Miio Marca do Mês
1 Miio 74.3
2 MOBI.E 27.3
3 Power Dot 22.3
Muvext Lda
  • Pci Creative Sciense Park Aveiro Region, Via do Conhecimento, Edificio Central, S/N
    3830-352 Ilhavo
  • geral@muvext.com

Miio - Cobrança indevida

Mikael Afonso apresentou a reclamação
18 de julho 2023
No passado dia 15/07 fiz um carregamento por volta das 17h55 no posto Sessão #838434 - MTS-00074-02-1689440140 do Mar shopping em Matosinhos em que o valor final depois de terminar o carregamento foi de 17,15€, valor que ficou retido na hora como habitualmente. A minha surpresa hoje no dia 18/07 recebo a confirmação do pagamento com a fatura mas no valor de 52,03€, basicamente em que os valores das taxas da Galp subiram em flecha mas apenas na fatura, pois na hora não foi esse valor apresentado, que é um valor absurdo é que estou a ser seriamente prejudicado. Verifiquei mais 2 carregamentos efectuados no dia 04/06 (FT PT2023/137125) e no dia 11/06 (FT PT2023/141907) em que aconteceu exatamente a mesma situação não me lembrando do valor correto a cobrar mas verificando pela fatura vemos que o valor das taxas subiu quase 10 vezes face ao valor anunciado antes. Quero saber o que a Miio irá fazer relativamente a esta situação, uma vez que apresenta valores quando o carregamento termina e depois ao faturar o valor sobe 3 ou 4 vezes devido a taxas, da Galp, todas exatamente no mesmo posto. Se a Miio não consegue controlar estes erros devido a problema da Galp ou do posto, penso que deveria retirar o mesmo da aplicação e não permitir estes problemas. Peço que analisem o meu caso e vejam estás faturas versus o valor que deveria ser cobrado nesse dia e que me façam a devolução do dinheiro novamente na app para ser possível continuar a fazer carregamentos como sempre o fiz sem problemas.
Data de ocorrência: 18 de julho 2023
21 de julho 2023
Caro Mikael,
Queríamos lamentar a experiência que teve ao simular um carregamento na nossa app.
Infelizmente o erro que observou não foi o único, temos outras situações identificadas e que nada tem a ver com a qualidade ou fiabilidade da nossa app. A diferença de preços que observou deveu-se a uma comunicação errada por parte do sistema central da MOBI.E das tarifas do posto de carregamento que utilizou. A miio tinha tarifas substancialmente mais baixas do que aquelas que o Operador tinha definido para o posto, e a actualização destas tarifas é feita de modo completamente automático através do sistema da MOBI.E. Foi esta actualização que não aconteceu, foi por isso que na simulação lhe apareceram valores diferentes daqueles que recebeu para serem faturados. Também a miio recebeu tarifas para a simulação diferentes daquelas que efetivamente apareceram na fatura do carregamento.
Somos completamente alheios ao motivo da falha de comunicação destas tarifas, e internamente tomámos as devidas providências para que não voltasse a acontecer, entrando em contacto com a MOBI.E.
Por este motivo, e porque a nossa premissa principal é a transparência acima de tudo, vamos acertar o valor da sessão àquilo que foi a sua simulação, e cobrar apenas isso.
Lamentamos, uma vez mais, o sucedido,
Equipa miio
21 de julho 2023
Boa tarde, desde já agradeço a resposta. No entanto e já que ainda não fui contacto pelo vosso suporte para me explicarem nem esclarecer esta situação, tenho dúvidas. Utilizo o vosso serviço Miio com carregamentos regulares todas as semanas na vossa app, e até agora nunca me aconteceu está situação, no entanto depois de olhar para minha carteira Miio, reparei que tive mais 2 carregamentos no mesmo posto, ao fim de semana também em que essas situações aconteceram, dia 04/06 e 11/07 em que o valor que estava definido na vossa app não foi o valor cobrado depois aquando do envio da fatura. Embora a Miio reclame não ser responsável por essa situação, como é que nos consumidores poderemos estar descansados quando vamos fazer um carregamento elétrico em que o valor gasto ronda os 17€ e depois é cobrado o triplo devido às taxas? Tenho 3 situações assim que poderão facilmente verificar. Tal como o fornecedor pode reclamar valores durante um tempo após o carregamento, vocês Miio deveriam reclamar esses valores com eles de forma a que seja feita a devolução ao cliente, pois não me parece sequer real existir um pagamento de energia no valor de 10€ ou nem isso é a Galp cobrar cerca de 30€ em taxas. Este posto em particular apresenta sempre um valor baixo de taxas aquando dos carregamentos, pois carrego muitas vezes nele desde março, e pelos vistos a partir de junho é que começaram a surgir estas cobranças. Penso que deverão reclamar de imediato este posto com a Galp. Peço por favor que me digam como vão proceder para a devolução deste valor é se irá também existir o mesmo nos outros 2 carregamentos efectuados com o mesmo problemas que vocês facilmente conseguem verificar o valor da vossa app versus o que foi cobrado. Enquanto não resolverem pelo menos este último carregamento, não voltarei a carregar a conta Miio e faltam 3 dias para me bloquearem a conta por falta de pagamento.
Olá Mikael,
Antes de mais, lamentamos a ausência de contacto da nossa equipa. Entretanto já recebeu o nosso contacto e foi informado que muito embora, não sendo este um erro da miio, mas sim no sistema de fornecimento de dados que chegam à miio, foi feito o acerto do valor de sessão àquilo que simulou e não ao custo real da mesma.
Conforme lhe foi explicado, o tarifário do posto alterou em junho, mas essa comunicação da MOBI.E falhou e por isso as tarifas que apresentávamos eram as antigas.
Iremos assumir a diferença de custo entre o valor que obteve no nosso simulador e o valor que lhe foi faturado.
O mesmo será feito para as duas outras sessões que nos reportou por telefone.
Neste momento, a sua conta miio já se encontra desbloqueada e pode usar sem qualquer inconveniente.
Deverá ter recebido as notas de crédito das 3 sessões e fatura do valor dos carregamentos, acertado ao valor simulado e não ao valor efetivamente a faturar.
Equipa miio
25 de julho 2023
Boa tarde, desde já agradeço a sua resposta, simpatia e disponibilidade em explicar e resolver esta situação toda durante o contacto telefónico. Agradeço desde já a resolução do problema em questão. Com isto a minha confiança no serviço Miio aumentou ainda mais graças ao vosso profissionalismo. Cumprimentos e continuação de um bom trabalho
Mikael Afonso avaliou a marca
25 de julho 2023

Embora não tenha recebido contacto via e-mail após a situação exposta, fui contactado por telefone