54.2
1 Tiendanimal 84.3
2 Meganimal 81.8
3 Goldpet 81.4
Ornimundo54.2
Ornimundo 2 - Comércio de Animais e Plantas, Lda.
  • Rua da Argila, N 565
    4445-027 Alfena
  • info@ornimundo.com

Ornimundo - Animais

Inês Sousa
Inês Sousa apresentou a reclamação
19 de maio 2021
Há exatamente 3 semanas fui à loja Ornimundo do Arrábida Shopping. Como estava com um pouquinho de pressa, vi lá 2 coelhos já granditos, mas não tive oportunidade de fazer nada. Vim embora com o coração nas mãos..
Ontem voltei lá e qual não foi i meu espanto quando vi que eles ainda lá se encontram. Não consegui ficar indiferente. Voltei para casa 20km de viagem, mas foi mais forte do que eu e voltei lá. Pedi para falar com uma responsável pela loja e disse que estava interessada em adotar os dois pequenos. Ficaria com eles como família de acolhimento como forma de proporcionar uma melhor qualidade de vida. Espaço, comida, boas condições e cuidados veterinários não iriam faltar. "Não pode! Eles já se encontram para adoção na loja. Como nos preocupamos com o bem estar do animal, para os levar tem de comprar o kit"
Portanto, disse eu o seguinte "O bem estar do animal não é ficar dentro de uma gaiola, não vou comprar uma gaiola porque essa não é a natureza de um coelho. Eu compro o feno e a ração que estão incluídos no kit, mas não vou comprar uma gaiola, não faz sentido"

No meio desta conversa acabei por escrever no livro de reclamações com o intuito de fazer mover alguma coisa dentro da empresa. Antes disso, a funcionária ou responsável pela loja disse que em 3 dias a situação deles teria de mudar.
Ao fim de 3 dias (prazo dado pela funcionária) vou voltar lá, sem sombra de dúvidas e caso seja necessário vou voltar a escrever no livro de reclamações. São um casal, um macho e uma fêmea já grandes, adultos.
Estou desolada por deixá-los lá, mas não tenho possibilidades nem vontade de comprar 2 gaiolas sendo que para o bem estar do animal tanto comigo como com a futura família não vai utilizar tal objeto.
Data de ocorrência: 19 de maio 2021
Ornimundo
9 de julho 2021
Exma. Srª Inês Sousa,

Em relação à sua reclamação em assunto, após reunirmos toda a informação junto da loja, vimos dar resposta.

No dia 18.05.2021 dirigiu-se à nossa loja em assunto e viu lá 2 coelhos que afirma não tinham condições. Anexamos as fotos tiradas pela loja no dia da sua reclamação em que se vê que os 2 coelhos estão separados, um num espaço próprio para coelhos (de facto mais pequeno) e o outro numa jaula de enormes dimensões. Em ambos os casos os coelhos estão acondicionados cumprindo com a legislação; e no coelho da jaula maior, a loja foi muito para além do mínimo necessário demonstrando assim preocupação em dar as melhores condições possíveis aos animais ao nosso cuidado. Estão limpos, têm água, alimentação e feno frescos todos os dias, bem como um refúgio. Os animais são estimados e é diariamente garantido o melhor para estes, sempre com carinho, pelas Colaboradoras da loja. Ambos sem quaisquer sinais de stress, pelo contrário apresentam uma postura relaxada e um pêlo cuidado e brilhante.

Os coelhos em questão, apesar de não serem adultos, têm já uma dimensão próxima da de adulto e já estavam há algum tempo connosco sim. Por esse motivo, os mesmos foram colocados para adoção, condicionando à compra de uma gaiola, alimentação e feno, pois é o mínimo para que os mesmos possam sobreviver. Em especial quanto à alimentação é crítico que os mesmos saiam a comer o que habitualmente comem no sentido de, idealmente manterem o mesmo regime, ou, se não, pelo menos ser garantida a transição gradual da alimentação, tema muito sensível nos coelhos. O intuito aqui não é fazer qualquer lucro com os animais de adoção, é sobretudo garantir que quem se propõe a adotá-los lhe garante as condições mínimas necessárias. Contudo, entendemos com a sua reclamação que tal possa passar uma mensagem errada de “mercantilização da adoção” – que não corresponde à verdade – e assim se alterou essa informação, sendo que na compra do coelho oferecemos a alimentação e feno que este está a comer, que são da melhor qualidade, da Marca Bunny.

Percebemos que a intenção da sua reclamação foi a melhor, pelo gostaríamos de sublinhar que estamos neste sector, há quase 27anos, …porque gostamos de animais. No âmbito do nosso trabalho, já conseguimos, com sucesso, garantir lares para milhares de cães, gatos e de quando em vez outros animais (nossos ou que nos chegam às mãos), no âmbito do nosso programa “Um Amigo para Sempre”, bem como doamos todos os anos milhares de kgs e de euros a Associações de Proteção Animal, procurando assim fazer a nossa parte, tendo presente a responsabilidade que é estar num sector tão especial como o é o dos Animais. Entretanto à data desta carta, um coelho já foi adotado.
Agradecemos assim a sua reclamação, tendo presente que estando nós, ORNIMUNDO, certificados com a Norma ISO 9001 - Qualidade e ISO 14001 - Ambiente, ambas desde 2007, ciclicamente revalidadas, após auditorias, sabemos que estas Certificações nos trazem uma responsabilidade acrescida, não só perante os n/ Clientes como, sobretudo, perante todos os Animais por quem, temporariamente, somos responsáveis.

Atenciosamente,
SERVIÇO DE APOIO AO CLIENTE
Esta resposta tem um anexo privado