56.1
GROPSUN - GRUPO ÓPTICO SUN PLANET PORTUGAL, UNIPESSOAL, LDA
  • Avenida Infante Dom Henrique, 333H, Edifício 4, 2º, Sala 27
  • info@opticalia.pt

Opticalia - Devolução óculos a quase 2 meses - nao recebi o dinheiro ou qualquer satisfacao

Hugo apresentou a reclamação
5 de julho 2023
Comprei uma armacao da Hugo Boss com lentes Zeiss. Observei que tudo ao meu redor estava inclinado e quis devolver a loja e os mesmos pediram para eu ficar mais alguns dias para adaptcao e que minha visao normalizaria. No dia seguinte estava indo embora de Portugal sem data para retorno e pedi que fosse cancelada a venda e os mesmos se recusaram. Quando estava na Espanha o problema persistiu e resolvi enviar os oculos de volta a loja "Opticalia do Glicinias (Aveiro)". Ja liguei varias vezes, ja mandei email e a unica resposta que tenho e para aguardar. Ja pedi para falar com a gerencia e a mesma nunca me retorna. Sem devolucao da minha compra, sem explicacoes dos vendedores, pessimo atendimento e sempre a gerencia nao esta presente e nunca retorna a ligacao.
JAMAIS COMPREM ALGO NA OPTICALIA do GLICINIAS em AVEIRO.
***** SAO RAPIDOS PARA VENDER E PESSIMOS PARA RESOLVER O PROBLEMA **********
**** QUASE DOIS MESES E NENHUMA RESPOSTA E DESCASO TOTAL COM O CLIENTE ******
Data de ocorrência: 15 de maio 2023
7 de julho 2023
Bom dia Hugo Zuim,,

Agradecemos o contacto e lamentamos que não esteja satisfeito com os óculos adquiridos numa loja Opticalia.

Enquanto sede da Opticalia, iremos contactar a loja em questão para apurar o sucedido.
Voltaremos a contactá-lo em breve.

13 de julho 2023
Boa tarde Hugo Zuim,

Esperamos que se encontre bem.

Temos conhecimento do email que a gerência lhe enviou a 16 de Junho, explicando a solução possível, tendo em conta a prescrição inicial do seu oftalmologista, o relatório do fabricante das lentes que não encontra defeito nas lentes vendidas e o funcionamento do seu seguro que não tem cobertura no estrangeiro.

A gerência prestou-se, por atenção ao cliente, e não por obrigação legal ou contratual, a dar-lhe oportunidade de trocar gratuitamente as lentes por umas novas com outra graduação, desde que se dirija ao seu oftalmologista para verificar a prescrição inicial e que este reconheça a necessidade médica de prescrever novas lentes.

A loja está a agir em conformidade, e está a apresentar uma solução viável para desbloquear a situação descrita.

23 de julho 2023
O fato é que foi impedido de devolver o produto de acordo com as leis portuguesas, liguei várias vezes para Opticalia, pedi varias vezes o retorno da gerencia que sempre fugiu da resolução do problema e nunca me retornou as minhas ligações. Desde o inicio eu quis a devolução do produto e o estorno do produto e me impediram infringindo as leis portugueses que tenho direito a desistência. Com toda essa falta de resposta, tive que ir a espanha e tive gastos extras para enviar os óculos via Correios e quase 3 meses depois não obtive nenhum retorno da Opticalia Glicinas Plaza. Esse é o tipo de atendimento da franquia? Tratar clientes com descaso, falta de profissionalismo, não resolucao do problema e ainda não respeitar a legislação portuguesa? Eu aguardo o cancelamento da compra e o estorno de tudo que foi gasto com óculos + lentes e o eventual procedimento com a Médis. O fato da Médis só operar em Portugal não tem nada a ver com o estrangeiro como na resposta anterior porque eu estava em Portugal e não foi possivel resolver com a loja e gerencia. O fato de ter viajado em seguida não tem nada a ver com o problema. Como sempre, eles encontrando uma desculpa para justificar a lentidão do atendimento, falta de profissionalismo da gerencia e descomprometimento total com o cliente. Após receberem os oculos e a quase 3 meses atrás prometeram verificar com a fábrica e me retornar. Liguei algumas vezes e eles me informavam (nao gerencia) que ainda nao tinham a resposta da fabrica e pedia para gerencia me ligar nessas ligacoes. Nem loja e nem gerencia me ligaram, ou seja, eu tinha que ligar para "cobrar" o trabalho que eles no minimo deveriam fazer (retornar ao cliente com alguma resposta) e nem isso fizeram. Está correto este tipo de atendimento além de despeitar as leis portuguesas?
23 de julho 2023
Até hoje não tive uma resposta da Opticalia Glicinas Plaza. Na ultima ligação me informaram que assim que tive uma resposta da fábrica que estavam analisando as lentes me retornariam. Não o fizeram. Aguardo o cancelamento da compra ou seremos obrigados a resolver isto nos TRIBUNAIS!!!!
26 de julho 2023
Bom dia Hugo Zuim,

Esperamos que se encontre bem.

Temos indicação da parte da loja, que falou com eles no dia 23 de Julho, a indicar que queria receber o relatório do fornecedor de lentes, algo que os donos da loja já enviaram por email no dia seguinte, em resposta ao seu email onde indicava que após uma conversa telefónica "Ficou acordado também que me enviem a resposta da Carl Zeiss sobre o diagnóstico realizado nas minhas lentes e que eu vou procurar um novo oftalmologista para ter uma segunda opinião em relação ao grau e angulação e caso seja diferente, estaria escaneando a nova receita medica e enviando por email a vocês para que seja fabricada uma nova lente com as novas medidas."

Tal como lhe indicamos desde o início do seu contacto connosco, e sempre numa postura de ajudá-lo a resolver o problema, a gerência da Opticalia Glicínias irá trocar-lhe gratuitamente as lentes por umas novas com outra graduação, assim que o seu oftalmologista verifique a prescrição inicial e que reconheça a necessidade médica de prescrever novas lentes. Esta troca é algo a que legalmente não seriam obrigados, uma vez que as lentes em questão foram personalizadas para o seu caso específico, não estando por isso mesmo, abrangidas pelo direito da devolução. Exceção feita quando existe algum erro de graduação da nossa responsabilidade, algo que o fornecedor com o seu relatório já deixou de parte.

Vamos então aguardar o seu contacto após a consulta com o oftalmologista e a nova prescrição para resolvermos a situação.
Muito obrigada.