Aldeia dos Sabores
Aldeia dos Sabores
Pastelarias e Cafetarias
2 BAGGA 72.3
Aldeia dos SaboresN/A

Pastelaria Aldeia dos Sabores - Pouca cordealidade!!

João Lopes
João Lopes apresentou a reclamação
11 de setembro 2011

No dia 11-09-2011, aproveitando a aprazível tarde domingueira, resolvi dar uma volta pelo centro de Leiria. Chegada a hora do lanche, nada melhor que uma escapadela à Praça Rodrigues Lobo, porque não a Aldeia dos Sabores? – pensei eu.
Entre os diversos pedidos da mesa, foi pedida uma torrada. Depois de comer a meia torrada de cima, reparo que a outra meia torrada estava cortada em cunha. Pareceu-me inaceitável. Chamei a/o funcionária(o), que pediu desculpas e prontamente se disponibilizou para substituir as partes “ratadas”, trazendo uma nova meia torrada.
Tudo bem, afinal de contas estávamos no fim da tarde, havia algum movimento e aparentava ter sido uma tarde exigente, e erros acontecem a todos.
Passados, seguramente, mais de 30 minutos, a boa da meia torrada ainda não tinha aparecido, chamei outra(o) funcionária(o), mostrei a tal meia torrada “ratada”, expliquei o que se tinha passado e pedi a conta.
Perguntou-me quem me tinha atendido e apresentou-me, posteriormente, a conta, explicou-me que tinha debitado apenas meia torrada e não uma inteira.
Fiz-lhe ver que o meu pedido tinha sido 1 torrada e não ½ torrada, e que o preço de metade de uma torrada não era o mesmo que o preço de ½ torrada. Perguntei-lhe quem estaria a ser prejudicado. Resposta pronta “Eu é que não sou”, pois não, era eu!
Posteriormente compareceu a/o primeira/o funcionária/o pedindo desculpas pelo sucedido mas que se tinha esquecido.
Uma vez mais desculpas aceites, afinal estávamos no final de uma tarde, ao que julgo, estafante.
O que eu não posso aceitar, de forma nenhuma, é que me tenham apresentado uma solução, sem que tenha sido ouvido, na qual saía prejudicado.
Não me conformei, solicitei a comparência do gerente/responsável do estabelecimento, foi-me dito que nessa loja não tinham gerente, só noutra – estranho mas enfim, não valia a pena insistir.
No final de tudo isto, e quando já me preparava para ir embora, compareceu o segundo funcionário, tendo deixado, de forma pouco cordial, o valor que já tinha sido pago por ½ torrada, mencionando de forma seca “aqui tem o valor da sua torrada”.
Acresce dizer que, como é óbvio, a meia torrada “ratada” não foi consumida, que não era uma questão de dinheiro, afinal estávamos a falar de 20 cêntimos, o que representaria pouco menos de 2% da despesa total. Mais, e reforçando esta ideia, o valor devolvido pelo funcionário (0,80 cêntimos) ficou sobre a mesa.
O QUE ESTÁ EM CAUSA É A FORMA COMO SÃO ATENDIDOS OS CLIENTES NESTE CASO E, PARA NÃO adjectivar mais, COM POUCA CORDEALIDADE, ainda para mais por funcionários de uma casa, que julgo, funciona também como uma escola de hotelaria/restauração.
O que pretendo com esta minha reclamação não é uma sanção para os funcionários envolvidos, nem sequer um ralhete, nem a devolução de qualquer quantia, até porque isso já foi tentado – sei e percebo as dificuldades existentes no mercado de trabalho. Pretendo, isso sim, contribuir para aumentar a qualidade do serviço prestado. Assim como assim, um pedido de desculpas – não pelos problemas associados ao pedido, que esses já foram aceites –, mas sim pela solução encontrada e pelas atitudes e respostas inaceitáveis que foram dadas, SERIA BEM-VINDO.

Data de ocorrência: 11 de setembro 2011