54.2
1 Tiendanimal 84.3
2 Meganimal 81.8
3 Goldpet 81.4
Ornimundo54.2
Ornimundo 2 - Comércio de Animais e Plantas, Lda.
  • Rua da Argila, N 565
    4445-027 Alfena
  • info@ornimundo.com

Ornimundo - Recusa da substituição ou devolução do valor seis (6) petmate filtro de substituição para fonte de água

CARLA ALEXANDRA MENDES ANTUNES
CARLA ANTUNES apresentou a reclamação
10 de abril 2021
Em 21-03-2021 adquiri na loja Ornimundo (Aveiro Center) uma embalagem de seis (6) Petmate Filtro de Substituição para Fonte de água, no valor de €29.99, produto que utilizo há vários anos e sempre ali foi adquirido.
Verificada a libertação do carvão da cassete, o que, pese não prejudicar os animais, reduz a duração do filtro, dirigi-me à loja, em 02-04-2021, a fim da sua substituição, tendo apresentado a situação e comprovado com fotografia.
Uma vez que esta situação acontecera também há cerca de dois anos, tendo a troca sido efetuada sem dificuldade, foi com surpresa que recebi a informação de que a Ornimundo não se responsabiliza pela falta de qualidade do produto que vende, não o trocaria, remetendo para a marca.
Retorqui que não teria mais € 29,99 para comprar mais filtros, que utilizamos por situação de saúde de um animal de companhia, e da injustiça (pensei em desfaçatez) de a Ornimundo ter o meu dinheiro cativo - fui informada que, legalmente, a marca Petmate tem um (1) mês para verificação e resposta e, num tom bastante pedagógico, comparado o filtro de agua a uma televisão.
Em suma, a Ornimundo ficou com o seis filtros que eu paguei, no valor de €29,99, não substituiu o produto, ainda que com a apresentação de provas (fotografia e o próprio filtro), não devolveu o dinheiro e, passada uma semana, continuo sem notícias.
Reclamo por entender inaceitável que a Ornimundo não se responsabilize pela qualidade dos produtos que vende. Se não se responsabiliza pela qualidade de um produto que é de necessidade imediata, deveria disso informar os clientes no ato da compra e não assumi-lo apenas à posteriori quando confrontada com o defeito do produto.
Uma situação destas não aconteceria em loja de comércio local - muito temos a inverter nos nossos hábitos. Muito mesmo.
Data de ocorrência: 10 de abril 2021
Ornimundo
9 de julho 2021
Exma. Srª Carla Antunes,

Em relação à sua reclamação em assunto, que agradecemos, após reunirmos toda a informação, vimos dar resposta.

No dia 21.Março.2021 adquiriu um conjunto de 6 filtros de substituição para uma fonte de água no valor de 28,49€ (talão em anexo). No dia 02 de Abril desloca-se à loja referindo que utilizou 1 filtro e que o mesmo deitava carvão, manchando a água. De acordo com os procedimentos, foi-lhe referido que como já estava usado, e na possibilidade de poder ter algum defeito, teríamos de abrir uma reclamação interna junto do fornecedor e aguardar pela resposta, o que a senhora não aceitou, pois pretendia a troca imediata da caixa. Assim, preencheu a reclamação em causa e deixou o produto em loja para análise.
Entretanto o filtro reclamado foi testado. Juntamos relatório do teste:
“Antes de o colocar, reparamos que tinha já alguma sujidade, incluindo um pêlo, sinal que o filtro estaria a cumprir com a sua função (reter impurezas). Esteve mais de uma hora a funcionar e notou-se uma partícula em suspenso na água, que podia ser de pó, mas com uma dimensão ínfima. Pelo referido pela funcionária da loja que recebeu a reclamação, na foto mostrada pela cliente, a partícula seria um pouco maior.
Não nos parece que o filtro tenha algum problema. Poderia ser falta de passar por água inicialmente como as instruções da fonte indicam. Poderia também ser alguma partícula retida pelo filtro que entretanto se soltasse e voltasse para a zona visível. Não sabemos também com que frequência a cliente substitui a água ou faz manutenção.”
Assim, consideramos que poderá estar na origem da tal partícula a manipulação e cuidado do filtro não de acordo com as instruções de uso. Desta forma, não poderemos assumir a troca do produto.

Contudo, caso o pretenda e com o seu acordo, se quiser poderemos abrir um novo filtro dos que comprou, fazemos o arranque (e novo teste) em loja consigo para validar o seu bom funcionamento e dar uma ajuda também na explicação para o adequado funcionamento do produto. Caso, porventura, não esteja conforme, procederemos de imediato à troca da caixa. Mas, caso esteja conforme, devolveremos o produto ensaiado, que poderá naturalmente depois utilizar, não podendo assumir a troca de qualquer filtro usado por um novo.

Na expectativa que entenda esta nossa explicação como na procura da melhor solução, que consideramos terá a ver com o bom uso do filtro, e assim nos disponibilizarmos para ajudar tecnicamente no tema.
CARLA ANTUNES
13 de julho 2021
Exmo.s Senhores

Analisadas as respostas que concretizam em (muitas) outras reclamações, percebe-se a repetição de uma abordagem desonesta, e na ousadia, desrespeito e despudor quando põem o cliente na posição de mentiroso.

Tinha sido alertada para o desperdício que seria reclamar junto da Ornimundo mas, pese ter lido várias reclamações e todas as respostas apontarem para o mesmo, ainda assim, insisti - não poderia ser sempre aviltante, pensei. Afinal, podia.

Não é verdade que não foi aceite a proposta da v/ reclamação interna junto do fornecedor - foi, inclusivé, pese por interna, ser da v/ responsabilidade, preenchido, por mim, um formulário para o efeito.

Não será, de todo, verdade que a cassete tenha sido verificada. A sê-lo, constatariam exatamente o que eu observei, fotografei e mostrei. Quando recolhi a cassete junto da v/ loja, dentro do saco de plástico que a continha, o acumulado de partículas de carvão era muito suficiente e prova da sua disfunção.

V. Exas, não conhecem a cliente ou a sua capacidade de manusear o equipamento ou até mesmo o seu nível de exigência higiénica na troca da água e lavagem do depósito. Por isso não se podem responsabilizar por alegada disfunção do filtro. Ora, a máquina foi adquirida (em 2017) nessa mesma loja assim como grande parte das cassetes de carvão até ao presente episódio e, como informei na minha reclamação, situação idêntica (única) aconteceu anteriormente e a troca foi efetuada sem qualquer oposição.

Posso informar que outro filtro da mesma caixa (de seis) funcionou um mês na perfeição, mantido o hábito da lavagem e troca de água diárias, pelo que dispenso a ajuda técnica oferecida, recebida, como não poderia deixar de ser, como um insulto.

Dispenso manter a troca de comunicação convosco até porque deixei de ser cliente - consigo satisfazer as necessidades dos quatro patudos cá de casa sem recorrer à Ornimundo.

No entanto, não dispensarei uma comunicação ao v/ conselho de administração ao qual enviarei, não só a v/ resposta à minha reclamação como as fotografias tiradas ao filtro, após recolha, juntinho à v/ loja para não haver desditos, que demonstram o lastro de partículas de carvão no saco de plástico que o envolvia. Aproveitarei também para juntar algumas das pérolas que são as v/ respostas a outras reclamações.

Com os melhores cumprimentos.
Carla Antunes
Ornimundo
14 de julho 2021
PS: A resposta anterior foi a resposta à reclamação formalizada no nosso Livro de Reclamações no dia 02/04, tendo sido formalmente respondida no dia 21/04.