NOS

ZON - Luta entre um GIGANTE e um minúsculo e incauto cidadão

Joaquim Martins
Joaquim Martins apresentou a reclamação
8 de agosto 2013

Assunto : ZON Multimédia / Aviso aos incautos Mini novela exemplar, envolvendo uma luta entre um GIGANTE das telecomunicações e um minúsculo e incauto cidadão Nota : Esta é uma história real, vastamente documentada, que resolvi resumir e tentar impessoalizar, para avisar os meus habituais Correspondentes, à imagem de tantos outros emails sobre os mais diversos temas que distribuímos quotidianamente entre nós . Pode ser-lhes útil . Claro que a história não vai acabar aqui, pelo que oportunamente voltarei à vossa presença ! ______________________________________________________________________________ Suponham que, ao lerem um folheto anunciando um PACOTE triplay, oferendo características que o vosso actual Operador não possui, e com um custo mensal inferior, resolvem investigar . • Começam por ir ao site da ZON, onde, entre outras coisas, descobrem, por exemplo este interessante naco de poesia : A ZON possui a maior rede de nova geração em Portugal e por isso é o operador líder no fornecimento de acesso à internet a altas velocidades e em soluções de televisão O MELHOR SERVIÇO Pelo 3º ano consecutivo, o estudo “Estudo de Aferição da Qualidade do Serviço de Acesso à Internet Banda Larga” da ANACOM distinguiu a ZON como o operador com maior capacidade para cumprir com a velocidade contratada OPERAÇÕES DEDICADAS A CLIENTES EMPRESARIAIS A ZON Empresas tem um apoio dedicado para clientes empresariais 24h por dia, garantindo um rápido acompanhamento técnico em todas as situações A MELHOR OFERTA A ZON Empresas tem ofertas pensadas para as necessidades do seu negócio e que lhe garantem toda a flexibilidade e economia, com todas as novas tecnologias e sem a complexidade das soluções tradicionais TODA A INOVAÇÃO A ZON Empresas vai continuar a ser o operador mais inovador para este segmento, proporcionando-lhe as últimas tecnologias para suportar o seu negócio es até descobre que A ZON “aprecia” a sua opinião, ao ler : “ …Porque a sua opinião conta! A ZON tem vindo a investir na melhoria da qualidade dos seus serviços porque quer ser uma empresa de excelência. Para tal é indispensável a sua colaboração. Agradecemos que utilize esta ferramenta de opinião online para nos deixar a sua avaliação e comentários sobre os serviços que prestamos. Para tal, selecione no menu da esquerda os tópicos sobre os quais pretende deixar a sua opinião. Não é necessário seguir a ordem indicada. Obrigado. “ • E, …”pimba” : deixa-se convencer e resolve pedir contacto, até porque há icon que lhe pisca à direita do ecran que o incentiva a que manifeste interesse em que lhe telefonem. Dá o seu nome, o seu telefone e clica . Não demora 5 minutos e … aí tem uma voz simpática à sua disposição, questionando-o sobre como lhe pode ser útil . • Após 2 ou 3 contactos, com aquela voz solicita, sempre disponível para o esclarecer, rápida a responder, com + 1 vantagem a oferecer, você acaba por aceitar, até porque lhe repetem que a adesão é sempre provisória, pois só após a instalação estar conforme e ser aceite pelo cliente se torna definitiva . Mas …, mesmo para a vinda dos Técnicos para verificarem se o Serviço pode ser instalado como pretende, é preciso facultar a identificação e + uns dados . Sempre … “provisório” !!! E você, após tanta simpatia … cede . Até porque a proposta do Pacote já veio escrita e … subscrita por … A…G… ZON Empresas Linha Comercial E-mail: comercial@leads4sales.com 808 30 45 30 • E os Técnicos vêm, ao fim do dia, falam, trabalham, desinstalam, instalam e … são horas de jantar ! Você janta e senta-se ( finalmente!) à frente da TV para apreciar e … descobre que dos 97 canais oferecidos e registados no email, você só tem cerca de um dúzia ! Os outros aparecem com o aviso de “codificados” . SE quiser pode descodificar e … pagar ! E você fica sem perceber, aguardando o dia seguinte para lhe explicarem ! • E… no dia seguinte abre o PC e descobre que a velocidade de donwload prometida é cerca de 1/3 da oferecida (que no dia anterior, nem os Técnicos, Profissionais; nem você, Cliente ingénuo, verificaram !); e • Resolve contactar a vendedora, que diz que não percebe, mas que vai contactar a sua Área Técnica, de onde me hão-de ligar !!! E você constata que os dias passam, e esse contacto nunca mais chega ! E você chateia-se, manda emails à Comercial, mas não obtem as anteriores solicitadas respostas/contactos . Então toma você a iniciativa do contacto telefónico e após algumas tentativas lá consegue uma generosa atitude de alguém que, nada tendo a ver com a área comercial, pela via interna, consegue saber que a minha “diligente” correspondente, supostamente da ZON, foi de férias ! • Então, você resolve mandar emails pelo formulário interno do site da ZON, mas … continua a não obter resposta de ninguém ! Até que resolve telefonar para um telefone de Apoio ao Cliente, onde uma senhora (C.T.) , ao fim de alguma conversa de surdos, acaba por dizer que o PACOTE que comprei não é “válido”; que vai reportar superiormente o facto e que ainda nesse dia me dirá alguma coisa (o que até hoje, 15d após, aguardo !!!) E você vê passar as horas, os dias, irrita-se e indigna-se, e ainda por cima verifica que não recebe chamadas pelo seu telefone, que ficou em ser portabilizado ! Nem tem contas de emails, porque falta uma “chave de promoção” para que a Empresa associada à ZON para esse efeito possa fornecer as contas . A “chave” é insistentemente reclamada, + 1 vez tendo como resposta o silêncio . Entretanto, dirigindo-se a um Balcão da ZON, ouve a Empregada dizer-lhe que “nessas vendas pela linha”, não se pode meter . Mas irá facultar-lhe pelo seu email (alternativo) um telefone para você contactar . E você aguarda, esperançado, ainda hoje, essa prometida gentileza . • Resolve, então, ir investigar essa LEADS4SALES e descobre que não é bem ZON, mas uma empresa contractada, que vende por conta da ZON, “à comissão” ! Do seu SITE : “ A Leads4Sales representa a internacionalização de uma empresa multinacional espanhola para Portugal e complementa as actividades de marketing digital de captação de leads com um call center próprio e dedicado. Trabalha exclusivamente num modelo de comissionamento por venda “ • Foi para aqui que do Site da ZON fui re-endereçado, sem o saber ! Mas … resolvi aproveitar e pedir-lhe, através do contacto existente no seu SITE, a sua opinião sobre a reacção da ZON em relação à venda que, acabara eu de descobrir, a L4S / também assim se auto designa !) intermediara . Ainda espero a resposta ! ALIÁS, é curioso que sendo esta “leads4sales” uma empresa com quem a ZON terá contratado as suas vendas no segmento NET, vendas essas que, depois, merecem, pelo menos neste caso, no aparelho técnico/ administrativo da ZON, um NÃO reconhecimento e parece que bem organizado boicote, esta mesma, ao ter conhecimento, por mim (quer via sua empresa mãe (‘) eggnest , quer via seu endereço de email directo) da situação, não reaja e não esclareça, refugiando-se em completo mutismo ! • Você decide, então, com o tempo a passar, mudar de agulha, e começa a reclamar a “imediata reposição da instalação anterior” através do tal formulário interno do Site da ZON e … nada ! Resolve então telefonar, para passar a saber através da atendedora que, se … para a negociação do pacote, recepção e envio de elementos, você não precisa de levantar o “cu” da cadeira; PARA RESCINDIR … VOCÊ TEM DE ENVIAR UM FAX ( já fora de uso) ou UMA CARTA PARA UM ENDEREÇO da ZON, em Porto SALVO . • E, então, a partir daí, sem darem satisfação ao seu pedido, passa a receber inúmeros telefonemas de diversas origens da ZON, com perguntas dos mais diversos estilos, sobre temas já escritos e reescritos ! Quando você tenta obter um endereço de email para reenviar o que já escreveu “n” vezes, é-lhe sempre dito que só por telefone podem tentar resolver ou ajudar ! 18Jul13

Data de ocorrência: 8 de agosto 2013
Joaquim Martins
Joaquim Martins avaliou a marca
18 de novembro 2016

O assunto só foi resolvido, após 2 anos de massacre por parte da ZON, e mesmo após 2 cartas registadas dirigidas ao seu presidente (com letra pequena !) + reclamação no respectivo LIVRO OFICIAL de RECLAMAÇÕES, em TRIBUNAL, pela minha defesa na acção por "eles" metida, COM A CONDENAÇÃO judicial da "zon/nos", incluindo no pagamento de custas ! Não é empresa que se recomende a ninguém, pelos vários e muitos indícios de incompetência e desonestidade que manifestou, e manifesta, aliás largamente referidos na imprensa . A confirmar, lembro o recente estudo da DECO, em que esta "zon/nos" vem em ´1º. lugar no índice de reclamações e insatisfação !

Em principios de Dezembro do ano passado recebo uma chamada de cortesia da zon para atestar o meu grau de satisfaçao , responio a um breve questionario onde relatei ate algum grau de satisfaçao , extranhando a chamada perguntei ao operador se ainda teria alguma fidelizaçao apesar de ter 99% de certeza que esta ja tinha acabado o mesmo confirmou que efectivamente ja nao tinha nenhuma fidelizaçao , passado uns dias recebo na porta um vendedor da MEO com uma oferta bem mais interssante da que tinha na Zom e ainda por cima a pagar menos 5 € mensais do que na zon ao longo de 24 meses em que teria de estar fidelizando ao que concordei , na altura foi logo enviada uma carta de rescisao a computador a Zon onde eu cliente estava perfeitamente identificado e com a minha assinatura o aviso de recepçao chegou dias depois e julguei que tud estava resolvido passado 3 a4 semanas recebo uma carta da Zon onde informao que a carta estava ilegivel (estrategia ao que ja soube usada amiudepor esta empresa) ora como a carta nao foi escrita por um miudo da 1ª classe este argumento nao faz sentido de imediato liguei para a linha da apoio zon onde me informaram que teria de enviar outra carta com AR ou um faz para anular o contrato , mas como ja tinha um AR assinado por eles em como receberam a carta nao faz sentido gastar dinheiro novamente em enviar outro , de imediato disse ao operador que tinha o AR na minha posse e para mim o assunto estaria terminado o Sr terminou a chamada cordialmente comigo , no dia seguinte recebo uma chamada de um suposto supervisor da Zon ja com um tom diferente onde me diz que afinal ainda tenho de cumprir uma fidelizaçao e tambem com uma oferta melhor para mudar outra vez ao que disse que nao e quanto ao resto que me processasem pois como enviei a carta em 27/dezembro e eles receberam a 29 so iria pagar a mensalidade de Dezembro pois em Janeiro ja estaria por completo a Meo , resumindo comtinuaram a enviar-me as facturas mes a mes como nada se tivesse passado ate que como eu nao as paguei ao fim de 3 a 4 meses recebo uma carta de corte dos serviços por falta de pagamento ainda nao paguei nada ja rcebi cartas de uma entidade a informar que vou cnstar numa lista negra , de uma advogada em nome da zon etc , etc mas como tenho comigo copia da carta enviada e o AR assinado pela Zon sei que nao irao ate a ultima pois nao devem ser burros ?