14.6
Automóveis - Marcas
1 Mazda 83.3
2 Volvo 75.2
Opel14.6
Opel Portugal - Comércio e Indústria de Veículos, S. A.

OPEL - Veículo imobilizado há 45 dias no reparador

JOAQUIM GUILHERME LOPES DE JESUS
JOAQUIM JESUS apresentou a reclamação
2 de abril 2015

Olá a todos

Venho por este meio apresentar a seguinte queixa bem como alertar todos os consumidores para terem cuidado com o seguinte produto.

Sou proprietário de um Opel Astra J 1.4 Turbo (140cv) adquirido em 2010 na Santogal SGA de Paço de Arcos, veículo esse novo de fábrica de matrícula 78-JE-81. Desde a reserva até à entrega do carro,

passaram 5 meses !!
Depois de vários problemas electrónicos em que a resolução só se mostrou eficaz após a 5ª vez que foi ao reparador autorizado.

Tenho feitas todas as manutenções indicadas pelo fabricante nos reparadores autorizados.

Em Fevereiro deste ano deparei-me com um barulho tipo "zoeira" vindo da frente baixa do carro, barulho esse que só se produz em rolamento do veículo pois parado não faz qualquer barulho anómalo.

Como uso uma oficina de recurso para pequenas intervenções pois fica mesmo ao lado do meu trabalho e o reparador autorizado Opel mais próximo é a Auto Industrial em Lisboa - Ajuda (junto à Makro de

Alfragide), fui pedir um diagnóstico pois parecia-me ser um (ou os dois) rolamentos da transmissão dianteira.

Quando o carro foi levantado no elevador e uma das rodas movimentada à mão, verificou-se que o barulho vinha da caixa de velocidades do veículo, muito provavelmente, segundo os técnicos, de um ou

mais rolamentos do mesmo que teriam gripado mas que só o poderiam comprovar com uma análise mais profunda.

Foi-me comunicado também que com a quilometragem efetuada pelo veículo (menos de 75500 kms) que o problema não seria nem normal nem muito menos por falta de manutenção pois não se detetou qualquer

fuga do lubrificante da caixa de velocidades e a sua estanquicidade encontra-se intacta.

Contactado o reparador autorizado, na pessoa do chefe da oficina da SGA do Cacém pois o serviços técnicos mudaram para lá, foi-me aconselhado levar o veículo para diagnóstico, após algumas

reticências e insistência minha em que o veículo não poderia ter a avaria em questão.

Foi explicado também todo o padrão de utilização do veículo que tem um percurso citadino diário de cerca de 20 a 30 kms e uma viagem ou dias anuais de 600 kms.

O veículo ficou nas instalações para análise e reparação e foi detectada a falha efectiva na caixa de velocidades, peça essa que não é alvo das manutenções programadas, logo é uma peça que não

deveria avariar pois a avaria em causa está nos rolamentos gripados da mesma, logo não imputável sequer a uma possível má utilização, que seguramente não é o caso.
É fácil de retirar os dados do computador de bordo para corroborar que não existe má utilização.

A OPEL Portugal tem vindo incessantemente a adiar a entrega de uma peça (rolamento) nem sequer assume que a avaria por ter um caráter de resolução demorado, não faculta veículo de substituição.

Estou impossibilitado de me deslocar à um mês e meio e já gastei mais de mil euros em alugueres de viaturas e o problema continua sem uma data concreta de resolução.

Vou intentar processo contra a OPEL/General Motors Portugal bem como colocar toda esta situação à disposição da comunicação social de modo a que os futuros compradores tenham em conta a atitude da OPEL Portugal em relação a possíveis problemas.

Com os meus melhores cumprimentos,

Joaquim Guilherme Jesus

Data de ocorrência: 2 de abril 2015
Opel
7 de abril 2015
Exmos. Senhores,

Acusamos a recepção do V/ e-mail, datado do dia 2 de Abril do corrente ano, e reencaminhado para os nossos serviços para uma cuidada apreciação, o qual desde já agradecemos e mereceu a nossa melhor atenção.

Quanto ao assunto que nos apresentam, cumpre-nos informar que A General Motors Portugal, Lda., por princípio e opção, não subscreve convenções de arbitragem nem participa em processos de mediação fora dos seus próprios meios de actuação.

Aproveitamos a oportunidade para esclarecer que sempre que a GM Portugal é contactada pelos seus Clientes, procede ao levantamento de informação, junto dos seus Reparadores Autorizados, de forma a analisar detalhadamente o respectivo processo.

No caso do nosso Cliente Sr. Joaquim Jesus, informamos que estamos a prestar todo o devido seguimento a este assunto, no sentido de resolução do mesmo.

Agradecendo desde já a oportunidade que nos foi dada de nos pronunciarmos sobre este assunto, despedimo-nos, apresentando os nossos melhores cumprimentos e consideração,

Atenciosamente,

Carlos Pereira
General Motors Portugal, Lda.
Assistência ao Cliente
JOAQUIM JESUS
7 de abril 2015
Talvez a General Motors, como tem por opção não entrar em conflitos de arbitragem, o faça no âmbito dos tribunais judiciais e talvez até não seja só nos Estados Unidos que tenha de pagar indemnizações de milhões de dólares para que os clientes não iniciem processos nos tribunais judiciais ---- vamos ver !!

Sem veículo estou desde 23 de Fevereiro, portanto .... agora é a doer e portanto como a GM não gosta de queixas e vem para o cliente que o mesmo não tem de pressionar ... vamos seguir a via da comunicação social. Da má publicidade não se livram. Venha lá a Claudia Schiffer dizer que os OPEL ASTRA NÃO AVARIAM !!

Cumprimentos a todos
JOAQUIM GUILHERME LOPES DE JESUS
JOAQUIM JESUS avaliou a marca
27 de setembro 2017

O conflito só foi resolvido com a entrada do Centro de Arbitragem do Sector Automóvel bem como peritagem externa que concluiu que não havia culpa do consumidor bem como a intenção de colocar processo em Tribunal Cível. Concluo que foi tudo remunerado e resolvido excepto o custo do valor da peritagem externa (250€).