Serviço Nacional de Saúde

Serviço Nacional de Saúde - Negada vacina da tosse convulsa para grávida

CINTIA
CINTIA apresentou a reclamação
3 de dezembro 2019
Estou grávida de 31 semanas, não tenho médico de família, estou na fila há 1 ano e há falta de profissionais no país, pois, minha médica particular e no HSJ me pediram para ir em qualquer centro de saúde tomar a vacina da tosse convulsa antes das 32 semanas de gestação.
Estou de 31 semanas e fui até o centro de saúde de Ermesinde na Bela (por ser o mais próximo da minha morada), primeiramente disseram que por não ter médico de família ou ser inscrita lá eu não poderia tomar.
Expliquei o que me disseram... me mandaram para outra atendente que disse que eu tinha que ter marcado hora; expliquei que não tinha como e que fui informada pelos médicos que não era necessário agendamento prévio... então, a atendente mudou o motivo da recusa dizendo que mesmo assim, ela não tinha sistema e não sabia quando ia voltar, que não ia poder me fornecer a vacina.
Pedi para que me aplicasse a vacina e posteriormente, quando o sistema voltasse, registrasse no meu utente a vacina; a senhora, nada simpática recusou.
Outra funcionário me falou para ir até o centro de saúde da Gandra, ver se lá estariam mais dispostos...
Fui até lá... e tbm tive a vacina negada, com a alegação que no mês de dezembro quem tem responsabilidade de aplicar essa vacina é o Centro da Bela.
Dessa forma, ve-se a falta de respeito com uma gestante e com suas obrigações. Não sei o que fazer.
Data de ocorrência: 3 de dezembro 2019
CINTIA