NOS
NOS Marca Recomendada Marca do Mês
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês
Performance da Marca
87.7
/100
Óptimo
Óptimo
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
100%
Tempo Médio de Resposta
100%
Taxa de Solução
98,3%
Média das Avaliações
54,1%
Taxa de Retenção de Clientes
54,3%
Prémios e distinções
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês
Ranking na categoria
NOS Comunicações, S.A.
  • 16990
  • Rua Ator António Siva, n.º 9
    Campo Grande, 1600-404 Lisboa

NOS - É a maior vigarice que está no mercado

Sem resolução
1/10
Jose Barreiros
Jose Barreiros apresentou a reclamação
14 de julho 2014

Confesso que já não sei o que hei-de fazer, pois face a uma discussão com a MEO por causa de alteração de preços, conjugado com a oferta de 40,99€, pelo PACOTE FIBRA 30, tendo "fibra á porta", decidi mudar para a ZON em Agosto de 2013.

DESDE O INÍCIO QUE É INCRÍVEL O QUE SE ESTÁ A PASSAR !!!!

1. Avarias ininterruptas - Mensagem de erro 05 - Desligue e reinicie o sistema !!! São incontáveis as vezes que já reiniciei a TVBOX e o ROUTER !! As gravações programadas não funcionam, as gravações desaparecem e a função TIME WARP, deixa de funcionar,

2. Router "pendura" e demora, como aconteceu hoje mais de 3 horas a reiniciar (e fico sem telefone fixo, porque funciona sobre IP) !!!!

3. Net a máximos de 7Mbps !!!

4. Aumentaram-me o contrato em um euro (não reparei, e deixei passar o prazo legal de reclamação) !!!!

Como se isto não bastasse, tenho contratualizado fatura em suporte papel ; já vai para o terceiro mês que não a enviam e tenho que a ir pagar á Loja, e vamos na segunda reclamação, e com a agravante de, após todos os emails trocados, sempre com conhecimento para as três entidades abaixo indicadas, enviam uma carta em que reconhecem que tenho contratualizado fatura em papel, mas não a enviam !!!!

(contatos telefónicos para o 16990 é pura perca de tempo...e parecem que andam a gozar comigo)

Tenho diversos processos abertos na:

a) DECO
b) ANACOM
c) DIREÇÃO GERAL DO CONSUMIDOR

Quando passei a filmar / fotografar os écrans com as mensagens de erro, e a anexá-las aos emails enviados, enviam-me um SMS, no mês passado, decorridos quase 9 meses, a reconhecer que tinham sido detetados problemas técnicos, mas que no dia seguinte, ás 16h45.

Nesta data, outra vez !!!! MENSAGEM DE ERRO 05 - DESLIGUE E REINICIE A POWERBOX.

Confesso que já não sei o que hei-de fazer, a não ser enviar para o jornais esta situação, e para a Procuradoria Geral da Republica, porque nenhuma destas entidades consegue - aparentemente - pressionar a NOS a prestar o serviço que pago.

Estou farta de propor a rescisão amigável, e sem quaisquer penalizações em termos de contrato de fidelização, mas a NOS não aceita.

Isto é saturante, perfeitamente incrível que aconteça em Portugal em 2014, e sou informada pelo meu advogado que tenho que ter muito cuidado por causa dos contratos de fidelização.

ISTO É UM AUTÊNTICO FILME DE TERROR !!!

Alguma sugestão ?

Grata

Ana Gomes

Data de ocorrência: 14 de julho 2014
Jose Barreiros
Jose Barreiros avaliou a marca
9 de janeiro 2021

A IMPUNIDADE COMO OS OPERADORES DE TELECOMUNICAÇÕES OPERAM EM PORTUGAL...É ILUSTRATIVO DO PÁIS EM QUE VIVEMOS. NUM PAÍS VERDADEIRAMENTE DESENVOLVIDO, COM UMA JUSTIÇA QUE FUNCIONASSE...ISTO NUNCA ACONTECERIA...PORUE SABERIAM QUE SERIAM RÁPIDA E EFICAZMENTE, PROCESSADOS....

Esta reclamação foi considerada sem resolução
Comentários

ANA, FAZENDO UM RESUMO DO QUE ESCREVEU:
- DECO - SE FOR ASSOCIADA ESTA ASSOCIAÇÃO DE CONSUMIDORES CONTACTA A ZON/NOS MAS NÃO ESPERE QUE ISSO SEJA O SUFICIENTE PORQUE ESTA EMPRESA IGNORA, ATÉ AO LIMITE, OS CLIENTES E AS SUAS RECLAMAÇÕES.
- ANACOM - AQUI LHE DEIXO ALGUMAS PÉROLAS DA ANACOM:
"3. A intervenção da ANACOM:
A ANACOM regula e supervisiona o sector das comunicações eletrónicas e os serviços postais. Tomamos medidas para garantir que as empresas:
- Divulgam informações completas e atualizadas sobre os níveis de qualidade relativos ao cancelamento do serviço. Devem fazê-lo por escrito, de forma clara, gratuita e visível em todos os pontos de venda do serviço e na sua página na internet
"Agradecemos novamente o seu contacto e informamos que analisámos a sua reclamação contra a empresa ZON TV CABO PORTUGAL, S.A..
Por lei, a ANACOM não pode intervir diretamente nos conflitos entre os utilizadores e os prestadores de serviços. No entanto, procuramos prestar-lhe informação útil para resolver o seu problema.
NO ENTANTO, ENQUANTO REGULADOR, SE PRECISAR DE IR A TRIBUNAL, OU JULGADO DE PAZ, COM A ZON/NOS PODE PEDIR QUE A ANACOM SEJA NOTIFICADA PARA COMPARECER NA QUALIDADE DE TESTEMUNHA. PARA TAL DEVE ESCREVER A ESTA ENTIDADE E GUARDAR O POSTAL DO A.R. E COPIA DA CARTA. POR AQUI NÃO SE SALVA.
- A D.G.C. É SURDA-MUDA; ACUSEI A ZON, EM CARTA REGISTADA, DE LHES TER FORNECIDO INFORMAÇÕES FALSAS E NEM RESPONDERAM. FIZ QUEIXA DELES À TUTELA, SECRETÁRIO DE ESTADO, POR DELEGAÇÃO.
- O MINISTÉRIO PÚBLICO SÓ RECEBE QUEIXAS-CRIME.
SUGESTÃO:

10. VIGÊNCIA E CESSAÇÃO
10.2 Sem prejuízo do direito de resolução imediata em caso de violação por qualquer das partes das Condições dos Produtos e Serviços ZON TV CABO e eventual indemnização por danos, o fornecimento dos Produtos ou a prestação dos Serviços poderá cessar mediante pedido de desativação/desligamento efetuado pelo Cliente, por carta registada com aviso de recepção, assinada pelo Cliente e à qual deverá ser anexa cópia do respetivo documento de identificação, a qual deverá ser recebida pela ZON TV CABO com a antecedência mínima de 15 (quinze) dias relativamente ao termo do período inicial ou de qualquer das suas renovações
12. RESOLUÇÃO
12.1 Qualquer uma das partes poderá exercer o direito de resolução em caso de incumprimento ou cumprimento defeituoso de qualquer uma das obrigações assumidas pela outra ao abrigo das Condições dos Produtos e Serviços ZON TV CABO.
12.2 A resolução opera decorridos 15 (quinze) dias após receção da comunicação escrita remetida por uma parte para o endereço de correio postal da outra parte, invocando os respetivos fundamentos e importa a extinção imediata de quaisquer direitos e obrigações, salvo eventuais indemnizações a que qualquer das partes tenha direito e sem prejuízo da obrigação de pagamento das faturas relativas a Produtos e Serviços disponibilizados antes da data da produção de efeitos da resolução.
INDEPENDENTEMENTE DE ESTAR OU NÃO EM FIDELIZAÇÃO,
OS ARTIGOS QUE COLOQUEI, POR COPY-PASTE, FAZEM PARTE DAS CONDIÇÕES CONTRACTUAIS QUE AS EMPRESAS DE FORNECIMENTO DE COMUNICAÇÓES ELECTRONICAS TÊM DE ENTREGAR AOS CLIENTES E DEPOSITAR NA ANACOM - REGULADOR - QUE AS APROVA.
SE A ZON/NOS CUMPRE COM O CONTRACTO É OUTRO ASSUNTO. QUEM É LESADO É QUE TEM DE SE MECHER, QUEM SE QUEIXA É QUE TEM DE PROVAR QUE ESTÁ COM A RAZÃO.
ORA PROVAR COMO ? O DEPARTAMENTO JURÍDICO DA ZON É BOM A ENROLAR INCAUTOS MAS QUANDO TEM DE IR AO TRIBUNAL, SEJA ELE O JULGADO DE PAZ OU OUTRO, O QUE FAZEM, SE O CLIENTE TIVER RAZÃO, É MINIMIZAR OS CUSTOS E CHEGAR A ACORDO.
EU SUGIRO SEMPRE O JULGADO DE PAZ DE TELHEIRAS PORQUE ESTA EMPRESA - NOS - TEM SEDE EM LISBOA. É BARATO E NÃO PRECISA ADVOGADO, EMBORA POSSA LEVAR UM.
QUE DEVE FAZER: VÁ AO REGISTO COMERCIAL, FICA NO EDIFÍCIO NOVO DA FONTES PEREIRA DE MELO, PERTO DO MARQUÊS DE POMBAL, ONDE FUNCIONAM VÁRIAS REPARTIÇÕES DO REGISTO CIVIL.
AÍ PEÇA UMA CÓPIA DO REGISTO COMERCIAL DA NOS, CUSTA UM EURO POR PÁGINA E ENTREGAM DE IMEDIATO, DEVE-LHE CUSTAR UNS 20 EUROS.
DEPOIS LEVE OS SEUS DOCUMENTOS E ESSA CÓPIA E VÁ A TELHEIRAS, EXPLICAM-LHE TUDO, HÁ UMA TENTATIVA DE MEDIAÇÃO PRIMEIRO, DEPOIS O JULGAMENTO. PAGA 35 EUROS QUE LHE SERÃO DEVOLVIDOS SE TIVER RAZÃO NA SUA RECLAMAÇÃO. SEMPRE VAI SER MUITO MAIS BARATO DO QUE LHE QUEREM COBRAR E AINDA PODE IMPUTAR-LHES OS CUSTOS DO PROCESSO.
TUDO DEPENDE DO SEU EMPENHAMENTO. RECORDE QUE A NOS/ZON NÃO ESTÁ CÁ PARA PRESTAR SERVIÇOS MAS SIM PARA GANHAR DINHEIRO.
DAMIANA

Damiana: agradeço-lhe imenso a sua resposta, nem como o seu conselho ; infelizmente, não resido em Lisboa, mas em Portimão ; já falei com o meu Advogado que, literalmente, me disse o seguinte "nem imagina os casos que tenho tido conhecimento de abusos da OPTIMUS e ZON ; pelo que já percebi, a única coisa que eles te de bom é o Departamento Jurídico".
Como deve calcular, em termos de custo / benefício não me compensa (aliás, a NOS sabe o que está a fazer ...senão não o fazia), a não ser que se entre em valores que o justifiquem.
Se tiver mais alguma sugestão, agradeço-lhe imenso, pois, dado que não aceitam a rescisão sem quaisquer encargos, resta-me divulgar o máximo possível, o que se está a passar comigo, para avisar quem estiver a pensar aderir á NOS, e, também, como forma de pressão - publicidade negativa - á própria NOS, para ver se me deixo de incomodar com isto. Mais ainda, o meu marido tem uma doença oncológica que o obriga estar bastante tempo em casa, e esta situação enerva-o, num contexto péssimo, estando a provocar-nos danos morais, e, qualquer dia, mesmo, reais, por consequência.

Já agora, a "última" da NOS: vai para o terceiro mês que não nos envia a fatura contratualizada em papel (que eu assim prefiro), temos que ir á Loja da NOS, em Portimão e já fizemos duas vezes (e este mês até agora não recebemos a fatura..logo, será terceira vez) o pagamento / reclamação na Loja. E ISTO COM A AGRAVANTE QUE, FACE Á RECLAMAÇÃO SOBRE ESTE ASSUNTO Á ANACOM, RECEBI UMA CARTA DA NOS AFIRMAM "ADICIONALMENTE, INFORMAMOS QUE SE ENCONTRA ATIVO O SUPORTE DE FATURA PAPEL"....E NÃO ENVIAM A FATURA !!! SERÁ QUE QUEREM QUE EU ENTRE EM INCUMPRIMENTO ?

Nunca pensei, ao celebrar o contrato com a, então ZON TVCABO, agora NOS, que viria a ter tantos, mas tantos problemas..... e, de facto, ninguém: DECO, ANACOM, D G CONSUMIDOR, resolve rigorosamente nada !!!!

Mais uma vez obrigada pelo seu comentário, e se tiver mais sugestões, por favor, envie-as que lhe fico grata.

Tudo de bom para si.

Ana

ANA, AINDA BEM QUE TEM ADVOGADO, QUE A ORIENTARÁ.
DE MINHA EXPERIÊNCIA DIGO-LHE O SEGUINTE:
SÓ NO LIMITE É QUE A ZON/NOS DÁ RAZÃO ÁS QUEIXAS DO CLIENTE, PRINCIPALMENTE SE ESTE JÁ TIVER AVANÇADO PARA O TRIBUNAL.
SE O SEU ADVOGADO LHES ESCREVER, NESSE SENTIDO, CONTUMA DAR RESULTADO.
INFELIZMENTE EM PORTIMÃO NÃO HÁ JULGADO DE PAZ, PODERIA UTILIZAR O DE LISBOA, CIDADE ONDE A NOS TEM SEDE, POR PROCURAÇÃO SUA, MAS A ANA É QUE SABE. A RESOLUÇÃO COSTUMA DEMORAR CERCA DE 3 MESES, PODE IMPUTAR OS CUSTOS DO PROCESSO. NORMALMENTE A NOS CHEGA A ACORDO, QUANDO SABE QUE NÃO VAI GANHAR, DEPENDENDO DOS MONTANTES ENVOLVIDOS.
PARA OUTRAS SOLUÇÕES AQUI LHE DEIXO OS CONTACTOS:
DO CIAC DE PORTIMÃO
CIAC - Centro de Informação Autárquico ao Consumidor
Câmara Municipal de Portimão
Praça 1º de Maio
8500-543 PORTIMÃO
Tel: 282 470 706/7
Fax: 282 470 705
gac.ciac@cm-portimao.pt

DO CIMAC DE FARO
CIMAC - Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Consumo

Morada:
Rua Dr. Cândido Guerreiro 25 -B 8000-320 Faro
282470706/7
* PROIBIDO *://www.cimaal.pt/
DA ASAE DO ALGARVE (A ANACOM RECOMENDA QUE SE CONTACTE A ASAE)
Direcção Regional do Algarve
Edifício da Direcção Regional do Algarve do Ministério da Economia
Estrada da Penha
8000-117 Faro
Tel 289 880 140
Fax 289 880 143

DA DELEGAÇÃO DA DECO EM FARO, MESMO QUE NÃO SEJA ASSOCIADA ELES INFORMAM DO QUE PRECISAR.
Faro
Rua Dr. Coelho de Carvalho, n.º 1 C
8000 – 322 Faro
Tel.: 289 863 103 | Fax: 289 863 108
E-mail: deco.algarve@deco.pt

DO ORGANISMO DE ARBITRAGEM DE CONFLITOS DE CONSUMO

* PROIBIDO *://www.arbitragemdeconsumo.org/resolucaoconflitosconsumo.php

E ALGUMA DA LEGISLAÇÃO QUE ENQUADRA O SEU CASO:
LEI DE DEFESA DO CONSUMIDOR (ACTUALIZADA)

* PROIBIDO *://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=726&tabela=leis

LEI DAS COMUNICAÇÕES ELECTRÓNICAS
* PROIBIDO *://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?tabela=leis&artigo_id=&nid=1439&ficha=101&pagina=&nversao=&so_miolo=

SERVIÇOS PÚBLICOS ESSENCIAIS (O TEL. E A INTERNET, POR EX.)

* PROIBIDO *://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=1436&tabela=leis

A PROPÓSITO, ESTA LEI, NO SEU ART.º 9 DIZ QUE O CLIENTE TEM DIREITO A FACTURA DISCRIMINADA E MENSAL... SERIA PRECISO QUE ESTA EMPRESA CUMPRISSE A LEI.
PARA RESCINDIR CONTRACTO COM ESTA OPERADORA TEM OS ARTIGOS QUE INDIQUEI DAS CONDIÇÕES GERAIS DE FORNECIMENTO DE SERVIÇOS.

PODE PRESSIONAR DE OUTRAS FORMAS: QUEIXE-SE DA ANACOM AO SECRETÁRIO DE ESTADO QUE A TUTELA, ENTRE NO SITE DO MINISTÉRIO DA ECONOMIA, QUE ATÉ É FÁCIL DE UTILIZAR E PROCURE POR

Sérgio Paulo Lopes da Silva Monteiro
Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, com faculdade de subdelegação com competências delegadas relativamente a todas as matérias e à prática de todos os atos respeitantes às áreas da construção e imobiliário, regulação dos contratos públicos, infraestruturas, transportes e comunicações, NOMEADAMENTE A ICP-AUTORIDADE NACIONAL DE COMUNICAÇÕES.
DEPOIS APRESENTE QUEIXA DA DIR. GERAL DO CONSUMIDOR AO SECRET. DE ESTADO QUE A TUTELA, TAMBÉM DO MIN DA ECONOMIA
Leonardo Bandeira de Melo Mathias
Secretário de Estado Adjunto e da Economia,
com as competências delegadas, que por lei são atribuídas ao Ministro, relativamente a todas as matérias e à prática de todos os atos respeitantes aos seguintes serviços, organismos e entidades, incluindo comissões, programas, estruturas de missão ou grupos de trabalho criados ou a criar no seu âmbito, como a Direção-Geral do Consumidor, ao abrigo do Despacho de12 de setembro de 2013 do Ministro da Economia, António de Magalhães Pires de Lima.
PODE APRESENTAR AS QUEIXAS NO MESMO SITE, DO MINISTÉRIO.
MANDE TUDO O QUE FIZER PARA OS E-MAILS DA NOS, A QUE ELES NÃO RESPONDEM, MAS LEEM

provedoria.dcc@nos.pt E cliente@nos.pt

DESCULPE O TESTAMENTO MAS É INEVITÁVEL. ESPERO QUE RESOLVA A CONTENTO A SUA MAIS QUE JUSTA RECLAMAÇÃO E ALERTE OS OUTROS.
DAMIANA

Damiana: agradeço-lhe imenso os seus conselhos. Vou difundi-los ao máximo pois, as avarias tem-se agravados nos ultimos dias....e esta ilegalidade cos contratos de fidelização tem que acabar. Tudo de bom para si. Ana (PS: Já agora, o registo, neste site, está em nome do meu marido)