Press Start Marca do Mês
  • geral@pressstart.pt

Press Start - Burla

Hugo Miguel apresentou a reclamação
24 de fevereiro 2021
No passado dia 20/02/2021 adquiri 8 jogos por um valor de 55,20€ em https://www.pressstart.pt/ todos eles anunciados no site como sendo novos, recebi os jogos ontem, dia 23/02/2021, contudo a encomenda revelou diversas inconformidades:

- dos 8 jogos adquiridos, apenas recebi 7 jogos.

- dos 7 jogos recebidos, 5 jogos revelavam sinais de uso e dano, ou seja, são jogos usados e com defeitos, quando deviam todos ser novos.

- os restantes 2 jogos são novos e selados, mas foram vendidos sem selo IGAC, não existindo qualquer tipo de informação nesse sentido no website do comerciante.

- a entrega foi pedida para ser realizada pelos CTT, mas o comerciante decidiu utilizar outra transporte, nomeadamente a GLS, sem aviso prévio ou consentimento da minha parte.

quando confrontado com a situação, o comerciante prontificou-se a aceitar a devolução dos artigos, no entanto exige que eu pague os portes de retorno dos artigos usados, algo que não concordo visto que o erro e a responsabilidade é inteiramente do comerciante, além de que isto apenas aumentaria o dano que já me foi causado.

informei o comerciante de que o envio em correio registado tem o valor de 5,90€ sendo que o comerciante manteve a sua postura negacional e recusou-se a pagar esse valor, quando no seu website está expresso: "Apenas devolvemos o valor do transportes caso a encomenda enviada estiver incorreta ou apresentar um defeito que inviabilize a sua utilização. Nos restantes casos o cliente terá de assumir o valor dos portes."

na última comunicação directa via e-mail, o comerciante revelou-se dissumulado, agressivo e descriminatório, passo a citar: "Em alguns casos por cortesia nossa, nós pedimos a nossa transportadora para ir recolher a encomenda a casa do cliente sem qualquer custo para o cliente ou devido ao valor baixo dos artigos fazemos o reembolso ao cliente ou o envio do artigo de substituição sem o cliente necessitar devolver os artigos (que seria o aplicado no seu caso), mas devido ao seus “insultos” e a nos estar a acusar de burla não o iremos fazer consigo, lamento."

a postura deste comerciante agiu desde o início com má fé e sem qualquer profissionalismo, recusando assumir o erro e a responsabilidade obrigacional que tem para comigo, apenas causando-me mais dano, quando em última instância foi alertado para a criação de uma reclamação, nada fez alem de me descriminar e ofender o meu bom nome com alegações infundadas. tenho para prova todas as mensagens trocadas via e-mail, além de capturas de ecrã do website, que fornecerei para investigação nesta e em reclamações futuras caso a presente não seja resolvida por este meio.
Data de ocorrência: 24 de fevereiro 2021
27 de fevereiro 2021
Bom dia
Em resposta a esta reclamação.
De acordo com o nosso armazém foram enviados os 8 jogos, mas tal como dito ao cliente erros e falhas podem acontecer, tal como pedido ao cliente aguardamos o NIB para fazer o reembolso dos €0.90 do jogo em falta. Só uma nota, o cliente apenas nos informou da falto do artigo no 2º/3º email.
Todos os artigos comprados pelo cliente são novos, como é norma aqui em Portugal grande parte dos jogos são abertos pelos distribuidores para colocar instruçoes em portugues entre outros informações, os artigos que o cliente se queixa deste problema têm mais de 10 anos que foram lançados é normal alguma sujidade e os plasticos de selagem estarem em partes rasgados.
De algum tempo para cá, a nossa empresa solicita ao distribuidores cá em Portugal que os nossos artigos sejam entregues sem o selo IGAC, para que os mesmos não sejam abertos e voltados a fechar como aconteceu nos jogos mencionados acima.
A encomenda do cliente foi enviada por GLS pelo facto de os prazo de entrega dos CTT estarem muito longos, em media 3 dias uteis, o cliente fez a encomenda dia 20/02 e fez o pagamento dia 21/02 e a encomenda saiu do nosso armazem dia 22/02 e foi entregue doa 23/02, nota dia 20 e 21 foi fim de semana, o cliente pretendia um serviço melhor que de transportes?
Tal como dito diversas vezes ao cliente, o cliente pode devolver os artigos que pretender para obter a troca ou o reembolso, infelizmente não iremos assumir o valor da devolução pois os artigos foram enviados de acordo com o encomendado pelo cliente.
Algumas vezes a nossa empresa assume os gasto de devolução, nomeadamente pedimos aos CTT ou a GLS para recolher o artigo em casa do cliente, ou até mesmo fazemos o reembolso sem ser necessaria a devolução, mas com este cliente não o podemos fazer pois o cliente desde os 2º/3º email que nos enviou acusou-nos de burla e nós não temos que aceitar o insulto vindo do cliente. Os artigos foram enviados de acordo com o encomendado, se alguns jogos são reselados, não é só a nossa empresa que os comercializa assim mas todo o mercado nacional.
Nos ultimos 60 dias vendemos aproximadamente 200 unidades deste tipo de artigos, jogos Xbox 360 ao preço de €0.90 cada e com a reselagem feita pelos distribuidores em Portugal, e é a primeira reclamação que temos desde genero, nunca nenhum cliente fez qualquer tipo de referencia a esta situação.
Aguardamos a devoluçao do cliente para procedermos ao reembolso da encomenda, do artigo em falta aguardamos o NIB para fazermos o reembolso ao cliente.
27 de fevereiro 2021

Eu não percebo o que o comerciante pretende dizer com o facto de eu ter referido a falta de um jogo de 0.90€ somente no "2º/3º email" mas é apenas normal que, no meio da indignação de receber vários jogos num estado incondizente com anunciado no website, eu não me tenha apercebido da falta de um deles.

O que não é normal é um comerciante privar-me dos meus direitos e ir contra os termos e condições da sua empresa, apenas porque se sentiu insultado com a minha indignação. Sendo assim qualquer comerciante poderia vender artigos usados e danificados, ou mesmo avariados, e depois alegar que foi insultado.

- a idade dos artigos é irrelevante, o que é relevante é que estão anunciados como novos e eu recebi usados e danificados, mas pegando no "antigamente" os selos igac eram colocados fora do plástico para não violar o selo microsoft, estes selos igac estão visivelmente recortados do plástico anterior, tenho vários jogos plastificados de origem com o selo igac e sem qualquer sinal de violação do selo microsoft. alguns destes jogos enviados pelo comerciante nem sequer têm o selo microsoft.

- eu desconheço se os distribuidores de jogos ps4 em Portugal acedem a esse tipo de pedido de entrega sem selo igac ou se o comerciante compra no estrangeiro e depois revende, mas a inexistência do selo igac tem de estar referida no website. o resto não me cabe a mim investigar, mas sim às autoridades reguladoras da empresa do comerciante.

- o website dá ao cliente a escolha da transportadora, sendo que se eu quisesse utilizar a GLS teria-a escolhido, mas tal como a maior parte dos compradores sabe, o serviço da GLS é péssimo, basta ver as reclamações aqui no portal. qualquer mudança nas escolhas do cliente dele devem ser informadas e aceites pelo cliente, coisa que não aconteceu. mais uma vez o comerciante foi contra os seus termos: o website informa que todas as encomendas com portes grátis, que é o caso, são exclusivamente enviadas pelos CTT, nada indicava que o serviço de entrega seria feito pela GLS.

este comerciante é de uma tamanha falta de profissionalismo, espero que isto não o insulte. desde o primeiro momento que o contactei que atropela os meus direitos enquanto cliente com dissimulações e argumentos sem qualquer fundamento ou prova.

a verdade é apenas esta: eu recebi 7 jogos invés de 8. dos 7 jogos recebidos, 5 são usados e têm danos. seguem fotos anexamente.

algo além disto não passa de uma fuga à responsabilidade por parte do comerciante.
15 de março 2021
Continuo a aguardar solução por parte do comerciante. Segui para reclamação por vias oficiais junto da autoridade competente.
Boa Noite
A nossa resposta já foi dada na nossa mensagem anterior.
Você tem o direito à recusa da encomenda e nós aceitamos, aguardamos o seu NIB para devolução do jogo em falta e dos artigos que não pretende para o reembolso.
Lembramos que há um prazo legal para a devolução da encomenda caso a pretenda devolver.
15 de março 2021
A questão não ficará resolvida enquanto não for ressarcido do dano causado por vós.
Conforme as condições de venda do vosso site aguardo o montante no valor de 5,90€ para proceder à devolução dos jogos que são usados e que estão danificados conforme fotos fornecidas anteriormente. Para facilitar o processo podem fazer como sugeri e enviar o montante via mbway, visto que já têm o meu contacto telefónico.
Não há prazos estabelecidos para estes casos de não conformidades de artigos, e como também já referi irei activar todos os meios legais e judiciais, incluindo queixa pelo crime de burla, até esta situação se encontrar resolvida.
Eu agi de boa fé, tentei o diálogo e uma resolução pacífica, mas infelizmente fui obrigado por vós a apresentar reclamação primeiro aqui e depois junto da ASAE, à qual vós não se dignaram a responder.
É vergonhoso ao que se prestam por meia dúzia de euros, que fique aqui bem visível o tipo de comerciante que são.
Boa Noite novamente,
Tal como dito agradecemos a devolução dos artigos para reembolso.
Não recebemos qualquer notificação da ASAE ou outra entidade, se tivessemos sido notificados teriamos respondido tal como respondemos a esta reclamação.
15 de março 2021
A queixa está registada junto da ASAE, tenho prova disso e seguirei os procedimentos da entidade caso não respondam ou resolvam a situação.
Irei enviar NIB via e-mail para devolução do valor dos 5 jogos usados e danificados + 1 jogo em falta, ou pagamento dos portes no valor de 5,90€ para o retorno dos referidos jogos via correio registado CTT, para depois efectuarem o reembolso do seu valor quando os receberem.
Mais uma vez, e como nova prova da minha boa fé, fica à vossa descrição.
Boa Noite
Tal como combinado efectuamos o reembolso do jogo em falta, deixando em anexo o comprovativo.
Aguardamos a devoluçao dos restantes artigos, cado pretenda o reembolso.
15 de março 2021
O comerciante não transferiu o montante acordado, a queixa mantém-se aqui, na ASAE e foi aberta uma queixa pelo crime de burla na Polícia Judiciária.
Boa Noite
Tal como lhe foi dito nas diversas mensagens, reembolsamos o valor do artigo em falta €0.90, caso pretenda o reembolso dos restantes artigos, deve fazer a devolução dos mesmos.
15 de março 2021
De acordo com a vossa política de vendas, o valor dos portes é pago antecipadamente ao comprador devido à não conformidade dos artigos, tal como está no vosso site e do qual já forneci fotos.
Dada a óbvia má fé do comerciante e falta de vontade em resolver a situação foram regitadas várias queixas:
reclamação junto da ASAE e uma queixa electrónica pelo crime de burla junto do Ministério da Administração Interna.
Deixo assim qualquer nova comunicação para as autoridades.
Boa noite
Em momento algum, ou esta escrito nos nossos termos e condições, que o valor dos portes é pago antecipadamente devido à não conformidade dos artigos, poderá estar a fazer confusão com outro empresa, nós apenas referimos que nos nossos termos e condições que "Apenas devolvemos o valor do transportes caso a encomenda enviada estiver incorreta ou apresentar um defeito que inviabilize a sua utilização. Nos restantes casos o cliente terá de assumir o valor dos portes."
21 de março 2021
Boa Noite
A pedido do nosso fornecedor dos jogos em questão fizemos o reembolso dos €4.50, dos jogos que supostamente não correspondem ao à comprado pelo cliente.
Deixamos em anexo o comprovativo
28 de março 2021

Após várias queixas tanto na autoridade compentente, ASAE, e outras, nomeadamente o IGAC e o Ministério da Administração Interna, o comerciante finalmente cumpriu com a sua responsabilidade obrigacional.

O comerciante fez o reembolso total pelos 5 jogos usados e danificados, que vende no seu website como sendo novos.

Por fim, alerto que os 2 jogos que realmente estavam selados não continham selo IGAC, não existindo qualquer informação desse facto no website, contudo, o selo não é fulcral para mim, mas os compradores devem ser avisados previamente.

Quem quiser comprar jogos sem selo IGAC, deve faze-lo em lojas estrangeiras, que é muito mais barato e certamente terá melhor serviço pós-venda.

Eu certamente o farei, PRESS START nunca mais.
Hugo Miguel avaliou a marca
28 de março 2021

Comerciante vende jogos sem selo igac, vende jogos usados como sendo novos, não assume a responsabilidade obrigacional para com os clientes, somente após queixa nas autoridades consegui ver a situação resolvida. A evitar a qualquer custo!