NOS

NOS - Power Wi-Fi

António Pedro Mesquita
António Mesquita apresentou a reclamação
21 de maio 2020
No passado dia 18 de Maio, contactei a NOS para saber qual o melhor modo de poder obter sinal de internet em todo o meu apartamento, uma vez que, com o router, este só abrange sensivelmente metade do mesmo. Após conversa com a colaboradora, optei pela solução M do Power Wi-Fi Nos, que consiste na compra do equipamento de replicação de sinal num sistema de 24 prestações mensais de 2,49€ cada, associadas à factura. O comprovativo de compra foi-me imediatamente enviado e por mim imediatamente validado conforme as instruções recebidas.
No dia seguinte, 19 de Maio, o técnico da NOS veio proceder à instalação do equipamento e, ao testá-lo, deu-se conta de que o sinal continuava a não abranger a totalidade do apartamento, como era objectivo que fizesse e, aliás, o único motivo pelo qual o havia adquirido. Perguntei-lhe então se não havia solução, ao que me respondeu (literalmente) "solução há sempre", passando em seguida a indicar qual seria, para ele, essa solução, a saber, contactar a NOS e solicitar a substituição do meu router actual por um 5x2, o que, ainda segundo ele, "não teria custos". Mal o técnico saiu, deixando o equipamento instalado, telefonei para a NOS, como por ele proposto, e falei com uma outra colaboradora (não recordo o nome, mas deste e dos demais contactos a NOS guarda aparentemente gravação), a qual, depois de algum tempo de espera, me disse não poder proceder ao solicitado enquanto o técnico não tivesse apresentado o respectivo relatório, mas assegurando-me que me voltaria a contactar quando isso sucedesse. No final do dia, a mesma colaboradora tomou a simpática iniciativa de me ligar, para me dizer que o relatório ainda não estava disponível, e por isso não podia dar andamento ao processo, o que faria quando ele fosse entregue.
Tendo recebido no final do dia imediato, 20 de Maio, cópia do relatório do técnico sem ter tido nenhum novo contacto por parte da NOS, resolvi eu próprio telefonar novamente para a NOS na manhã do dia seguinte, 21 de Maio, para dar andamento à sugestão que o técnico me tinha dado. Para minha desagradável surpresa, após três contactos telefónicos sucessivos, extraordinariamente demorados e sempre passando de colaborador para outro (no total, terei falado com 5 ou 6 colaboradores diferentes, durante quase uma hora e meia), fui informado (1) que a mudança do router sugerida pelo técnico não seria gratuita, como por ele erradamente afiançado, e (2) que as soluções alternativas para o meu problema eram ou tecnicamente inviáveis ou economicamente onerosas. Perante estas informações surpreendentes, pedi então que a compra fosse cancelada e o equipamento retomado pela NOS, uma vez que não só não cumpria a função para o qual tinha sido adquirido, como eu tinha sido levado a crer pelo próprio técnico da NOS (em que obviamente tinha todas as razões para acreditar e que em todo o caso falava pela empresa, enquanto colaborador credenciado dela) que haveria uma solução não onerosa que permitiria usar o equipamento adquirido para a eficaz replicação do sinal de internet por todo o apartamento, o que não era, afinal, o caso. A minha surpresa aumentou ainda quando dois dos colaboradores com quem falei telefonicamente durante aquele longo contacto me disseram (e tal foi confirmado uma terceira vez por uma outra colaboradora da NOS com quem falei telefonicamente, já da parte da tarde) que, por motivos sempre diferentes e muito pouco claros, não era possível proceder à anulação da compra e à devolução da encomenda.

Esta informação da NOS parece-me a todos os títulos incrível e inaceitável, dada a norma europeia que permite, em casos como o descrito, que o cliente proceda à anulação da compra e à devolução da encomenda num prazo de 14 dias a partir da recepção do produto (como, aliás, a vendedora com quem falei inicialmente reconheceu expressamente). Mas parece-me ainda mais incrível e inaceitável dadas as circunstâncias particulares em que se deu o fornecimento, atrás narradas, nomeadamente o facto de eu só ter aceitado a instalação do equipamento na presunção da fidedignidade das informações (afinal erradas e enganadoras) prestadas pelo técnico credenciado da NOS.
Data de ocorrência: 21 de maio 2020
NOS
1 de julho 2020
Caro Cliente, em sequência do contacto telefónico estabelecido no dia 01 de Junho, consideramos que a situação que nos reportou foi devidamente resolvida.
Estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional.
Antecipadamente gratos pela colaboração,
Serviço ao Cliente
António Pedro Mesquita
António Mesquita avaliou a marca
1 de julho 2020

A

Boa noite. Aconteceu-me uma situação quase semelhante, além de não apanhar sinal em todo o apartamento o próprio sinal estava sempre a quebrar, chegava a estar à frente do router e dizer que não tinha ligação à Internet. Comprei o mesmo aparelho e resolveu as muito lento. O assunto só ficou totalmente resolvido com a troca para o giga router e ligando o repetidor com cabo ao router