Muon Electric, Lda

Muon - Desrespeito pelo consumidor e cobranças abusivas

Diva Gliceria Silva Vieira
Diva Vieira apresentou a reclamação
30 de junho 2020
Venho expor uma situação que considero uma ilegalidade praticada por parte desta empresa.
Ao efectuar a saída deste comercializador de energia para outro, reparei na cobrança de consumos duplicados.
Ou seja, o valor final dos consumos da MUON não coincidiam com os registados no novo comercializador.
Depois de analisada a situação verificou-se que foram estimados consumos pela MUON que passado um mês ainda não tinham sido rectificados.
Foi necessário pedir o reembolso dos Débitos directos das 2 últimas facturas para “obrigar” a MUON a efectuar o respectivo crédito.
Perante esta situação solicitei que qualquer comunicação fosse efectuada por correio uma vez que a Muon impediu o acesso electrónico a área de clientes.
Entretanto a MUON envia-me para o correio uma das facturas que anulei e a aguardada nota de crédito, mas sem informar-me como poderei efectuar o pagamento.
Somente as fotocopias dos documentos.
Não sei o que esta empresa pretende ao não enviar a informação completa ao cliente !
No entanto a 1º atitude desta empresa assim que os pagamentos foram reembolsados pelo Banco foi ceder os meus dados a uma empresa de cobrança de dividas a Gestifatura.
Assim considero lesada perante a divulgação dos meus dados a uma empresa terceira estando nesse momento a ponderar um pedido de uma indemnização a MUON caso seja contactada oficialmente pela Gestifatura.
Neste momento todas as restantes tentativas de contacto tanto pela MUON ou Gestifatura não possíveis de registo são bloqueadas e ignoradas.
Data de ocorrência: 30 de junho 2020
Muon
24 de julho 2020
Exma. Sr.ª Diva Vieira,

Lamentamos desde já a demora na resposta, bem como o seu desagrado.

A 01/06/2020, foram emitidos dois documentos de faturação, nos quais constavam um acerto de consumo (de crédito a ser devolvido), bem como a faturação de consumos medidos e não estimados (de valor positivo).
A 03/06/2020 efetuamos uma Transferência da diferença dos valores entre ambas as faturas, que a 08/06/2020 nos devolveu.

Relativamente ao meio de comunicação utilizado, o mesmo está previsto no seu Contrato, na Cláusula 13.2.: “O Cliente aceita que, para todos os efeitos previstos no presente Contrato, a Muon Electric o notifique, através de correio normal, correio eletrónico ou sms.”. Assim sendo, a comunicação via email não corresponde a um incumprimento contratual da nossa parte.

Relativamente aos consumos duplicados que refere, informamos que o que foi faturado corresponde ao que foi comunicado pelo Operador de Rede de Distribuição como sendo os seus Consumos reais até à data de 27/04/2020.
Tendo ocorrido a desativação do seu Contrato a 28/04/2020, a faturação de consumos até 27/04/2020 está correta já que o fornecimento estava, efetivamente, a ser feito pela Muon Electric. De todo o modo, poderíamos ter reportado a questão ao ORD, a fim de que o tema pudesse ser solucionado, mas não foi possível estabelecer contacto a fim de

No que concerne à comunicação dos seus dados pessoais, a mesma está prevista na Cláusula 11.3 do Contrato que assinou: “Os dados do Cliente serão transmitidos a prestadores de serviço da Muon Electric, concretamente: (…) à empresa responsável pela gestão de cobranças, em caso de existência de valores em dívida há mais de 30 dias.”

Após diversas tentativas de contacto, não nos foi possível chegar a qualquer solução que não a passagem da cobrança de dívida ao nosso parceiro.

Estamos disponíveis para o esclarecimento de qualquer outra questão.
Diva Vieira
1 de agosto 2020
Exmos Srs,
A vossa resposta é ambígua e não justifica o sucedido.
Passo a relembrar o sucedido.

27-04 – Data da mudança de comercializador.

29-05 – Após receber a 1º fatura no novo operador enviei um email a MUON a reclamar os consumos duplicados.

03-06 - Sem resposta ao Email anterior informei a MUON que solicitei os reembolsos dos débitos diretos pois o contrato estava desativado á mais de 1 mês e o respetivo crédito não fora emitido.
Informei igualmente a MUON que a correspondência com o acerto da faturação deveria ser enviada por correio uma vez que foi suspenso o acesso á área do cliente onde poderia consultar toda a informação.

04-06 – A Muon credita da minha conta por transferência bancária 26.96€ sem provavelmente se aperceber que foram efetivamente solicitados os reembolsos dos Débitos Diretos no dia anterior.

08-06 – Com a devolução de 2 Débitos sabia que minha conta passou a ser devedora e voltei a devolver os 26.96€ que eram manifestamente inferior ao valor correto a ser devolvido.

Assim, fiquei a aguardar o envio da documentação para proceder a verificação dos consumos no dia da mudança de comercializador e proceder ao pagamento restante devido.

A resposta imediata da MUON for ceder os meus dados a uma empresa de Cobrança de Dividas, sabendo que é um procedimento ilegal perante o novo RGPD.

Entretanto por correio recebo 1 das faturas reembolsada, 1 nova fatura e finalmente a nota de Crédito no valor de 49.85€ (Todos os 3 documentos em fotocopia).
Não é enviado o valor saldo da conta nem nenhuma explicação do sucedido.

Quanto á resposta da MUON referente á justificação dos consumos duplicados é FALSA.

O valor informado pelo operador de Rede de Distribuição no dia de desativação é conhecido como indica um documento em minha posse e é consideravelmente inferior ás estimativas efetuadas.

A MUON deveria proceder a emissão da respetiva nota de crédito uma vez tinha conhecimento do mesmo desde, pelo menos, início de maio.
De referir também que o valor do consumo no dia da desativação (seja ele qual for) é o mesmo para ambos os comercializadores.

Assim, existindo um crédito a meu favor á mais de 30 dias e sem estar emitida uma nota crédito tomei a liberdade de solicitar o estorno dos Débitos Diretos até perfazer o valor do respetivo crédito.

Assim, informo a MUON que pretendo por esta via:

PEDIDO DE DESCULPAS PELO SUCEDIDO e não lamentos pelo meu desagrado bem como a confirmação em que foi efetuado um pedido de eliminação dos meus dados junto á empresa de cobrança de dividas.

Enquanto estas 2 pretensões não forem cumpridas não devo mais nada a MUON.

Os meus melhores cumprimentos
Diva Gliceria Silva Vieira
Diva Vieira avaliou a marca
22 de agosto 2020

Empresa sem respeito pelo consumidor não respeitando a Lei em vigor.