Prinfor Informática e Eletrodomésticos
Unipessoal Lda
  • Estr. Circunvalação, 8130
    4200-163 Porto
  • prinfor@prinfor.pt

Prinfor Informática e Eletrodomésticos - Impressora comprada há 6 dias com defeito e recusa de devolução

Marina Jacinto
Marina Jacinto apresentou a reclamação
20 de setembro 2023
Comprei na Prinfor no dia 14/09 uma impressora Brother.
Ao ser entregue e após imprimir pela 1ª vez a cores, deteto que a mesma não imprime corretamente, as imagens saem totalmente pixelizadas, desfocadas.
Dirigi-me pessoalmente à loja com a impressora e todos os seus pertences, na caixa original e com a fatura para que me fosse efetuada a devolução do artigo defeituoso. Além de ainda estar dentro dos 14 dias do Direito de Livre Resolução (Todos os artigos podem ser trocados ou devolvidos nos primeiros 14 dias após a compra ou o recebimento da encomenda, sem sequer ter que indicar motivo), a impressora está com defeito.
Em todos os decretos lei sobre o assunto menciona que "De acordo com a legislação europeia, o vendedor tem a obrigação de reparar ou substituir um bem adquirido ou de propor ao consumidor uma redução do preço ou o reembolso, se o bem em questão se revelar defeituoso ou não tiver a aparência ou não funcionar como anunciado."
Resposta curta e grossa do funcionário da Prinfor: não devolvemos, não trocamos, e nada podemos fazer. Tem de contactar diretamente a marca Brother, e acionar a garantia. Argumento usado foi que a compra foi efetuada em nome de empresa. Isto não me parece legal, e em todos os decretos lei sobre o assunto nunca menciona a diferenciação entre particular e empresa, apenas menciona o consumidor. Ora, então quer dizer que uma empresa que compre um artigo não tem qualquer direito a assistência nem qualquer direito a devolução, troca, garantia?? Foi exatamente isso que nos foi dito pelo funcionário, o que me parece absurdo e um péssimo serviço ao cliente. Vendem o artigo, e agora o cliente é que tem de resolver e contactar com a Brother? Péssimo apoio ao cliente, não tenta propor solução, descarta-se de toda e qualquer responsabilidade. Não é assim que se tratam os clientes. É assim que se perdem clientes. Sinto-me enganada, com uma impressora comprada há 6 dias, que foi cara, e estou com ela encalhada, e tenho que andar eu a descobrir como ligar à Brother?? Nunca vi tal, já comprei outros artigos via empresa que tiveram de ser devolvidos, e sempre sem problemas. Na Prinfor, agiram desta forma. Lamentável.
Data de ocorrência: 20 de setembro 2023
Exma. Srª. Marina Jacinto

Em resposta à sua reclamação, informamos que se trata de uma compra realizada diretamente em loja por cliente profissional, não sendo, dessa forma, a mesma passível de troca ou devolução, tanto por um motivo como pelo outro. O direito à livre resolução é exclusivo para encomendas realizadas à distância e por consumidores.

Convidamos a que atente na definição de "Consumidor" presente no Decreto Lei que rege o tema, mais concretamente, a alínea e) do Artigo 3º:

"e) «Consumidor», a pessoa singular que atue com fins que não se integrem no âmbito da sua atividade comercial, industrial, artesanal ou profissional;"

No entanto, considerando que reporta que o equipamento não imprime corretamente, foi indicado qual o procedimento a adotar, que é contactar a assistência técnica da marca, para que lhe seja prestada a devida assistência.

Compete a quem fabrica, a marca, atestar se efetivamente o equipamento tem algum defeito de fabrico, e não a nós, que não temos competência para tal.

Na eventualidade de ser confirmada uma anomalia pela marca, e caso a mesma autorize a troca/devolução do equipamento, naturalmente que acederemos ao seu pedido.

Atentamente,
SAC