54.2
Ornimundo 2 - Comércio de Animais e Plantas, Lda.
  • Rua da Argila, N 565
    4445-027 Alfena
  • info@ornimundo.com

Ornimundo - Troca de produto que não serve o propósito

Carlos Lajoso apresentou a reclamação
21 de julho 2013

Comprei uma pequena bola para cão, para a minha filha brincar com o Schnauzer mini que temos à 1 ano e meio. Depois de brincarmos com ele durante não mais que meia hora , ele ficou uns instantes sem atenção, e quanto volto para junto do cão, ele já tinha arrancado uns bocados à bola, que entretanto não foram encontrados em lugar nenhum, ou seja, foram engolidos. Retirei-lhe a bola e no outro dia dirigi-me à loja com a etiqueta, bola e factura, e pedi a uma funcionária para que fosse feita a troca por um produto que fosse seguro para que um cão pudesse brincar, sem que estivesse um humano a tomar conta dele. A resposta foi que a bola era para cães pequenos (como o meu) e que não se responsabilizavam pela troca da bola para cães que estava à venda na loja e que se despedaça com facilidade. Preenchi o livro de reclamações, que me foi entregue como se não tivesse valor nenhum, (o que não deixa de ser verdade, já que eu já fiz umas 3 reclamações e nunca obtive resposta) e lá vim eu com uma bola para o lixo. e com uma péssima impressão da loja. P.S. uns dias antes fui a essa loja comprar uma maquina de cortar pêlo, e uns dias depois fui lá perguntar se era normal que depois de 20 minutos a usar a maquina com luvas não era continuar o trabalho porque ficava extremamente quente. Ao que me responderam que sim com a maior das naturalidades e que as que não aquecem são as de 400€ e a minha tinha custado 50€. Mas na altura da venda disseram-me que era uma maquina alemã de excelente qualidade. Cuidado com as compras nesta loja

Data de ocorrência: 21 de julho 2013
6 de agosto 2013
Os Srs da Orinimundo já me responderam por carta registada.

Mas como estava à espera a responsabilidade dos produtos que vendem não é deles. A referida bola pelo que fiz a reclamação, segundo as palavras dos Srs, são só para cães de fraca força mandibular e os donos não podem tirar os olhos da bola nem para atender a porta por breves momentos, porque a bola que estava à disposição dos clientes deve ser para cães moribundos ou anões, porque o meu Schanauzer MINI tem uma poderosa força mandibular.

A sugestão dos Srs da Ornimundo é voltar lá com a carta de reclamação e comprar outra (e fazem 10% de desconto).

Em relação à maquina de cortar pelo dizem que é para ser usada em "períodos não intensos". Pois mas a maquina de Excelente qualidade e de fabrico alemão são foi usada pouco mais de vinte minutos num cão que tinha sido tosquiado por um PROFISSIONAL à cerca de 1 mês. Apenas usei para aparar e manter o corte ( que já estava bastante curto) durante os meses de maior calor. Como disse a maquina foi comprada para aparar durante o calor, porque para o ano vai ser tosquiado novamente por um profissional.

Sendo assim, o que depreendo é que existe dificuldade em assumir e a assistir os clientes depois da compra, porque os empregados foram extremamente simpáticos, mas na hora da reclamação, o que me disseram (sempre com simpatia) que são as regras da loja e nada mais podem fazer.
Os 19 anos, o amor aos animais e as certificações que referem na carta, não significam que sejam honestos e justos na hora de assumirem a qualidade dos produtos que vendem.

Dizem também que o problema podem ser os empregados, que a loja é nova e que precisam de adaptação.

Por isso volto a dizer que tenham cuidado com as compras na Ornimundo, porque na hora de fazer uma pequena reclamação, vão ter problemas.

Em relação a este assunto tenho o problema resolvido, comprei uma bola por pouco mais de 5€ e o meu pequeno Schnauzer brinca com ela à vontade sem eu ter que me preocupar se ele vai engolir pedaços da bola.

Não volto volto a comprar nem a indicar produtos dessa empresa.

Tenho documentos para comprovar as minhas declarações.
Ornimundo
19 de agosto 2013
Alfena, 19 de Agosto de 2013

Ass.: Suas reclamações, ASAE e Portal da Queixa

Exmo. Senhor José Lajoso,

pensava estar o assunto esclarecido e encerrado perante V. Exca. Constato que não dado os seus comentários sobre a mesma, e para que fique esclarecida, de vez, a situação e posição Ornimundo tomo a liberdade – que os seus comentários me permitem – de nesta resposta,
•Anexar cópia da carta registada c/AR que em 2 de Agosto lhe enviamos
•Sobre os seus recentes comentários refiro:
o Vendemos, em Ornimundo, desde Janeiro, 445 bolas iguais, sem qualquer reclamação
o A bola em causa tem um PVP de 2.45€
o No “blister” que acompanha a bola refere “vigie o seu animal a brincar”
o Como lhe referimos o tamanho/dureza da bola deverá ser equacionado pelo dono do cão. Refere, aliás, ter comprado uma “por pouco mais de 5€”
o Referiu já ter feito umas 3 reclamações sem resposta e, como lhe referimos desconhecidas por nós o que nos levou a solicitar – “ver P.S” – que nos informasse, o que não fez.
Sr. José Lajoso estes os factos que, como entenderá, sendo para nós desagradáveis – pese a n/ausência de culpa – não me levariam a uma resposta, a presente, não fora V.Exca, pôr em causa a n/palavra ao dizer que pretendi dizer que “o problema poderá ser dos empregados” e, como entende, creio que é demasiado superficial ao analisar os n/ 19 anos de existência, culminando com, “não significa que sejam honestos”.

Assim e apenas por respeito profissional a que os 19 anos de existência nos obrigam,
• Solicito uma vez mais que refira quais, quando e onde apresentou as tais 3 reclamações, sem resposta, que reafirmo desconhecermos e lembro ainda que tendo a loja aberto em 15 de Maio, teve de facto azar para que em 8 semanas lhe tocassem tantos problemas tendo até presente que, salvo qualquer falha, sempre possível, terá feito compras, em Sintra, em
o 1 Julho – a tal maquina e uns snacks para cão e
o 16 Julho a referida bola
Creio Sr. José Lajoso, profissionalmente ter respondido às suas reclamações já que pessoalmente e quanto a … “Sejam honestos”… farei seguir para quem de direito.

Com melhores cumprimentos
J. Moura da Silva

Abaixo a n/ carta

Alfena, 2 de Agosto de 2013

Ass.: Reclamação de uma bola p/ cachorro
Ref.: Sua reclamação ASAE, 182525926, 18.7.2013
Sua reclamação, Portal da Queixa, 372213, 21.07.2013

Exmo. Senhor,

Temos presente as suas reclamações em refª e sobre as mesmas cumpre-nos informar.
a) Quanto à reclamação no “ livro de reclamações” refere-nos que o “cão conseguiu facilmente arrancar bocados e quase os engolia”.
b) Quanto à reclamação do “Portal da Queixa” refere-nos que o “cão ficou sem atenção e terá engolido uns bocados da bola”.
Refere-nos já “ter feito umas 3 reclamações e nunca obteve resposta”.
Refere-nos “ter comprado uma máquina de cortar pêlo que aquece ao fim de 20 minutos “ tendo-lhe sido referido que era normal e que uma máquina profissional custaria 400€ e não os 50€ que pagou por outra para uso amador.
Assim,
• Quanto à bola, de facto como referem todos os brinquedos o cão deverá ser vigiado enquanto brinca pois sendo um cachorro schnauzer, se bem com força mandibular significativa, pode com os dentes furar a bola que, ao que nos referiu a n/ Colaboradora que o atendeu, terá sido o que aconteceu e é normal. Poderá, se assim o entender, comprar uma mais resistente e far-lhe-emos um desconto de 10% perante a apresentação desta carta.
• Quanto à máquina deverá usá-la por períodos não intensos e tendo presente o estado do pêlo do cão pois situações há que só um(a) profissional de tosquia as poderá resolver.
• Quanto ao “… cuidado com as compras nesta loja…” referimos-lhe sermos uma Empresa 100% nacional, operando no mercado Pet, vai para 19 anos, e sendo a única empresa do sector com a Certificação de Qualidade ISO 9001, bem como Ambiental, ISO 14001, ambas desde 2007, seja, não só estamos no mercado “…porque gostamos de animais”, como podendo aqui ou ali falhar – o que creio não foi o caso – conscientemente procuramos dar o melhor serviço aos n/ Clientes bem como aos seus animais.
J. Moura da Silva

P.S.: Aceitando possa ter havido mais uma qualquer falha do nosso Pessoal – só estamos abertos, em Sintra, desde 15 de Maio, p.p. – pelo período de adaptação que estão a ter à loja, à função, agradecemos se nos pode referir quais e quando as outras 3 reclamações para que lhe possamos responder. Grato.
20 de agosto 2013
Caros Srs,

A vossa simpatia é esclarecedora, teriam tido muito mais a ganhar se tivessem aceite a reclamação de uma maneira agradável e tentassem fazer com que o cliente ficasse contente, mesmo eu ficando com o prejuízo de 2.45€.

Ainda por cima estão-me a ameaçar? Vão resolver o assunto ao nível pessoal? Não percebi???

Não sei como tem o negócio à 19 anos. Nunca atendi um cliente colocando-me à defesa, ou mesmo agredindo-o seja de que maneira for, para mim o cliente tem sempre razão, mesmo que não tenha.

Vocês é que assumiram desde o principio que as 3 reclamações eram contra vocês. Se forem ler como deve ser vão notar que as 3 reclamações que fiz no livro de reclamações foram contra outras entidades e nunca surtiram efeito, foi o que quis dizer.

Não quero estragar o negócio a ninguém, nem fazer nenhuma queixa à ASAE.

Por mim o caso está encerrado.

Carlos Lajoso avaliou a marca
20 de agosto 2013

O Portal da queixa é melhor que o livro de reclamação. Estou sempre atento às actualizações do Portal da queixa. Obrigado