MSC Cruzeiros
  • reservas@msccruzeiros.pt

MSC Cruzeiros - Problema id.gov

Sérgio Fernandes apresentou a reclamação
26 de setembro 2023
Dia 15/8/2023 tentei embarcar, no porto de de cruzeiros de Lisboa, no navio MSC Orchestra, para uma viagem de 10 dias, com escala em cidades europeias (Espanha, França e Itália).
Na zona de check-in, apresentei o meu cartão de cidadão (CC), através da plataforma id.gov, não me tendo sido levantado qualquer problema relativamente ao mesmo.
Aquando da entrada no navio, fui impedido de o fazer, tendo sido informado, sem mais explicações, que teria de voltar ao balcão de check-in.
No balcão de check-in, um membro da tripulação do navio confronta-me com o facto de ter de apresentar o CC em formato físico, uma vez que a MSC "não reconhece validade" à aplicação id.gov.
Apresentei a legislação que rege a referida aplicação, conferindo validade legal aos documentos por ela apresentados (igual aos documentos físicos), e reconhecida pela UE (Regulamento (EU) n.º 910/2014 do Parlamento Europeu e do Conselho, relativo à identificação eletrónica e aos serviços de confiança para as transações eletrónicas (eIDAS).
O membro da tripulação alega que a necessidade de apresentação física do CC consta no contrato por mim assinado para a realização da viagem. Como não assinei nenhum contrato, solicitei que o mesmo me fosse facultado, o que, obviamente não foi possível.
Após este episódio, o membro da tripulação passa a alegar que a referida informação consta do site da empresa. No entanto, verificada a referida informação, da mesma nada consta acerca da necessidade de documentação física mas apenas "válida", na qual se enquadra a documentação proveniente da aplicação id.gov.
Para além disso, no site da companhia, na página "TERMOS E CONDIÇÕES PARA COMPRAS NO WEBSITE", secção "DOCUMENTAÇÃO, PASSAPORTE E VISTOS", ponto 5.2, refere que "É dever do Passageiro verificar que o seu passaporte, visto, ou outro documento para viajar é aceite nos países para onde o Pacote de Férias é utilizado."
Assim, e caso o meu desembarque nos portos fosse impedido pelas autoridades locais (situação extremamente improvável, uma vez que se tratavam de cidades da UE e a id.gov está abrangida pelas normas da UE), a responsabilidade nunca poderia ser assacada à MSC, sendo que a "sanção" aplicada seria a permanência dentro do navio.
Apesar de todos os meus argumentos legais, foi-me vedado o embarque, obrigando-me a realizar uma viagem de 350km (Lisboa-Pombal-Lisboa) para me munir do meu CC e assim poder finalmente embarcar.
Data de ocorrência: 15 de agosto 2023
10 de outubro 2023
Até à data ainda não recebi qualquer resposta por parte da empresa.
Sérgio Fernandes avaliou a marca
28 de novembro 2023

Não obtive qualquer resposta por parte da marca. Atitude lamentável

Sergio, não vai ter qualquer resposta da marca. Recentemente um membro da minha familia tentou embarcar em Valencia. Cliente muito fiel da MSC. Em 2021 embarcou com passaporte Britânica. Confirmou no próprio site da MSC que tais passaportes são aceites em Shengen sem visto. Foi recusado embarque. Mostrou em tm imagen do documento de residência válida. Foi novamante recusado.
No entanto uma Ukraniana a sua frente foi permitida embarque com imagen no TM de um papel A4 assinado por alguem e, ainda por cima, caducada!
Recusaram embarque ao n. rapaz mas o navio zarpou com a sua bagagem!! Com certeza isto é contra todas as regras de segurança.
Isto é o que acontece quando uma empresa têm sucesso - desprezo de clientes antigos.