14.3

Peugeot - Procedimento de venda ilícito

Vasco Neiva Duarte
Vasco Duarte apresentou a reclamação
9 de maio 2016

Boa tarde, no passado dia 12 de Março desloquei-me a um concessionário Peugeot no Feijó com a intenção de trocar o meu veiculo, estavam com uma campanha 48H e o valor até era apelativo aceitei adquirir um Peugeot 208 1.4 Hdi por 13.990€.
Até aqui tudo bem, mostraram-me um veiculo de 2016, referiram que era igualizar mudava apenas o ano, e que seria uma viatura de rental, mas garantiram-me "á confiança" que o carro viria em óptimas condições.
Até que questiono se poderia ver o carro ao que me foi indicado que estaria na Peugeot do Barreiro a ser preparado para entrega e não seria possível.
Concordei com a afirmação até porque o vendedor era meu conhecido há vários anos, não queria por a palavra do mesmo em causa.
Preenchemos a documentação necessária, sinalizei o veiculo e nessa mesma semana, recebo uma chamada do vendedor a dizer que ligou para a oficina para saber quando tinham o carro pronto e o informaram que teria caído uma telha no tejadilho e tiveram que pintar e trocar o para brisas e iria atrasar a entrega, nesse mesmo momento, alarmado e tendo em conta a situação questionei se poderia ir ao Barreiro ver o carro, e novamente me foi dito que era á confiança o carro viria impecável e seria impossível notar alguma coisa.
Mais uma vez aceito a justificação por estar a falar com um conhecido que representa a PEUGEOT e não o Stand da esquina.
O Veiculo foi entregue a 24/03, por motivos profissionais não pude fazer o levantamento e foi a minha esposa a levantar o carro, o vendedor acompanhou a minha esposa e assim que foi entregue o próprio vendedor reconheceu que o veiculo estava sujo e prontificou-se a marcar uma limpeza na Peugeot do Feijó. Quando marcamos para levar o carro a oficina para ser visto pelo chefe de oficina (até porque nessa altura já eu tinha verificado o grande problema e o motivo que me leva a esta reclamação) mostramos o carro e constatou-se por todas as partes envolvidas que o forro interior do tejadilho estava bastante manchado com principal incidência por cima das portas de condutor e pendura e no na parte de traz ao centro e foi-nos dito que se conseguia limpar na oficina para não me preocupar e que em ultimo recurso contratariam uma empresa externa especializada em limpeza auto.
Após a analise do veiculo chega o grande problema, algo inclusive ilegal mas com o que eu por estar na base da "Confiança" e a lidar com um Conhecido e uma "grande" marca que é a Peugeot, aceitei e assinei um documento (porque me foi pedido) que me faz prescindir dos 15 dias de revogação contratual obrigatória por lei.
Só o fiz porque acreditei na vossa marca e porque me foi dada a garantia que o problema ficava resolvido.
Pois bem estamos a 09/05 foram feitas 3 tentativas para limpar o tejadilho:
1ª Tentativa - Fizeram limpeza geral ao veiculo ficou impecável de plásticos e sujidade, só se esqueceram do tejadilho que era o mais importante, de mencionar que nessa mesma limpeza ao abrirem uma porta de traz bateram em algum lado e tenho um puxador vincado/riscado, situação exposta ao vendedor que me entregou o carro nesse dia e ao vendedor que me vendeu o carro.
2ª Tentativa - Limparam realmente o tejadilho, esqueceram-se de limpar por cima das portas do condutor e pendura, não resolveu porque se continuou a ver as manchas tanto atrás como a frente.
3ª Tentativa - Tentaram tirar as manchas por cima da porta (já nem mexeram nas manchas atrás) e ainda fizeram pior porque só borraram o que já la estava.
Recentemente e após ter exposto o resultado da ultima limpeza ao vendedor, foi-me solicitado que verificasse se arranjava uma empresa que conseguisse limpar o carro e sem mandar limpar, perguntar apenas se conseguem e apresentar orçamento a Peugeot do Feijó isto porque como era um carro usado a Peugeot já não se responsabilizava.
Não o irei fazer, já perdi demasiado tempo com esta situação, e da próxima vez que me deslocar a algum lado para tentar resolver isto é para ficar resolvido nem que seja judicialmente.
Não me conformo com o facto de ter comprado um carro de 13.990,00€ ( e que quando acabar de pagar fica perto dos 19.000,00€ ) em que não me foi dada a hipótese de ver o que estava a comprar, e se tivesse visto o estado do carro NUNCA o tinha comprado!
Até porque depois da segunda lavagem o polish saiu e começaram a aparecer os riscos todos, plásticos das janelas baços, etc...
Resumindo, fui bem enganado e nunca imaginei que fosse procedimento da Peugeot lidar destas formas com as vendas, como se não bastasse, o carro ainda não consta no meu nome nas finanças e ainda recebo uma factura respectiva a comissão de abertura de contrato de viatura no valor de 315,00€ sobre o veiculo de matricula 03-PQ-80 que, curiosamente, NÃO È O MEU a minha matricula vai na "Referencia relevante para a entidade"!
Aguardo resposta urgente da vossa parte, com resolução a todos os pontos que vos apresentei.

Com os melhores cumprimentos

Data de ocorrência: 9 de maio 2016

Como foi comprar um carro sem o ver?

Vitor Pombo e Diogo Miranda, só aceitei porque conheço o vendedor á cerca de 10 anos.
Ele disse-me inclusive que já não podia fazer mais nada e só me restava expor a situação á Peugeot, que é o que tento fazer mas ao que parece a Peugeot nao tem por habito responder as reclamaçoes no Portal da Queixa