14.3

Luís Miguel Cardoso de Sousa Correia
Luís Correia apresentou a reclamação
28 de junho 2018

Exmos Senhores,
Em 28-05-2018 deu entrada no concessionário Peugeot de Castelo Branco ( Automóveis do Mondego) a viatura supra referida para reparação por motivo da luz do motor acender em circulação mencionando o painel a mensagem de defeito no motor.

Primeira operação após testes, substituição da válvula EGR.

Posteriormente, ainda em oficina, verificou - se que uma avaria registada pelo software como intermitente e que não surgia no painel de aviso da viatura passou a permanente.

Desde então a viatura tem estado em testes para determinar qual a avaria concreta.

Na passada 6ª feira, 22-06-2018, foi - me comunicado que a avaria estava no calculador do motor e que este tinha de ser substituído.
Sabendo que não estaria na disponibilidade de suportar o custo do mesmo a oficina veio propor a comparticipação em 50% da totalidade da reparação.

Chegado a este ponto gostaria de referir o seguinte:

1º - Realçar e agradecer a forma profissional, empenhada, simpática e de total disponibilidade demonstrada pela Peugeot, nomeadamente pela Automóveis do Mondego na sua oficina em Castelo Branco.

2º - Que sou cliente Peugeot desde os idos de 1995 e que a partir de um 405 SRDIT só falhei, na serie, o 407 por um mau negócio na Mercedes, ou seja, desde o 405 até à presente 508 tenho adquirido sempre Peugeot na gama média alta e algumas vezes em duplicado. Que o mau negócio com a Mercedes, marca que jamais voltarei a adquirir, se deveu ao facto de neste tipo de avaria que estamos a tratar não ter tido 1/10 da consideração que V. Exas. já me dispensaram.

3º - Que tenho sempre feito as revisões na marca mesmo após a garantia.

4º - Que a viatura em causa ainda não atingiu os 3 anos de vida e que tem pouco mais de 60.000 Km.

5º- E que não quero " filosofar", em face da avaria do calculador do motor agora verificada, sobre a substituição da válvula EGR que já aceitei.

Assim, em face do exposto e tendo em atenção os pontos 2 ; 3 e 4 supra, entendo ser demasiado, ainda que em 50%, a comparticipação do calculador do motor, uma peça fundamental para o funcionamento do veículo e que em última análise nunca deveria avariar.
Note-se que, quanto a esta avaria, tivesse a viatura outra idade e muitos milhares de Km a mais, esta exposição não teria lugar nem sequer seria necessária.
Pelo que estou disponível para assumir, em face da proposta apresentada, a totalidade da mão de obra e os 77€ referentes à válvula EGR.

Sempre ao vosso dispor

Atentamente