18.6
    Chamada para rede móvel nacional
  • Martinez Padín, 57 Bajo.
    36700 Tui (Pontevedra)
    España
  • post-venda@pecasdez.com

PEÇASDEZ - Não cumprimento legal (garantia)

Rafael Soares
Rafael Soares apresentou a reclamação
5 de julho 2023
Venho por este meio efetuar uma reclamação, pois esta empresa não cumpre com o dever de accionar a garantia quando os seus produtos vêm claramente com defeito de fabrico
De momento ainda aguardo resposta à minha última mensagem com o serviço RMA ao ticket RMA03682. Eu solicitei substituição de um artigo (faróis frontais de um carro) após detectar que este estaria com defeito de fábrica, i.e. um deles estaria embaciado e com água no seu interior após um dia de chuva intensa (farol esquerdo).

Nesse mesmo dia desmontei o artigo do veículo, ao qual me deparei com outro defeito muito pouco visível (fissura na parte traseira do farol) e que só foi detectado após uma análise minuciosa para perceber de onde o farol deixaria entrar água (não sendo essa fissura a principal causa de entrada de água). Comuniquei o ocorrido de forma sucinta aquando abertura do ticket referido. A resposta que me chegou foi de que a fissura teria sido causada por uso indevido e que a garantia não cobre esse tipo de danos. Eu não aceito esse tipo de conclusão sem qualquer tipo de análise da parte da empresa. Além disso, esta fissura não justifica a quantidade de água que o farol continha, como já referi.

Tenho fotos que demonstram estes defeitos e que foram partilhadas no ticket RMA. Inclusive, em algumas das fotos dá para verificar, embora não muito perceptível, as gotículas de água no interior do farol. O que demonstra que o farol não está devidamente selado e que, mais uma vez, não é da fissura, mas sim do silicone à volta do farol.

Após vários contatos telefónicos sem qualquer tipo de evolução quanto à análise do meu ticket, consegui falar com um responsável das vendas, ao qual a conversa se focou na fissura que o farol teria e como esta poderia ter sido causada por mim ou pelo transporte e que seria essa a razão da qual a empresa se justificaria por negar o pedido de substituição. Pouco se falou do facto de o farol deixar entrar água. Foi-me ainda dito que deveria ter reclamado muito mais cedo. Pois bem, este artigo foi uma prenda de aniversário e que apenas foi aberta no dia 3 de junho, montado no dia 3 de junho e desmontado também nesse mesmo dia após o acontecimento já descrito.

Dei à empresa Peças Dez 5 dias para que me respondessem, algo que não fizeram.

Em suma, um familiar meu comprou este artigo para me oferecer, foi-me entregue algum tempo depois de ter sido recebido e por sorte foi detectado no mesmo dia que o produto foi aberto, que o artigo tinha dois defeitos, um de fabrico ( fissura no plástico) e outro de montagem na fábrica (má aplicação de silicone vedante entre a parte da frente do farol e a parte traseira).
Data de ocorrência: 3 de junho 2023
Rafael Soares
Rafael Soares avaliou a marca
12 de fevereiro 2024

A marca deixou de me responder aos emails e de atender às chamadas, deixando-me assim sem opção para devolver a peça com defeito de fábrica. Marca bastante incoerente nas regras de devolução e com alguns trabalhadores incompetentes.