• O Provedor pode dirigir recomendações à Administração da Opticenter para corrigir decisões ou procedimentos inconvenientes nos serviços prestados.
    Na apreciação destes casos, o Provedor pode obter com urgência as informações e esclarecimentos necessários à formulação de um juízo independente.​

• Rua José Luís de Andrade nº 2
    4780 - 487 Santo Tirso.
  • geral@opticenter.pt

Opticenter - Má qualidade lentes

Paulo apresentou a reclamação
19 de junho 2023
Em 27-02-23 dirigi-me à loja Opticenter Coimbra para efectuar consulta de visão necessitava de óculos para utilizar no computador com protecção da luz azul do ecrã, após consulta foram receitadas lentes freeform computer com oferta de 1 armação até 25€, as quais paguei de imediato 240€.

No dia em que estavam prontas fui á loja e alerto a funcionária que não vejo bem com eles ao que me diz que o melhor é levar e experimentar uns dias passados 4 dias de utilização continuava a ver mal com eles, fui á loja e após conversa com o médico disse que o que eu precisava era de lentes regressivas que com essas iria ver bem ainda sugeri que me fosse feito novo exame mas respondeu que não valia a pena.

Quando as novas lentes estavam prontas fui buscar os óculos e infelizmente o problema persistia, as lentes estavam mal, sugeri novamente ao mesmo médico que não via bem com elas, o qual disse que teria experimentar habituar a elas alterando a altura da cadeira mas continuava a ver mal, fui á loja expliquei a situação e falei novamente com o médico que me disse que a solução seria uns óculos monofocais com estes agora eu iria ver bem.

Dias depois vou á loja e experimento os óculos com as novas lentes mas continuo com o mesmo problema referi novamente ao mesmo médico que não via bem com elas, e diz-me que tentasse diminuir o brilho do ecrã do pc do trabalho e tentar habituar-me a elas durante 3 dias para ver se resultava, experimentei mas após esse período continuo sem conseguir ver bem liguei para a loja e referi que não via bem com os óculos e que pretendia entregar as lentes e a devolução do valor que paguei nas lentes iniciais de 240€ ao que respondem que não me devolvem a totalidade do valor, por esse motivo estou a escrever a minha reclamação uma vez que se entreguei as lentes com as quais não vejo bem e não me servem para mais nada a Opticenter tem de me devolver o valor total.
Agora enviaram-me por encomenda novamente as lentes com as quais não vejo bem e carta a dizer que não devolvem o valor dessas lentes....

Não concordo com essa decisão da parte da empresa e não aceito.
Data de ocorrência: 19 de junho 2023
21 de junho 2023

Informamos que recebemos a sua reclamação, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Já reportamos esta situação superiormente, de modo a podermos solucionar o seu problema.

Pedimos desculpa por todo o incomodo causado.

Tentaremos ser breves na resposta.

Obrigada pela sua compreensão.

Qualquer dúvida ou questão estamos ao seu inteiro dispor através da nossa linha verde gratuita 800 999 888.

27 de junho 2023
Boa tarde Sr. Paulo Oliveira,

Após a análise da sua reclamação, a qual desde já agradecemos, somos a informar que estamos inteiramente disponíveis para resolver a sua questão.

Não queremos de todo que fique com umas lentes que não vão de encontro às suas necessidades.

Queremos resolver o seu problema o quanto antes e estamos completamente abertos e disponíveis a isso.

Assim sendo, aguardamos a sua visita numa das nossas lojas.

Poderá consultar a localização das nossa lojas em:

28 de junho 2023
Boa tarde, como já mencionado anteriormente variadíssimas vezes quer pessoalmente em loja por email e por telefone a resolução passa por me devolverem a totalidade do valor pago pelas lentes por vós indicadas e com as quais não vejo bem, lentes essas que os Senhores entenderam me enviar por correio dizendo que não iriam devolver o valor das mesmas.....
Respondem agora para me dirigir ás vossas lojas e eu respondo que já estive pelo menos 5 vezes na vossa loja de Coimbra onde efectuei a compra a dizer isto "Não vejo bem com as lentes por vós indicadas devolvam-me o valor que paguei e fiquem com as lentes"...
Parece-me bastante simples a solução para ambas as partes, não entendo o porquê e o motivo de insistirem em me fazer ficar com umas lentes que não me servem para nada.
Acrescentar ainda que já me dirigi a outra Óptica de outra marca a qual fabricou umas lentes com as quais consigo ver nitidamente com elas, por isso escusam de me vir com o mesmo discurso de que devo experimentar outra loja vossa com outro profissional..
Também referir que já vos enviei um email a (11-5-2023) com o meu nib de forma efectuarem a devolução do valor total.....

6 de julho 2023

Informamos que continuamos a mostrar total disponibilidade para resolver o problema.

Portanto, uma vez que já adquiriu outros óculos noutra ótica, solicitamos que se dirija à nossa loja com a receita e a fatura dessa compra e se de facto a graduação estiver diferente das soluções que lhe apresentamos, devolvemos a totalidade do dinheiro e ainda lhe oferecemos uns óculos com a mesma graduação.

Aguardamos assim que se desloque à nossa loja com a maior brevidade possível.

Obrigada.

20 de julho 2023
Informo que por motivos óbvios de privacidade da informação clínica não vos vou facultar nenhuns dados meus quer seja da optica ou outra entidade de saúde qualquer, muito menos facturas de outras empresas.
Relembrar uma vez mais que após 8 idas á vossa loja a qual fica a 180km (ida e volta) de distância e 3 pares de lentes por vós propostas…. a minha visão continuava com sombras não estando nítida…
Informo que não me vou deslocar uma vez mais á vossa loja já lá fui vezes até de mais, também informar que não estou interessado na oferta dos vossos óculos que me fazem ….
Apenas e só quero que me devolvam o valor que paguei por umas lentes com as quais não conseguia ver.
Aguardo que me façam a devolução do valor pago.

30 de agosto 2023

No seguimento da reclamação apresentada na ERS(Entidade Reguladora de Saúde), a resposta desta entidade concluiu o seguinte:
"Procedeu-se à análise técnico jurídica da situação de facto e de direito, concluindo-se pela inexistência de matéria gravemente lesiva dos direitos e interesses legítimos dos utentes."
Esta mesma nota de crédito poderá ser utilizada numa compra futura e feita pelo Sr. Paulo ou qualquer outra pessoa.
Qualquer dúvida ou questão estamos ao seu inteiro dispor pela nossa linha verde gratuita 800 999 888.

4 de setembro 2023
Continuo a aguardar a resolução do meu caso...
12 de setembro 2023

Conforme já referido anteriormente, estamos disponíveis para devolver a totalidade do dinheiro e ainda lhe oferecemos uns óculos com a mesma graduação, no caso de apresentar a receita e a fatura da compra que fez e de facto a graduação esteja diferente das soluções que lhe apresentamos.
Continuamos inteiramente disponíveis para resolver a sua questão.

11 de outubro 2023
Exmos. Srs. Bom dia
Devo relembrar que ainda não e não me devolveram o valor pago das lentes com má qualidade que me fizeram e as quais inclusive foram entregues em loja, Salientar que nas vossas duas últimas respostas aqui colocadas têm conteúdos contraditórios ora numa admitem a devolução do valor e referem e passo a citar “ Deste modo, uma vez que não está previsto na nossa politica de trocas e devoluções a devolução de dinheiro, mas sim a emissão de uma nota de crédito, iremos proceder à emissão da nota de crédito que poderá ser levantada em loja assim que for conveniente. Esta mesma nota de crédito poderá ser utilizada numa compra futura e feita pelo Sr. Paulo ou qualquer outra pessoa”, e na segunda referem passo a citar “Conforme já referido anteriormente, estamos disponíveis para devolver a totalidade do dinheiro”….
Afinal em que é que ficamos podem ou não devolver o dinheiro….
Como já vos transmiti anteriormente por motivos óbvios de privacidade da informação clínica não vos vou facultar nenhuns dados meus quer seja de uma optica ou outra entidade de saúde qualquer, muito menos facturas de outras empresas.
Apenas e só quero que me devolvam o valor que paguei pelas lentes com as quais não via e atempadamente vos as entreguei….
Acrescentar que já fizeram várias vezes a proposta de devolverem o valor descontando as ultimas lentes e eu entendo que esse valor (180€) já o deveriam ter feito pois o dinheiro também faz falta aos clientes ficando apenas os 60€ para resolução futura….

24 de outubro 2023

Informamos que já foi autorizada a transferência para o seu IBAN do diferencial entre as lentes COMPUTER e as lentes MONOFOCAIS.
Deste modo, damos como resolvida esta reclamação.
No caso de alguma dúvida ou esclarecimento, estamos ao seu inteiro dispor através da nossa linha verde gratuita 800 999 888.
Obrigada pela sua preferência.
Marta Nogueira (SAC)
26 de outubro 2023
Bom dia, Alerto que o valor pago pelas lentes freform computer foi 240€ tal como poderão verificar na factura que anexei na reclamação e as lentes que me enviaram monofocais têm o valor de 60€ valor esse informado na loja de coimbra ou seja ao valor a reembolsar é de 180€ sendo que apenas fizeram a devolução de 125€ faltam para este acerto o valor de 55€.

Paulo avaliou a marca
6 de março 2024

Empresa que não é correcta antes prefere ficar com 65 euros meus de umas LENTES INÚTEIS do que ficar com o cliente... Na classificação dei 1 valor pois não existe zero...