14.0

Amândio Reis
Amândio Reis apresentou a reclamação
26 de novembro 2020
Ex mos senhores,
Em Setembro de 2018 adquiri um Peugeot 3008 no concessionário Santogal, em Lisboa. Passados dois anos e 2 meses fui confrontado com uma luz de aviso que o sistema antipoluição e motor apresentavam defeito e que me deveria dirigir a uma oficina para reparação do mesmo.

No mesmo dia marquei uma intervenção na oficina Santogal na Praça de Espanha em Lisboa, e após o diagnóstico fui informado que devido a uma falha num componente do circuito do AdBlue, era necessário substituir todo o depósito ficando a intervenção em cerca de 1200€. Questionei se essa anomalia teria sido de alguma forma provocada por negligência minha, mau uso de algum componente da viatura, ou desgaste, e disseram-me que era como se tivesse comprado uma TV e no dia seguinte a ter acabado a garantia ela avariasse, teria simplesmente que pagar a reparação. Fiquei chocado com tal analogia uma vez que não se trata de um equipamento de TV de menos de 1000€ e sim de uma máquina de 40 000€ com menos de 50 000km percorridos.

Tendo em conta que todas as revisões desta viatura foram efetuadas no tempo e momento correto, venho questionar se é normal e correto, uma viatura de cerca de 40 000€ dois meses depois de ter acabado a garantia com menos de 50 000km percorridos, cobrar ao cliente a substituição de um componente claramente com defeito de fabrico no valor de 1200€.

Existem vários relatos de defeitos semelhantes neste tipo de produto.

Solicito a vossa análise desta situação a qual fico a aguardar os vossos comentários.
Data de ocorrência: 26 de novembro 2020
Amândio Reis
Amândio Reis avaliou a marca
26 de novembro 2020

A Marca resolveu a questão.

Boa noite. Aconteceu-me o mesmo e já vi que há demasiadas reclamações relativas ao mesmo problema. Tem razão numa coisa: a união faz a força e apesar da maioria já ter pago, pois precisa dos carros é preciso fazer alguma coisa. Daí que, se tiver interesse, mande-me um e-mail para juntarmos o maior número de pessoas para tentar reaver parte do montante ou, pelo menos fazer algum barulho junto à Peugeot (Portugal e até mesmo França) e obrigar a fazer uma chamada destes veículos, para corrigir ou prevenir o defeito no depósito anti-poluição. sociedadejusta21@gmail.com

Também estou passando pelo mesmo problema, meu carro venceu a garantia a dois meses e apareceu essa avaria e querem me cobrar 1350 euros

2 de dezembro 2021

Recomendo dirigir um email à Peugeot França com a exposição detalhada do problema, no meu caso "poupei" o material...