NOS
87.7
NOS Comunicações, S.A.
  • Rua Ator António Siva, n.º 9
    Campo Grande, 1600-404 Lisboa

NOS - Problemas com a rescisão do contrato e liquidação de valores às prestações

Francisco Soares apresentou a reclamação
6 de junho 2020
Boa noite,

Tudo começou quando iniciei na semana passada o processo de mudança de casa e decidi ligar para a minha atual operadora do serviço "TV + NET + Voz" para tentar perceber qual a melhor forma de transferir o meu serviço fibra para a nova residência.
Entrei em contacto telefónico para o numero do apoio da NOS e fui atendido por uma senhora bastante antipática (diga-se de passagem) e que me informou que na morada da nova residência não existia o serviço de fibra, pelo que só podia optar pelo serviço de Satélite!
Não conformado e bastante desapontado com a falta de simpatia da senhora, voltei a ligar para o apoio da NOS e desta vez sou atendido por um senhor (bastante mais simpático), mas que voltou a reforçar a ideia anterior, dizendo que efetivamente só existia a possibilidade de optar por Satélite.
Bem, devido à "má noticia" que tinha recebido pela NOS e uma vez que não tenho qualquer contrato de fidelização com eles (sou cliente NOS há mais de 6 anos), decidi contactar a concorrência e percebi que todas já teriam fibra na minha morada. – Boas noticias!
Rapidamente me prontifiquei a contactar novamente a NOS para dar a conhecer o meu interesse em rescindir o contrato de imediato, contudo assim que dou a noticia da minha intenção de rescisão do contrato, a senhora que me atendeu (também bastante simpática) informa-me que afinal na nova morada de residência existe fibra (e que os colegas dela devem ter visto mal) e até me conseguia um pacote de “TV + NET + VOZ” com mais condições a nível de velocidade de internet e mais canais e no meio disto tudo, ainda teria um melhor preço com a justificação de que eu era um cliente "antigo".
Até aqui tudo bem, achei ótimas noticias e pro isso optei a partir daquele momento já não rescindir o contrato com a NOS e então indicar a minha vontade em fazer a transferência de morada assim que estivesse na nova residência! A NOS para que este novo preço e vantagens entrassem em vigor, só me colocou a condição de obrigação em iniciar um novo contrato de fidelização de 2 anos!
Mas até aqui tudo bem! Tudo estava tranquilo até que eu começo a fazer contas à vida e decidi que o melhor para mim era liquidar na totalidade o valor mensal que tenho na minha fatura da NOS referente a um telemóvel P20 PRO que comprei no dia 09/01/2019 sem juros!
Ontem, dia 05/06/2020 começo pela manhã a contactar o apoio da NOS para pedir os valores de liquidação do telemóvel, e para meu espanto, após falar com mais de 10 colaboradores e passado várias horas em chamadas sempre em “espera” quando mudam de colaborador em colaborador (pois dizem sempre que é com outro departamento diferente do deles), acabo por falar com uma colaborada que me diz que o que eu estou a solicitar é impossível e que não posso liquidar assim o telemóvel, pois teria de manter por prestações!
Após explicar que eu QUERO mesmo liquidar o valor do telemóvel na sua totalidade e que pretendo uma solução, dizem-me que a única alternativa era se rescindisse o contrato com eles…
Bem, achei completamente ridículo, pois não faz qualquer sentido, mas como não tenho nada a perder e a minha intenção é pura e simplesmente liquidar o valor do telemóvel, sem que haja nada neste momento que me induza a fazer o contrario, decidi de imediato rescindir o contrato com a NOS por forma a conseguir alcançar o meu fim – liquidar o valor do telemóvel.
Foi então aqui é que os problemas começaram todos a aparecer... Mais chamadas atrás de chamadas com vários colaborares ( num total de praticamente 3 horas seguidas), lá consegui que “teoricamente” me rescindissem o contrato, contudo a senhora que estava ao telefone comigo disse-me que ainda assim era necessário ir à “Área de Cliente” e carregar na opção de “Cessação Contratual” e introduzir o PIN que tinha recebido nos correios há dias. (PIN esse que é válido até dia 15/06/2020) para proceder 100% à rescisão!
Mal desliguei a chamada com a NOS, dirigi-me rapidamente ao computador para tratar da tal "cessação contratual", quando como por espanto assim que tento proceder à opção recebo a informação que envio em anexo!
Passo a citar a mensagem de erro:
“Serviço temporariamente indisponível.
O serviço ao qual tentou aceder não está disponível neste momento, por favor tente mais tarde.
No caso de persistência deste erro, por favor contacte os serviços de assistência técnica da NOS.”

Liguei logo de imediato para a NOS e expliquei tudo de novo e informei a mensagem de erro que me estava a aparecer. A colaboradora pediu-me para aguardar e deu-me a indicação que o seu superior tinha dito que eu tinha novamente de solicitar um código PIN, pois o mesmo deveria estar com problemas!
Eu respondi à colaborada que eu não tinha de solicitar qualquer PIN, pois eu tenho a prova em mãos de que a carta que segue em anexo tem um PIN válido pela data e a cima de tudo, o erro que me dá quando tento fazer a cessação do contrato é antes sequer de me solicitar o PIN.
Expliquei que se passado 1 hora da minha chamada o “Serviço temporariamente indisponível” quando tento fazer a rescição do contrato pelo site ainda se mantivesse, viria aqui expor toda
a situação… No entanto já se passaram mais de 24h e para meu espanto quando tentei ainda agora fazer novamente o pedido de “cessação contratual”, continuo com o mesmo erro.
Isto é uma vergonha de apoio/serviço e tentam fazer de tudo para que nos demovamos de rescindir os contratos e ainda nos fazem-nos perder horas a fio ao telefone com vários técnicos para TENTAR fazer coisas tão simples quanto:

- Liquidar um valor na totalidade que atualmente está às prestações
- Rescindir um contrato

E mesmo assim continuo sem conseguir liquidar o valor do telemóvel e continuo sem ter a minha desvinculação ao serviço da NOS.
Exijo que me resolvam a minha rescisão o mais breve possível!!

Data de ocorrência: 6 de junho 2020
15 de junho 2020

Continuo a aguardar pela resolução do exposto na minha queixa, pelo que agradeço máxima urgência na resposta e resolução da mesma.

Grato da V/ melhor atenção ao exposto.

Francisco Soares avaliou a marca
15 de dezembro 2020

Nem se dignaram a responder à minha reclamação.