57.4
  • reclamacoes@norfin.pt

NORFIN - Marcação de escritura - direito de preferência

Celso dos Santos Izidro
Celso Izidro apresentou a reclamação
2 de setembro 2021 (editada a 21 de outubro 2021)
Sou arrendatário de uma fração com o ID 40256, imóvel que é gerido pelo grupo Norfin.
Enviaram-me carta datada de 21 de Abril de 2021, para exerçer direito de preferência.
O que fiz dentro do prazo legal.
Sucede que me marcaram escritura para 14 de Julho de 2021, e informei que não poderia estar presente porque o processo bancário ainda não estava concluído e como estou a trabalhar na Holanda e estava em isolamento porque estava com suspeitas de covid, pedi adiamento da escritura não inferior a 30 dias.
Marcaram então escritura para 28 de Julho, e como ainda estava em isolamento informei antecipadamente.
Agora que já tenho o processo bancário concluído e já dispendi todas as quantias necessárias para o efeito, como despesas de processo bancário, avaliação, etc, informaram-me que já não vão marcar nova escritura.
Pretendo exercer o meu direito de preferência e realizar a escritura.
Data de ocorrência: 1 de setembro 2021
3 de setembro 2021
Exmo. Senhor Celso Izidro,

Acusamos a receção da sua reclamação, a qual mereceu a nossa melhor atenção, informamos que a mesma irá ser analisada com a máxima brevidade no sentido de lhe ser enviada uma resposta/esclarecimento.

Manifestando a nossa total disponibilidade para qualquer informação adicional que entenda necessária, estamos ao inteiro dispor, através do e-mail reclamacoes@norfin.pt.

reclamacoes@norfin.pt
3 de setembro 2021
Exmos. Senhores :
Por forma a resolver o presente litígio, agradeço marcação de escritura urgente só assim poderemos concluir o direito de preferência que exerci sobre o imóvel que sou arrendatário.
Com os meus melhores cumprimentos
1 de outubro 2021
Exmos Senhores,
Continuo a aguardar marcação de escritura urgente.
Com os meus melhores cumprimentos.
Celso izidro.
14 de outubro 2021
Exmo. Sr. Celzo Izidro,

Na sequência da análise do processo de V. Exa. somos a informar:

i. O arrendatário foi notificado para exercer o respetivo direito de preferência na compra e venda do imóvel no final de abril de 2021, tendo manifestado intenção de adquiri o imóvel;

ii. A escritura de compra e venda do imóvel foi agendada para o dia 14 de julho de 2021, não tendo o arrendatário comparecido;

iii. Ainda que a tal não estivesse obrigado, o Fundo agendou uma nova data para a escritura pública de compra e venda, tendo o arrendatário novamente não comparecido;

iv. O arrendatário outorgou uma procuração a favor da mandatária conferindo-lhe os poderes para comprar o imóvel, outorgando a respetiva escritura pública de compra e venda, no dia 26 de junho – i.e., em data muito anterior ao agendamento da primeira escritura de compra e venda;

v. Daqui resulta que o arrendatário, não obstante os eventuais períodos de isolamento profilático a que o arrendatário tenha estado sujeito e que o tenham impedido de viajar durante o mês de julho, tinha quem o representasse legalmente em ambas as escrituras de compra e venda agendadas;

vi. Tal como referido na segunda notificação para agendamento da escritura pública de compra e venda, a falta de comparência por parte do arrendatário (ou de quem legalmente o representasse) à segunda data agendada colocou-o em situação de incumprimento definitivo da obrigação de outorga da escritura pública de compra e venda do imóvel, com a consequente extinção do direito de preferência que lhe assistia na aquisição do imóvel;

vii. Finalmente, salienta-se que quaisquer questões relacionadas com a conclusão do processo de financiamento contraído pelo arrendatário para a aquisição do imóvel em causa são da exclusiva responsabilidade do arrendatário e totalmente alheias ao Fundo, não podendo ser invocadas como fundamento válido para a não outorga / o reagendamento da escritura pública de compra e venda;

viii. Em face do que antecede, não poderá ser atendido qualquer pedido de reagendamento da escritura pública de compra e venda.

reclamacoes@norfin.pt
É falso e não corresponde à realidade.
A sua mandatária não tinha procuração para comprar em seu nome, conforme referido.
Exmo. sr. Celso Izidro,

Deverá ter em consideração a resposta remetida no dia 14 de Outubro de 2021.

Norfin Reclamações
Celso dos Santos Izidro
Celso Izidro avaliou a marca
14 de outubro 2021

Vale sempre apena poder contar com vocês !.