Ministério do Ambiente e da Ação Climática
3 DGRM 84.4
Ministério do Ambiente e da Ação Climática15.2
  • Rua de "O Século", n.º 63
  • sg@sg.maac.gov.pt

Ministério do Ambiente e da Ação Climática - Fundo Ambiental: programa de apoio a edifícios mais sustentáveis

Patrícia Marques apresentou a reclamação
3 de fevereiro 2021

Candidatei-me aos Edificios Mais Sustentáveis do Fundo Ambiental em Novembro de 2020 porque mudei as minhas Janelas para classe A ++ dado que o prazo máximo de entrega da documentação deveria ser final de Dezembro 2020, recebo email do Fundo Ambiental no dia 02 de Fevereiro 2021 com a indicação que a caderneta predial não estava actualizada, que as fotos não mostram a mudança das janelas e que a empresa que as colocou não é certificada etc...e dão-me o prazo de 5 dias para rectificar esta situação.

Gostaria de salientar alguns pontos que penso ser importantes:

- Tenho a Caderneta Predial Urbana desde que comprei a casa e o meu nome está lá escrito na segunda folha

- A empresa Certificada Alubig https://www.classemais.pt/empresas/alubig-lda/, foi a empresa subcontratada pela a Engenheira com quem trabalhamos que nos colocou as janelas e nos forneceu as etiquetas energéticas, tenho e-mail que comprova ter recebido as etiquetas energéticas pelo Sr. Nuno da Alubig

- no email mencionam "programa contempla apenas a substituição de janelas (de peitoril ou sacada) existentes" contudo no regulamento não fala em peitoril ou sacadas

- as fotos foram tiradas antes e depois da colocação das janelas, nas mesmas posições para verificarem a diferença

- Houve alteração em alguns campos no formulário online em datas diferentes.

Apresentei todos os documentos que foram solicitados para o efeito e surpreendentemente deparo-me com indicação que nada está em conformidade, por fim parece-me que todo este processo de fundos e edifícios sustentáveis não passa de propaganda pelos obstáculos que me deparo e uma atitude fraudulenta.

Obrigada e cumprimentos

Data de ocorrência: 3 de fevereiro 2021
Patrícia Marques avaliou a marca
1 de outubro 2021

Mudei as janelas para aumentar a eficiência energética porque que quis, não fi-lo porque havia um programa de incentivo, agi de boa vontade e legalidade, mas os obstáculos burocráticos são muitos e a pouca vontade do serviço público é vergonhoso. Sugiro que o próximo programa de incentivo tenha fiscais que se desloquem ao local onde é feita a alteração de janelas ou colocação de painéis para verificarem a veracidade da documentação. Acusaram-me de não ter os documentos necessários, o que não é verdade. Enfim lamento sinceramente que estes apoios não sejam entregues para os fins a que foram destinados.

No seu caso ainda lhe deram 5 dias, no meu caso onde faltava apresentar a factura informaram que deveria submeter nova candidatura. Vergonhoso

vergonhoso mesmo, a mim pediram tudo e mais um par de botas, agora é o certificado do rapaz que está em periodo de renovação e eu vejo que está valido ate ao mes de março...2022..é uma vergonha..