NOS Cinemas Marca Recomendada
NOS Lusomundo Cinemas, S.A.

NOS Cinemas - Dualidade de critérios e humilhação

Pedro Machado apresentou a reclamação
5 de abril 2024

Não tendo por hábito reclamar, mas sinto que a situação humilhante pela qual passei hoje requer uma reclamação. Esta situação passou-se hoje, dia 5 de abril de 2024, no cinema do Parque Nascente.

No intervalo de um filme de animação, a minha filha (4 anos) pediu-me que comprasse um pacote pequeno de batatas do MacDonald's, pedido ao qual cedi, como já fiz inúmeras vezes no passado, uma vez que desconhecia a política de proibição de entrada de comida nos cinemas NOS. Desloquei-me então ao exterior, perguntando antes à funcionária que se encontrava na porta do cinema se poderia voltar a entrar, pergunta à qual respondeu afirmativamente. Quando tentei voltar a entrar, a mesma funcionária disse que excepcionalmente me iria deixar entrar, mas que não o podia fazer segundo as normas da empresa, regra que até então desconhecia. Tendo verificado diversas pessoas no interior da sala com comida semelhante, questionei o porquê de me estar a barrar quando não o teriam feito a outros clientes. A partir desse momento, a funcionária deixou cair a exceção e proibiu a minha entrada, chamando a gerente.

Chegada a gerente, voltei a referir que não era a primeira vez que o fazia sem alguma vez ter sido barrado e também que várias pessoas se encontravam na sala a consumir comida comida semelhante. A gerente limitou-se a questionar a veracidade da minha afirmação, para de seguida confessar que não podem revistar todas as pessoas que entram no cinema. Voltei a questionar sobre a dualidade de critérios e a aparente exceção inicialmente oferecida, pediram-me então para trazer a criança para o exterior para que pudesse comer e depois regressar à sala. Note-se que, como referi, apesar de haverem outras pessoas na sala a consumir comida semelhante, esta questão foi completamente ignorada, sendo consumada a total dualidade de critérios. Depois de alguma discussão, a gerente concordou em devolver o dinheiro e viemos embora.

Quero salientar que o foco da reclamação é o aparente zelo excessivo para uns e completa negligência para outros, particularmente pelo facto de não me terem deixado outra opção senão privar a minha filha de 4 anos de ver o resto do filme, com todo o impacto emocional que isso teve para nós, mesmo que momentâneo. O facto de a funcionária ter oferecido a exceção para logo de seguida a retirar quando questionada sobre o porquê da situação, fez-me sentir que tudo não passou de um braço de ferro para mostrar quem manda. Compreendo a proibição e estaria totalmente disposto a cumpri-la se a mesma fosse aplicada a todos e não fossem permitidas exceções decididas com base na simpatia dos clientes.

Ninguém devia ter que passar pela falta de respeito e humilhação pelas quais passei não deviam, muito menos um cliente habitual de há dezenas de anos. Não voltarei a entrar num cinema NOS.
Data de ocorrência: 5 de abril 2024
Caro/a cliente,

Confirmamos a receção da sua reclamação 110566224

Informamos que a mesma já se encontra em análise.

Entraremos em contacto consigo assim que possível.

Cinemas NOS
5 de abril 2024
Escrevo esta resposta para acrescentar outro pormenor à situação, já de si ridícula. Uma vez que a minha esposa ficou sem bateria no telemóvel, não tínhamos como aceder à fatura, pelo que a gerente nos informou que não poderia devolver o dinheiro pois não tinha maneira de aceder aos bilhetes, mesmo depois de propormos fornecer todos os nossos dados. Depois de largos minutos de grande stress e sucessivas tentativas para ter acesso à fatura, eis que magicamente só era necessário o email, que já tínhamos facultado.

Este pormenor demonstra claramente como toda a situação evoluiu de uma aparente exceção para má fé completa e falta de respeito.
Boa tarde Pedro Machado,

Lamentamos por todo o transtorno causado por esta situação.

Confirmamos que de acordo com os termos e condições dos Cinemas NOS, não é possível consumir produtos alimentares que não sejam adquiridos no bar do cinema.

Verificámos que dois funcionários confirmaram que, dentro da sala, apenas estavam a ser consumidos produtos adquiridos no nosso cinema.

Temos também a informação em como a devolução foi feita assim que manifestou a intenção de não assistir à sessão.

Estamos inteiramente disponíveis para ajudar caso tenha mais questões.

Cinemas NOS
12 de abril 2024
Portanto a vossa posição é chamar o cliente de mentiroso e marcar a questão como resolvida sem algo que sequer se assemelhe a um pedido de desculpas digno do nome. É mentira que os funcionários em questão tenham verificado o que quer que fosse na sala, tendo inclusivé referido o facto de não poderem "revistar toda a gente". A única razão pela qual expressei a vontade de não assistir à sessão foi por estar a ser humilhado à frente de toda a gente e estar a ser tratado de forma diferente sem qualquer justificação. Podem marcar como resolvida as vezes que quiserem, mas está questão não está nem estará resolvida enquanto não tiver um pedido de desculpas e reconhecimento pela HUMILHAÇÃO por que me fizeram passar e também à minha família. Nunca na minha vida passei por algo semelhante. Tenham vergonha.
Pedro Machado avaliou a marca
12 de abril 2024

Desrespeito e mentira fácil sem qualquer consequência ou vergonha. Evitar a todo o custo.