Agências de Viagens

Porto Santo Line - Reembolso

Em tratamento
Ana apresentou a reclamação
28 de março 2024
Efetuei uma reserva na empresa Porto Santo Line no dia 27/03/2024, para mim e para o meu marido com partida do Porto Santo às 12h00 e chegada ao Funchal às 14h30, a volta estava marcada para às 19h00 do Funchal com chegada em Porto Santo às 21h30. Atracámos no Funchal era por volta das 14h44, às 14h52 recebo uma mensagem do Porto Santo Line a informar que devido a más condições meteorológicas que a viagem das 19h00 seria cancelada e para alterar a reserva para outro dia. Desloquei-me ao quiosque mais próximo da empresa e a única coisa que foi feito foi a alteração da viagem para o dia seguinte. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já tinha avisado que as condições meteorológicas na região da Madeira seriam más , mas mesmo assim o Porto Santo Line decidiu fazer a viagem das 8h00 do Funchal - Porto Santo e de seguinda fazer a viagem de Porto Santo - Funchal, a empresa já estava a par que as próximas viagens seriam canceladas, não foi nos 8 minutos a seguir á chegada das 14h44 que decidiram cancelar todas as outras, deixando os passageiros completamente desamparados, o meu marido toma remédios diariamente, deixei dois animais em casa sozinhos, e não tinha sitio para dormir. O Porto Santo Line cancelou a viagem , creio que por motivos que não fossem as condições meteorológicas , porque o tempo não estava de todo em alvoroço, e no dia de hoje 28/03/2024 com avisos LARANJA para Porto Santo , e aviso AMARELO para o Funchal o Porto Santo Line fez as viagens e inclusive viagens extras sendo que a viagem do dia de 28 foi muito mais agitada que a viagem de dia 27! Exijo que a empresa Porto Santo Line me reembolse o valor que tive que gastar num Hotel , que foi de 85€, tenho a fatura do pagamento com o número de contribuinte.
Espero uma resposta e resolução breve.
Data de ocorrência: 27 de março 2024
3 de abril 2024
Exma. Senhora Dª Ana Calheiros,

Vem a Porto Santo Line – Transportes Marítimos, Lda., pela presente, responder à reclamação apresentada por V. Exa., a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Gostaríamos de salientar que sua Exa. adquiriu a sua reserva no nosso site, no dia 17/03/2024, altura em que ainda não havia informações, das autoridades competentes, acerca das más condições meteorológicas sentidas na RAM, para as datas suas viagens – 27/03/2024 e 28/03/2024 - e, portanto, não havia qualquer indício de cancelamento dessas viagens.

Só após nova avaliação e por conseguinte, já no Porto Santo, depois da saída do Funchal às 08h e, consequente comunicação por parte das autoridades, foi tomada a decisão de cancelamento das viagens: Funchal – Porto Santo, às 19h e Porto Santo – Funchal, às 22h30. A Porto Santo Line procedeu, de imediato, com a comunicação de cancelamento das viagens, via SMS direta para os seus Passageiros, com viagens marcadas para essas horas, nas redes sociais e website, bem como através de todos os órgãos de comunicação social regional, como já é nosso hábito.

Relativamente às viagens do dia seguinte - 28/03/2024 - decorreram normalmente, por haver certeza de que a realização das mesmas não apresentava qualquer motivo de insegurança para com os nossos Passageiros e Navio.

Mais informamos que, na sequência do seu pedido de reembolso a Porto Santo Line, aplica as condições descritas no nosso Contrato de Transporte Marítimo de Passageiros (disponível para consulta nos nossos balcões de vendas e no nosso site www.portosantoline.pt):

10ª
OBRIGAÇÕES EM CASO DE INTERRUPÇÃO OU ATRASO DA VIAGEM:
a) Direitos dos Passageiros: sem prejuízo do direito de assistência, reencaminhamento ou reembolso, em caso de responsabilidade do Transportador, os direitos dos Passageiros serão assegurados nos termos do estabelecido no Regulamento EU nº 1177/2010;
b) Exceções: os direitos previstos na alínea anterior não se aplicam, não havendo obrigação de pagamento de qualquer reembolso ou indemnização por parte do Transportador a:
(i) Passageiros portadores de Bilhetes em aberto sem reserva de viagem; e
(ii) Passageiros portadores de Bilhetes emitidos com hora de embarque, que não se apresentem para embarque nos termos previstos na cláusula 4ª;
c) Exoneração de responsabilidade: em caso de cancelamento, atraso ou desvio de rota causado por condições meteorológicas que possam pôr em perigo a segurança do navio ou por circunstâncias excecionais que afetem a prestação de serviço de transporte contratada, o Transportador fica exonerado das obrigações previstas na alínea a) supra, não sendo devida qualquer indemnização aos passageiros.
Posto isto, não vemos qualquer razão para a realização do reembolso, solicitado.

Esperamos que a nossa resposta tenha ido ao encontro das suas expectativas.

Não hesite em contactar-nos, caso necessite de mais informações.

4 de abril 2024
A realidade é que o aviso de mau tempo para o dia 27/03/2024 já se sabia de antemão, e mesmo assim a vossa empresa realizou as duas viagens de manhã quando poderiam ter cancelado as mesmas, as viagens canceladas do dia 27 foram depois realizadas no dia 28/03/2024 e o tempo para além de terem dado avisos mais gravosos para esse mesmo dia, realmente o dia estava MUITO pior do que o dia 27/03/2024.
A viagem de 27 foi cancelada, mas o real motivo não sei qual terá sido.
Mas este caso não foi o primeiro e não irá ser o último, e como sempre o desprezo e o desrespeito pelos vossos clientes é sempre o mesmo, infelizmente quando vos foi dado o monópolio de algo tão importante como a mobilidade entre Funchal-Porto Santo, as pessoas ficam sempre à mercê deste tipo de situações.
Fui obrigada a gastar 85€ ( porque eu ia e vinha no mesmo dia ) perdi o meu dinheiro, que para a vossa empresa/grupo é uns trocos, mas para as pessoas 85€ num orçamento mensal tem o seu peso, e pior sendo a época de Páscoa, poderia ter que dormir na rua, devido à grande afluência de pessoas.

É muito triste a realidade dos habitantes da Ilha da Madeira e da Ilha do Porto Santo.
Ana
Ana está a aguardar resolução da marca