NOS Marca Recomendada Marca do Mês
87.7
NOS Comunicações, S.A.
  • Rua Ator António Siva, n.º 9
    Campo Grande, 1600-404 Lisboa

NOS - Nos viola privacidade dos clientes - ação necessária!

Vitor Silva apresentou a reclamação
27 de março 2024
A empresa de comunicações NOS está a violar de forma sistemática e descarada os princípios fundamentais estabelecidos na Lei de Proteção de Dados (RGPD), demonstrando um total desrespeito pela privacidade e pelos direitos dos seus clientes. Apesar de ter explicitamente desativado todas as opções de comunicação de marketing e removido repetidamente os meus dados dos seus registos, a NOS insiste em enviar publicidade não solicitada através de e-mails e mensagens SMS, numa clara tentativa de pressionar os clientes a renovarem contratos. Esta conduta é não só ilegal, mas também moralmente repreensível, demonstrando uma absoluta falta de consideração pela privacidade e pelo bem-estar dos consumidores.

Apesar de ter preenchido novamente a página de Remoção de Dados, a NOS continua a ignorar por completo as minhas solicitações.

Além disso, gostaria de deixar um alerta aos outros clientes lesados pela NOS: não podemos permitir que empresas abusadoras como esta continuem a ignorar os nossos direitos e a desrespeitar a lei. É imperativo que todos os clientes se sintam empoderados para fazer valer os seus direitos, seja através do registo de reclamações formais junto da empresa, seja através da utilização do livro de reclamações. Só desta forma poderemos evitar que empresas como a NOS continuem a agir impunemente, gozando com a cara dos clientes e desrespeitando as leis que regem a proteção dos consumidores. Exorto a NOS a cessar imediatamente estas práticas abusivas e a tomar medidas corretivas para garantir o cumprimento rigoroso da legislação em vigor.

Pretendo que a entidade resolva a minha reclamação de forma imediata e eficaz, cessando imediatamente o envio de publicidade não solicitada através de e-mails e mensagens SMS. Além disso, exijo que os meus dados pessoais sejam removidos de forma permanente das suas bases de dados de marketing e que sejam implementadas medidas rigorosas para garantir o cumprimento estrito da legislação de proteção de dados. Também espero que a NOS adote um procedimento transparente e ético em relação à gestão dos dados dos seus clientes, demonstrando respeito pelos direitos individuais e pela privacidade dos consumidores.
Data de ocorrência: 27 de março 2024
27 de março 2024
Caro/a cliente,

Confirmamos a receção da sua reclamação 110083524.
Informamos que a mesma já se encontra em análise.

Entraremos em contacto consigo assim que possível.

Serviço ao Cliente - NOS
Caro/a cliente,

No seguimento da reclamação número 110083524, apresentada no dia 2024-03-27, consideramos que prestamos todos os esclarecimentos necessários, por isso damos a reclamação por resolvida.

Serviço ao Cliente - NOS
28 de março 2024
Agradeço o contacto e os esclarecimentos prestados em resposta à minha reclamação número 110083524.
28 de março 2024
Após o vosso contato telefônico; Embora reconheça o vosso pedido de desculpas e a correção manual da situação, gostaria de salientar que a resolução do problema foi alcançada apenas após intervenção direta da provedoria ao cliente. A falha detectada no vosso sistema demonstra uma lacuna na gestão dos dados dos vossos clientes, que resultou numa violação dos princípios estabelecidos na Lei de Proteção de Dados (RGPD).

Assim, aprecio o vosso esforço em resolver a questão, mas é importante que reconheçam a gravidade do ocorrido e implementem medidas para garantir que situações semelhantes não voltem a acontecer no futuro. A transparência e o respeito pelos direitos dos consumidores são fundamentais para a manutenção da confiança dos vossos clientes.
Vitor Silva avaliou a marca
28 de março 2024

A empresa demonstra um compromisso com a qualidade dos seus serviços, evidenciado pelo contacto proativo para resolver questões dos clientes. No entanto, é importante destacar que, em algumas situações, como a deteção de falhas no sistema que resultaram em violações de dados dos clientes, há espaço para melhorias. A transparência e a rápida resolução de problemas são fundamentais para garantir a satisfação do cliente e manter a confiança na marca. A empresa deve focar em fortalecer os seus protocolos de segurança de dados e implementar medidas preventivas para evitar incidentes semelhantes no futuro.