14.3
Peugeot Portugal Automóveis S.A
  • 808 26 50 05
  • Rua Vasco da Gama, nº 20
    2685-244 Portela – Loures

Peugeot - Pedido de esclarecimento. Reclamação.

Pedro Mesquita
Pedro Mesquita apresentou a reclamação
16 de outubro 2017

Bom dia.
Venho por este meio, proceder ao reforço da minha reclamação efetuada já no dia 26 de setembro de 2017 e para a qual ainda não tive resposta. Já fui contactado, mas até ao momento não obtive qualquer tipo de solução prática para a situação descrita na altura e que passo novamente a relatar.
Desde a primeira revisão efetuada que sempre questionei a necessidade de substituição de algumas peças, nomeadamente no que diz respeito aos travões. Cheguei mesmo a efetuar uma reclamação nesse sentido e da qual continuo a aguardar resposta. Apesar disso, e pelo facto de ter um contrato de manutenção, do carro se encontrar dentro da garantia e devido à proximidade do concessionário, realizei sempre as revisões programadas no mesmo.
Em todas elas tive de substituir placas e pastilhas de travão.
Na revisão dos 60000 Kms, fui informado que além das pastilhas tinha de substituir os discos de travão. Tal facto causou-me enorme surpresa, não só pelo número de quilómetros a que tinha de substituir discos de travão, mas igualmente porque o tipo de condução que realizo não é de todo suscetível de um grande desgaste do mesmo. Contudo, porque preciso do carro para trabalhar, confiei e autorizei a troca dos mesmos. (Ver anexo - Revisão 60000 Kms)
No dia 25/09/2017, o carro foi à revisão dos 80000 Kms, ou seja, 20000 Kms depois da revisão anterior como é aconselhado. Deixei o carro à hora marca, 10h30min, onde me entregaram a estimativa do valor a pagar, 369,43 euros, com a data e hora prevista de restituição do carro às 17h.
Por volta das 17h30min, sou contactado pelo concessionário a comunicar que o carro necessita de trocar discos + pastilhas à frente e bombas de travão traseiro e que teria de pagar mais 500 e qualquer coisa euros, acrescentando o facto de não poderem entregar o carro no dia. De imediato questionei a necessidade de trocar os discos uma vez que tal supostamente foi efetuado na revisão anterior. Perante estes factos, não autorizei a substituição dos discos e respetivas pastilhas. (Ver anexo - Revisão 80000 Kms)
Em função destes acontecimentos, quero colocar as seguintes questões:
 De que forma devo proceder para ter a certeza que o carro necessita mesmo de efetuar a troca de discos e bombas de travão?

 A confirmar-se que necessita de trocar as referidas peças, como sei se a substituição das mesmas foi realizada na revisão anterior? (diferença de 20000 Kms)
Como se não fosse suficiente estes factos para ter muitas dúvidas relativamente à "competência" e "honestidade" dos serviços praticados, quero acrescentar o relato de mais um "episódio". É prática vossa, oferecerem Check Up gratuito. No dia 20/05/2017, tinha o carro 74577 Km, foi realizado um Check Up ao carro, onde foi feita uma estimativa do valor de uma revisão e onde supostamente foi detetado uma fuga no doseador de ar (...). (Ver anexo - Chek Up).
Curiosamente, estava também um outro utente que, por coincidência, o carro tinha exatamente o mesmo problema...
Uma vez que faltavam poucos quilómetros para a revisão dos 80000, não efetuei a reparação na altura e esperei, propositadamente, para ver o que sucedia. Pois bem, como por milagre a fuga parece que desapareceu, ou um dos Check Up foi mal feito. (Ver anexo Revisão 80000).
Espero que este reforço seja suficiente para ter uma resposta da vossa parte, para saber de que forma proceder para ter os devidos esclarecimentos e retirar as dúvidas referentes a tudo isto. Tal como referi na reclamação anterior, se o meu pedido for “ignorado”, procurarei obter os respetivos esclarecimentos através de outros meios.
Sem mais de momento,
Pedro Mesquita