Muon Electric, Lda
  • 223205904
  • Rua Duque de Loulé, nº 181, 1.2
    4000-324 Porto
  • info@muon.pt

Muon - Cobranças excessivas derivado de 1ª leitura errada!

Óscar Valente apresentou a reclamação
5 de novembro 2020 (editada a 5 de novembro 2020)
Gostaria de expor a seguinte situação:

Sou cliente Muon Electric desde Agosto (cerca de pouco mais de 2 meses). Recebi duas facturas praticamente seguidas, uma com valor a 0€ e outra com um valor de 100€. O termo fixo está correcto. No entanto, para o cálculo do termo variável há um claro erro que influencia o valor da factura, mas não compreendo como é que isto foi suceder.
Passo a descrever a razão do problema/erro supracitado. A Muon descrimina, na factura com o valor de 100€, como primeira leitura os seguintes valores "estimados", para "ponta", "cheia" e "vazio normal", respectivamente: 5 629,00 kWh; 17 223,00 kWh; 9 821,00 kWh. Ora, estes valores são inferiores (e bastante) aos valores do contador quando o contracto foi activado - 5 654,00 kWh; 17 478,00 kWh; 9 925,00 kWh. De facto, isto é impossível de acontecer e com uma primeira leitura real isto seria nunca sucederia. A minha questão é: por que é que a Muon "estimou" valores para a leitura inicial quando esta tem de ser feita presencialmente para início da contagem cumulativa? Qual o método para, literalmente, inventar estes valores?
Efectivamente, o meu consumo actual são: 5 655,00 kWh; 17 482,00 kWh; 9 927,00 kWh. Isto significa que desde o início da activação do contracto o meu consumo foi 1 + 4 + 2 = 7 kWh, o que é completamente compreensível à luz de que o apartamento se encontra sem ninguém a habitá-lo.

Após várias tentativas de chamada, consegui finalmente expor a situação e, mais do que o meu dever, explicitar o por quê dos valores estarem completamente errados. Foi-me pedido que fornecesse os valores da primeira leitura, que me foram dados, ainda em Agosto, antes de aderir à Muon, pela agora ex-proprietária do apartamento (valores referidos no parágrafo acima); cujas fotografias tenho como prova. Após ter dado estes valores (os correctos!) e de uns largos minutos de espera, o esclarecimento que me foi prestado foi que me iriam devolver a chamada para justificar a razão deste valores, assim que a pessoa "perita no assunto" estivesse presente. Respondi que a questão não é justificar os valores, que estão mais do que evidentemente errados, mas sim de corrigir/anular a factura que me foi enviada de um consumo irrisório de 466kWh, dado que o apartamento está vazio, para os reais 7kWh que foram consumidos durante estes dois meses.

Algo que surgiu na sequência deste problema é que estou a ser automaticamente contacto, via telefónica, mas mal atendo a chamada sou imediatamente colocado numa fila de espera infindável. A chamada acaba sempre desligada automaticamente. Ora, se se trata duma devolução de chamada, por que razão sou colocado automaticamente numa fila de espera? Continuo a receber chamadas devolvidas, ao longo do dia, acabando sempre na dita cuja "fila de espera".

Foram os primeiros 2 meses como cliente Muon e na primeira factura já estão a desiludir com cobranças exorbitantes (459kWh a mais!!) e um atendimento ao cliente deplorável.

Assim que vir esta situação resolvida com legitimidade, justeza e razoabilidade, fecho esta reclamação.

Data de ocorrência: 5 de novembro 2020
10 de janeiro 2021
Há 2 meses à espera duma respostas. A marca diz que é com a EDP, aguardo a confirmação da correcção.
8 de fevereiro 2021
Ainda não obtive resposta da parte da EDP.
22 de fevereiro 2021
A EDP deu a informação falsa de que as leituras iniciais estimadas estavam correctas. Esta informação é falsa e é facilmente descomprovada com a última factura da antiga proprietária com a comercializadora que tinha contractado na altura. Este processo ainda está pendente de resolução, e a Muon Electric ainda não deu uma resposta neste portal.
Óscar Valente avaliou a marca
25 de outubro 2021

Apesar de ter havida alguns problemas, as leituras são fornecidas por outra entidade. No entanto, a Muon poderia certificar-se dos valores reais ao iniciar novos contractos em que não existe mudança de comercializadora para o novo titular (por ex: compra de apartamento). De resto os pequenos problemas que tive com a Muon como cobranças com valores errados de kWh foram rapidamente resolvidos.