52.1
Porto Santo Line - Transportes Marítimos, Lda
  • Largo dos Varadouros, nº 4, R/C E
    9000-503 Funchal
  • info@portosantoline.pt

Porto Santo Line - Cancelamento de transporte e falta de reembolso por parte da porto santo line

Pedro Guilherme Ferreira Borges
Pedro Borges apresentou a reclamação
20 de junho 2023
No passado dia 6 de junho de 2023, adquiri três bilhetes para uma travessia marítima entre o Funchal e Porto Santo, com partida agendada para as 8:00 do dia 7 de junho. No dia 7 de junho, às 8:00, quando me encontrava junto à embarcação, fui informado de que o transporte estava cancelado devido a ventos fortes em Porto Santo. Uma funcionária da Porto Santo Line, que estava prestar os esclarecimentos relacionados com o cancelamento, indicou-me que a única alternativa seria solicitar um reembolso através do email de contacto da empresa, uma vez que não havia disponibilidade no transporte da tarde devido à próxima partida agendada das 19:00 estar esgotada.

Como tinha um voo de regresso ao continente marcado a partir de Porto Santo para a manhã do dia 8 de junho, decidi deslocar-me pessoalmente aos escritórios no Funchal para tentar alterar a minha reserva para o transporte agendado para as 19:00. Infelizmente, nos escritórios da Porto Santo Line, informaram-me novamente que o transporte das 19:00 estava esgotado, reforçando a alternativa do reembolso a ser solicitado por email.

No dia 11 de junho, seguindo as indicações dos funcionários da Porto Santo Line, solicitei o reembolso através do email indicado, recebendo uma resposta informando que não efetuam reembolsos e que "efetuamos a viagem no mesmo dia, 7 de junho, às 19:00". Esta informação é injusta, uma vez que foi a própria Porto Santo Line que não me permitiu embarcar nessa viagem. Em consequência dessa situação, enfrentei custos significativos, pois perdi o meu voo de regresso ao continente a partir de Porto Santo no dia 8, tive de adquirir uma nova passagem aérea do Funchal para o dia 9, bem como efetuar reservas adicionais em hotéis na cidade, além de ter perdido um dia de trabalho.

Dessa forma, assumindo que não pretendem efetuar o reembolso, parece-me que os funcionários da Porto Santo Line estão instruídos a fornecer informações incorretas deliberadamente, evitando lidar diretamente com os clientes. Além disso, não havendo qualquer aviso meteorológico para o dia 8 de junho (segundo o IPMA), e considerando que a Porto Santo Line pode cancelar os transportes sem fornecer o devido reembolso, é possível estarmos a adquirir serviços que nunca serão realizados.
Data de ocorrência: 20 de junho 2023
21 de junho 2023
Exmo. Senhor Pedro Borges,

Vem, a Porto Santo Line – Transportes Marítimos, Lda. (doravante PSL), pela presente, responder à reclamação apresentada por V. Exa., a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Gostaríamos de informá-lo que, a PSL, após a receção da sua reclamação #94251823, do passado dia 14 de junho 2023, com o mesmo tema e, após avaliação do sucedido, procedeu, de imediato, ao seu reembolso. Mais informamos, que por sua iniciativa, encerrou a reclamação mencionada, como resolvida. Desta forma, não percebemos o porquê desta nova reclamação. Em anexo, enviamos o comprovativo de reembolso.

Esperamos que a nossa resposta tenha ido ao encontro das suas expectativas. Será um prazer poder tê-lo a viajar connosco a bordo do Lobo Marinho.

Não hesite e contactar-nos, caso necessite de mais informações.

Equipa Porto Santo Line
Esta resposta tem um anexo privado
Pedro Borges
25 de junho 2023
Venho por este meio informar que o reembolso referente à viagem de 11 de junho ainda não foi realizado. Diante dessa situação, retomei a iniciativa de registrar uma nova reclamação sobre o mesmo assunto.

No dia 14 de Junho, após a minha reclamação, enviaram-me o seguinte e-mail " Muito obrigado por escolher a Porto Santo Line. A nossa equipa
gostaria de lhe desejar uma viagem agradável, a bordo
do “N/M Lobo Marinho”.
No seguimento da sua compra, poderá encontrar, em anexo,
a respetiva fatura.
Por favor, contacte-nos, caso tenha alguma questão,
pois teremos o maior prazer em ajudar!"

Apesar do conteúdo do referido e-mail não ser claro, uma vez que desejam uma viagem agradável e fazem referência a uma fatura inexistente, quando o que é pretendido é um reembolso, constatei que havia um documento em anexo contendo a nota de crédito correspondente. Com base nisso, presumi que o valor seria devolvido à minha conta. No entanto, passados 11 dias, o reembolso ainda não foi efetuado.

Dessa forma, solicito encarecidamente que o valor em questão seja restituído conforme o combinado.

Agradeço desde já a vossa atenção e espero uma pronta resolução dessa situação.

Pedro Borges
30 de junho 2023
Exmo. Senhor,

Gostaríamos de informá-lo que a PSL, reitera a informação, de que o reembolso foi realizado, para a sua conta, e, tal como previamente indicado, apresentamos, em anexo, o comprovativo do mesmo.

Aconselhamos a que consulte diretamente o seu banco, evidenciando este comprovativo, de forma a confirmar se o valor está pendente de ser creditado na sua conta.

Não hesite e contactar-nos, caso necessite de mais informações.

Equipa Porto Santo Line
Esta resposta tem um anexo privado
Pedro Guilherme Ferreira Borges
Pedro Borges avaliou a marca
9 de julho 2023

Apesar da clara desorganização a lidar com estas situações devido informação contraditória e completamente errada nos e-mails que a empresa enviou, no final acabaram por fazer o que se tinham comprometido.