os nossos clientes que informem imediatamente o Agente ML ou o vigilante de serviço na estação através dos Pontos de Ajuda que se encontram localizados na linha de canais de acesso ou nas máquinas automáticas de venda de títulos ou, se entenderem necessário, contactar as autoridades locais apresentando uma queixa na Policia.

Todavia, por mais meios de que disponhamos nem sempre é possível evitar situações como as que descreveu, que não podemos deixar de lamentar.

Quanto à limpeza das estações, informamos que estas são limpas diariamente no período entre as 01h00 e as 05h00, de segunda a sábado, onde se efetuam trabalhos que durante o horário de exploração do ML não se podem realizar, nomeadamente lavagens de pisos e superfícies, entre outros. Já durante o período de exploração há piquetes diurnos, entre as 7h00 e as 23h, que asseguram a manutenção e normal funcionamento das estações.

Pese embora haja uma vistoria diária às condições de higiene e limpeza nas estações, por parte dos nossos colaboradores, reconhecemos que pode haver situações excecionais que alterem estas condições durante o período de exploração. Assim e de modo a resolvermos situações que possam carecer de intervenção, solicitamos que informe o agente ML ou vigilante na estação, para que o piquete de limpeza em serviço possa resolver a situação o mais rapidamente possível.

Assim, encaminhámos a sua comunicação à área responsável, para conhecimento.

Finalmente, conscientes do transtorno que as situações expostas causam, e que envidamos resolver, queira pois aceitar as nossas desculpas por não estarmos a corresponder às suas expectativas. Valorizamos a experiência dos nossos clientes e a sua satisfação, por isso estamos empenhados em melhorar o serviço prestado.

Subscrevemo-nos cordialmente,
A.Estêvão
André Silva
André Silva avaliou a marca
20 de dezembro 2023

Tão prestáveis como as suas escadas rolantes, refiro-me às quais estão paradas.