Ministério do Ambiente e da Ação Climática
3 DGRM 84.2
Ministério do Ambiente e da Ação Climática16
  • Rua de "O Século", n.º 63
  • sg@sg.maac.gov.pt

Ministério do Ambiente e da Ação Climática - Dados de acesso plataforma de candidaturas no âmbito do apoio pae+s 2023 (1.º aviso)

Cecília Maria Lopes Pereira
Cecília Pereira apresentou a reclamação
28 de agosto 2023
No dia 06/08/2023, fiz o registo de utilizador para aceder à plataforma no âmbito do apoio PAE+S 2023 (1.º Aviso).
No dia 24/08/2023, após reunir toda a documentação para fazer a candidatura, tentei entrar na plataforma e o sistema deu a informação de dados de acesso desconhecidos. tentei recuperar a password e o sistema deu a mesma informação, utilizador desconhecido. Tentei criar um novo registo de utilizador e o sistema deu a informação que já existia um utilizador tipo proprietário para aquele NIF.
Contactei por telefone o Fundo Ambiental e o operador após consulta informou-me que não estava criado nenhum utilizador com o meu NIF, tentei criá-lo com a ajuda dele, e o sistema não permitiu, alertou que já existia um utilizador para aquele NIF. Fui informado pelo operador que deveria reportar o problema através do e-Balcão, o que fiz ainda no dia 24/08/2023 e posteriormente. Contudo, até ao momento não me foram fornecidos os acessos à plataforma.
As candidaturas são analisadas por ordem de submissão na plataforma, podendo este atraso comprometer a atribuição do apoio.
O Fundo Ambiental deveria garantir previamente o bom funcionamento da plataforma o que evitaria diversas consequências: e-Balcão sobrecarregado com pedidos de apoio; injustiça no ordenamento das candidaturas; níveis de litigância menores à posteriori, entre outras.
Atualmente, não é aceitável que uma plataforma funcione com um nível tão baixo de fiabilidade.
Data de ocorrência: 24 de agosto 2023
Cecília Maria Lopes Pereira
Cecília Pereira avaliou a marca
16 de outubro 2023

Foram resolvidos muitos problemas da plataforma já com as candidaturas a decorrer o que origina injustiças devido a atrasos na entrega das candidaturas.