Ministério do Ambiente e da Ação Climática
Ministério do Ambiente e da Ação Climática
Performance da Marca
16.0
/100
Insatisfatório
Insatisfatório
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
14,9%
Tempo Médio de Resposta
2,4%
Taxa de Solução
15,4%
Média das Avaliações
33,2%
Taxa de Retenção de Clientes
47,4%
Ranking na categoria
Administração Pública
1 ANSR 88.8
3 DGRM 84.2
...
Ministério do Ambiente e da Ação Climática16
  • 213231500
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Rua de "O Século", n.º 63
    1200-433 Lisboa
  • sg@sg.maac.gov.pt
Esta é a sua empresa? Clique aqui

Ministério do Ambiente e da Ação Climática - Recusa na atribuição de incentivo ambiental para aquisição de velocípede elétrico

Sem resolução
1/10
Pedro Costa
Pedro Costa apresentou a reclamação
31 de outubro 2023
Comprei um velocipede eletrico, cujo codigo da estrada no seu artigo Artº 112º, o considera como uma bicicleta elétrica, semelhante a um motociclo. Possui um motor elétrico que permite atingir uma velocidade máxima de 25 km. Logo elegivel para candidatura ao fundo ambiental, na tipologia 4. Fiz a candidatura e ontem esta foi indeferida, pois o fundo considera que este "Não se trata de uma bicicleta elétrica. Bicicleta é um Velocípede de duas rodas, de igual diâmetro, sendo a da retaguarda acionada por um sistema de pedais que atua sobre uma corrente. Deverá efetuar uma nova candidatura na tipologia Motociclos, ciclomotores, triciclos, quadriciclos e outros dispositivos de mobilidade de pessoal elétrico".
Ora, se a legislação e o código da estrada dizem que este "veiculo" é considerado uma bicicleta eletrica, porque razão o fundo ambiental (governo) diz o contrário? Esta contradição parece ser apenas má vontade do gestor do processo em deferir a candidatura. Já reclamei diretamente para o fundo, mas receio que a inoperância das entidades estatais leve o processo além do prazo de reclamação.
Data de ocorrência: 31 de outubro 2023
Pedro Costa
14 de novembro 2023
Duas semanas depois de reclamar diretamente ao Fundo Ambiental, por email e pelo Portal da Queixa, infelizmente, não obtive ainda qualquer resposta.
Continuo a aguardar resposta, e estou a considerar seguir curso legal.
Pedro Costa
Pedro Costa avaliou a marca
28 de fevereiro 2024

É triste ser o próprio governo e um seu ministério a incumprir com as próprias diretrizes que emana. O lançamento dos fundos de apoio à aquisição de viaturas e velocípedes elétricos, pressupunha o reembolso até determinado valor, da aquisição de um veiculo mais ecológico, mas esbarra nas aprovações feitas por técnicos que desconhecem (ou fazem de propósito, para desconhecerem!!) a própria norma que estão a regular. Quando confrontados com a leitura da mesma, calam-se e remetem para outros canais. Vergonhoso.

Esta reclamação foi considerada sem resolução
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.