40.3

Oriflame - Penalização indevida

Rita Sampaio
Rita Sampaio apresentou a reclamação
10 de abril 2023
Sou assessora da Oriflame, sensivelmente desde novembro de 2022.
Em seis meses nunca deixei uma fatura por liquidar, e portanto, a situação que ocorreu hoje nunca tinha surgido.
Fiz um encomenda na Oriflame que deveria ter sido líquida até dia 4 de abril, mas por lapso esqueci-me e só me lembrei de pagar no dia 6. No ato de pagamento verifiquei que o valor total estava a ser inflacionado em 2€, pelo tardar da hora já não consegui resolver o problema no mesmo dia e com os feriados já só pode falar com alguém do apoio ao cliente a 10 de abril.
A conversa, é que se encontra em anexo.
Venho reclamar porque considero estas penalizações excessivas e indevidas.
Não têm fundamento, ninguém informa um assessor de que as mesmas existem, nem através dos formadores, nós termos contratuais, em nenhum momento em que a relação jurídica se forma, a não ser quando por lapso alguém se atrasa dois dias no pagamento e deparado com esta falta de respeito, má fé, que provocam desconfiança, a cessação de serviços e um incumprimento contratual e moral.
Data de ocorrência: 10 de abril 2023
Oriflame
13 de abril 2023
Bom dia Rita,

Agradecemos o seu retorno relativamente ao Processo de Cobrança das faturas da Oriflame.
No entanto e como foi respondido via chat online, a informação das Opções de pagamento e do Processo de Cobrança das faturas estão disponíveis no site www.oriflame.pt em Encomendar / Ferramentas de Encomenda / Opções de Pagamento.

Como Parceiro de Marca Oriflame tem ao seu dispôr 21 dias de Crédito ao comprar os nossos produtos.
Isto significa que não corre riscos financeiros - Faça a sua encomenda, receba o pagamento dos seus clientes e efectue o pagamento da sua encomenda total no prazo de 21 dias.

E tem ainda as seguintes opções de pagamento:

Multibanco – Pelas suas vantagens recomendamos o pagamento através de multibanco. É cómodo, prático e eficaz!

PROCESSO DE COBRANÇA

São emitidos os seguintes avisos:

1º Aviso - 1 dia apos a data de vencimento da fatura, com um valor acrescido de €2,00.
2º Aviso - 6 dias apos a saida do 1o aviso de pagamento, com um valor acrescido de €7,00.
3º Aviso - 7 dias apos a saida do 2o aviso, com um valor acrescido de €10,00.
Exemplo: factura a vence no dia 07 de fevereiro (caso não seja liquidada), no dia 08 será aplicada a taxa do 1º aviso.

NOTA: Os valores acrescidos nos avisos são acumulativos. Decorrido o prazo concedido no 3a aviso, se o debito em questão continuar em divida, o caso poderá ser entregue ao nosso contencioso para cobrança judicial. Nessa situação extrema, o Parceiro de Marca será excluído pela Oriflame, cessando a sua colaboração com a Oriflame e perdendo todas as suas regalias.

Esta informação encontra-se atualizada no nosso Plano de Sucesso.

Como já foi referido no chat online os encargos são retirados quando o pagamento entra no mesmo dia da sua emissão, ou no dia seguinte, mas neste caso o encargo foi emitido no dia 6 e o pagamento no dia 10/04/23.

Estamos disponíveis para mais esclarecimentos que sejam necessários.
Obrigada,
Maria Raquel Antunes
Rita Sampaio
Rita Sampaio avaliou a marca
14 de agosto 2023

Ligaram a esclarecer os seus procedimentos, embora não sejam justos.