NOS
NOS Marca Recomendada Marca do Mês
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês
Performance da Marca
87.7
/100
Óptimo
Óptimo
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
100%
Tempo Médio de Resposta
100%
Taxa de Solução
98,3%
Média das Avaliações
54,1%
Taxa de Retenção de Clientes
54,3%
Prémios e distinções
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês
Ranking na categoria
NOS Comunicações, S.A.
  • 16990
  • Rua Ator António Siva, n.º 9
    Campo Grande, 1600-404 Lisboa

NOS - Aumento de tarifário unilateral em desacordo com a lei

Resolvida
Miguel Ferreira
Miguel Ferreira apresentou a reclamação
26 de dezembro 2016

Venho por este meio expor uma reclamação em relação aos vossos serviços, nomeadamente à facturação do mês de Dezembro de 2016.

Tenho um contrato de 24 meses com a NOS para o fornecimento de um pacote de Tv + Net + Voz + Telemóveis, com a mensalidade actual de 66,99€. Na factura do mês de Dezembro fui confrontado com um aumento de 3,40€ mensais na factura, feito de uma forma unilateral. Já tinha conhecimento, através da comunicação social, de que poderia haver um aumento no final deste ano nos operadores de telecomunicações, e por esse motivo, aguardei que tal acontecesse, ou que fosse devidamente informado pela NOS de tal facto, para poder manifestar o meu desacordo. Nunca aconteceu.

Após contacto com a linha de apoio ao cliente, fui informado que na factura de Outubro este facto foi comunicado, e que agora a única coisa que podem fazer é oferecer novo contrato, o que implica mais 24 de fidelização, que não me interessa. Fui verificar e o que lá está é uma comunicação, no final de uma folha, em letras pequenas, a indicar que haverá um aumento, a encaminhar para um website, e sem qualquer valor exacto de quanto iria ser o aumento.

Além de ser imoral e desonesto por parte da NOS tentar fazer passar um aumento unilateral na factura desta forma, creio que até se reveste de ilegalidade, uma vez que de acordo com o disposto no n.º 16 do art. 48.º da Lei n.º 15/2016, diz “Sempre que a empresa proceda por sua iniciativa a uma alteração de qualquer das condições contratuais referidas no n.º 1, deve comunicar por escrito aos assinantes a proposta de alteração, por forma adequada, com uma antecedência mínima de 30 dias, devendo simultaneamente informar os assinantes do seu direito de rescindir o contrato sem qualquer encargo, no caso de não-aceitação das novas condições, no prazo fixado no contrato, salvo nos casos em que as alterações sejam propostas exclusiva e objetivamente em benefício dos assinantes."
Destaco a palavra "adequada" presente no referido decreto-lei, que não foi nada adequada como é fácil de perceber.

Para além disto, destaco que é a segunda vez que existe um aumento unilateral na factura dentro do período de fidelização, e que o website para o qual a factura de Outubro encaminha não tem qualquer informação sobre o assunto, assim como informa que irá haver NOVO aumento em Janeiro de 2017.

Por estes motivos, pretendo que o valor da minha factura seja reposto para o valor contratual anterior e assinado pelas partes, senão só me resta reclamar às entidades administrativas e cíveis competentes, de forma a terminar o contrato com a NOS por justa causa.
Peço resposta em tempo útil, uma vez que não pretendo que a factura vença na data definida sem ter este problema resolvido.

Data de ocorrência: 26 de dezembro 2016
NOS
27 de dezembro 2016
Olá Luís Ferreira, asseguramos que estamos a analisar a sua questão. Entraremos em contacto consigo assim que possível. Obrigado,
Serviço ao Cliente.
Miguel Ferreira
28 de dezembro 2016
Tal como temos o direito de reclamar, também existe o dever de informar quando algo corre bem. A NOS entrou de facto em contacto e apresentou uma proposta compensatória para a situação, que no meu caso em particular, foi considerada satisfatória, pelo que dou o caso como resolvido de forma positiva para o consumidor.
NOS
30 de dezembro 2016
Olá Luís Ferreira, em sequência do contacto telefónico estabelecido no dia 28/12/2016,
consideramos que a situação que nos reportou foi devidamente resolvida.
Estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional.

Antecipadamente gratos pela colaboração,

Leonor Damião
Esta reclamação foi considerada resolvida
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.