82.9

• servico.clientes@norauto.pt

Norauto - Reparação de pneu

Nuno Passos apresentou a reclamação
1 de julho 2019
No domingo 30/06/2019 de manhã verifiquei que tinha o pneu do lado direito da frente do meu carro estava com falta de ar, ou seja, estava em baixo, posteriormente verifiquei melhor e reparei que tinha um parafuso espetado na parte do rasto do pneu. Encontrando-me nessa situação desloquei-me até a oficina da Norauto Aveiro junto à estação de combustível do Glicinias, porque o pneu ainda estava em condições de rodar na estrada, mas já com alguma falta de pressão.
Entreguei a chave à funcionaria que estava de serviço e disse-lhe que o carro estava com um pneu furado.
Depois, uns 20 minutos aproximadamente, a mesma funcionaria liga-me a dizer o seguinte:

"Não podemos reparar o seu pneu porque está com algum desgaste e se repararmos o pneu ele vai rebentar." de seguida sem pausa ela indica: "Temos neste momento uma promoção de pneus e fazemos-lhe um preço "xpto" pela compra de 2 pneus...".

Ora bem, com isto eu disse que não pretendia comprar pneus novos até porque o objetivo não era esse, o objetivo era reparar o pneu que estava com o tal cujo dito parafuso que eu já sabia que tinha mas que a funcionaria nem sequer mencionou no telefonema.

Desloquei-me novamente até a oficina e ao ver o meu veiculo ainda no mesmo sitio, dirigi-me a um funcionário que estava nesse momento fora da oficina (na zona entre o estacionamento e a oficina) e perguntei-lhe se já tinham visto o pneu, ao que o funcionário respondeu:
"Não reparamos pneus usados, é lei da empresa".

Ao que eu interpelei o funcionário e perguntei-lhe onde estava escrita essa "lei da empresa" e queria ver o papel da empresa onde isso estava escrito, ao que o funcionário virou costas e foi-se embora em direção ao armazém.

Em fim, muito triste este comportamento deste funcionário que veste uma bata da Norauto.

Posteriormente fui até ao Caixa onde estava a funcionaria que me tinha ligado, e perguntei-lhe da mesma forma se tinham visto o pneu, e disse-lhe que o problema do pneu é que tinha um parafuso na zona do rasto e muito provavelmente seria dai que o pnei estaria a perder o ar. Ao que ela respondeu que não reparavam o pneu porque estava:

"lambido"...

ao que eu respondi imediatamente que isso não é forma de tratar os clientes, e que tinham uma falta de consideração pelos clientes, porque não é a primeira vez que o meu carro vai à esta oficina da Norauto. Até já ficou para fazer grandes reparações, passo a citar algumas:
Uma limpeza de injetores por exemplo, que não foi barata quando isso e não estou a falar de 10 euros, foi bem mais, que até foi aconselhada por eles porque diziam, na altura o carro tinha uns 6 anos, e disseram que o motor passaria a consumir muito menos, coisa que nunca verifiquei mas pronto adiante. Além de outras despesas bem maiores que já fiz na Norauto Aveiro, como por exemplo comprei duas baterias no valor de mais de 300 euros... um sistema alta voz parrot no valor de mais de 200 euros.... varias trocas de oleo, mas em fim, foi uma falta de consideração que tiveram por mim enorme.

Ora, sei perfeitamente que o pneu não está como novo, mas está com desgaste normal de andar a circular nas estradas, e ainda mais, a circulação nas rotundas fazem desgastar mais os pneus, e por lei (a verdadeira lei do código da estrada) o pneu está apto para circular na estrada, como foi verificado pelo centro de inspeções na ultima inspeção automóvel obrigatória

Só reparam o pneu se estiver como novo ou em perfeitas condições?

Levantei o carro e dirigi-me a outra oficina na zona da taboeira em Aveiro, e o pneu foi reparado sem nenhum problema e sem nenhum "marketing agressivo" como aconteceu na Norauto Aveiro, em que os funcionarios da Norauto "que o pneu iria rebentar" ou que não reparavam o pneu porque estava: "lambido".

Pelos vistos essa "lei" que o funcionário da Norauto indicou e que não me mostrou, varia de oficina para oficina?
Data de ocorrência: 1 de julho 2019
Norauto
1 de julho 2019
Exmo. Sr, em nome da Norauto Portugal lamentamos, desde já, o sucedido.

Tentaremos ser o mais breves possíveis numa resposta.

Com os melhores Cumprimentos,
Departamento de Marketing e Comunicação
Norauto
Caro Cliente,

Conforme foi avisado na altura, não nos foi possível efectuar nenhuma reparação no seu pneu por apresentar um rasto inferior a 1,6, que é o limite fixado por lei. A reparação iria contra os nossos princípios de respeito absoluto pela Lei, o que se sobrepõe ao que, hipoteticamente , refere como "marketing agressivo".
Consideramos este assunto explicado pelo que o iremos encerrar.
Departamento de Marketing e Comunicação
5 de julho 2019
Não sabia que agora mediam o rasto do pneu apenas com olhar, ou então fez um calculo mental, sendo que já tinha dito que o pneu está de acordo com o minimo exigido por lei pois acabou de vir da inspeção.
Não estou de acordo.
Nuno Passos avaliou a marca
5 de julho 2019

Não estou satisfeito com a resposta da marca, mentiram nitidamente na sua resposta.

Esta reclamação é idêntica ao que se passou comigo na Norauto de Alfragide, pedi estritamente a reparação do pneu, sendo que já tinha detetado um parafuso espetado. O rasgo era superior a 1,6 cm e jamais a Norauto fez essa medição! Burla autêntica de quem procura enriquecer ilicitamente! Qualquer outra oficina faz a reparação de pneus, a Norauto procura vender os que tem em stock! Jamais voltarei a ser cliente dos mesmos!