Serviço Nacional de Saúde
1 ANSR 88.7
3 DGRM 84.5
Serviço Nacional de Saúde13.3
Ministério da Saúde

Serviço Nacional de Saúde - Recusa de atendimento em centro de saúde - UCSP Figueira Norte - Pólo Alhadas (CS Figueira da Foz/Buarcos)

Aguarda resposta
Cecília Vale
Cecília Vale apresentou a reclamação
19 de abril 2024
No dia 16/04/2024 estava a lecionar na Escola EB 2/3 Pintor Mário Augusto, junto ao Centro de Saúde de Alhadas – Figueira da Foz e perdi os sentidos, quando recuperei sentia-me com bastantes tonturas e sem forças, pelo que decidi deslocar-me (pelas 9:40h) a este Centro de Saúde mesmo ali ao lado, para pedir que me medissem a tensão arterial. Quando lá cheguei tive oportunidade de falar com uma auxiliar, explicando-lhe o sucedido, que prontamente chamou uma enfermeira. A enfermeira prontificou-se a fazer a medição da tensão arterial dizendo-me que apenas teria que fazer a minha inscrição na secretaria, pelo que tentei fazê-lo de imediato, ao que me foi recusado por duas funcionárias mulheres da secretaria, que não estavam identificadas, que, com uma extrema arrogância e atitude de inflexibilidade, se recusaram a fazer a minha inscrição proibindo também o outro colega homem de o fazer. Argumentaram que não atendiam esporádicos, que eu tinha que me deslocar ao Centro de Saúde de Buarcos a 12 Km de distância.
Perguntei se estavam ali para prestar cuidados de saúde ou para cumprir questões burocráticas, afinal eu apenas estava a solicitar que me medissem a tensão arterial (uma questão de 5 minutos), não estava para mais nada.
Podia estar a fazer um principio de um AVC, mas segundo essas “senhoras”, que de HUMANIDADE não têm nada, mais vale deixar morrer do que atender um “esporádico”.
Perante este episódio, para além do meu mau-estar fiquei também extremamente nervosa e pedi que me facultassem o Livro de Reclamações, ao que me foi negado pelas mesmas funcionárias!
Não estava a acreditar no que estava ali a acontecer! Saí e tentei recuperar forças para me deslocar à farmácia mais próxima para medir a Tensão. Entretanto fui abordada por várias pessoas (utentes) que assistiram a este lamentável episódio e que me ofereceram ajuda, informando-me que ali, as ditas senhoras, não são nada flexíveis nem sensíveis a nenhuma situação, que o corpo médico e de enfermagem são excelentes, mas a secretaria funciona muito mal.
Na farmácia de Alhadas medi a tensão, a qual estava extremamente alta, pelo que tive que ir ter uma consulta de urgência ao Centro de Saúde de Buarcos (este sim funciona MUITO BEM). Após ter relatado este acontecimento deplorável à farmacêutica, esta disse-me que todos os dias têm imensos relatos negativos por parte dos utentes relativamente à secretaria deste Centro de Saúde de Alhadas e que inclusivamente já existe uma parte da comunidade que está a preparar uma petição!
É de facto lamentável que em pleno séc. XXI, e com tanta formação, ainda existam funcionários públicos com estas características a laborar em locais tão imprescindíveis à saúde e bem-estar da comunidade!
Espero que esta reclamação não seja vista como apenas mais um relato, mas que sirva para procederem às alterações necessárias em prol do melhoramento dos serviços da secretaria deste Centro de Saúde.
Não irei ficar por esta reclamação, irei prosseguir até às últimas instâncias pela saúde de toda esta comunidade, que paga para ser bem servida!
Data de ocorrência: 16 de abril 2024
Cecília Vale
Cecília Vale está a aguardar resposta da marca