Prinfor Informática e Eletrodomésticos
  • prinfor@prinfor.pt

Prinfor - Publicidade enganosa com portes

Daniel Boto apresentou a reclamação
5 de dezembro 2017

Quis comprar um frigorífico e cheguei à página desta empresa sediada no Porto através do motor de busca kuantokusta.pt.

Aparece-me neste site que ao custo do equipamento acresceriam 6,00€ de portes.

Já no site da Prinfor, pretendo fazer a compra do equipamento e, no check-out, surge a indicação de que não há portes, que a entrega é GRÁTIS!

No final, nem é 6,00€ nem é grátis: e empresa envia-me um email a dizer que tenho de pagar 19,90€ pelo envio.

Não se trata de um lapso, porque fiz a mesma encomenda dois dias seguidos e das duas vezes a empresa enviou-me uma mensagem a sugerir que teria de contratar este serviço de transporte de 19,90€.

Estamos perante um caso de publicidade enganosa em que o cliente, até à fase final da sua encomenda, é levado a crer que o envio não tem custos adicionais. É falso, enganoso e desleal para com a concorrência, que apresenta os custos reais do envio dos seus equipamentos e apresenta valores mais elevados.

De notar que a linha telefónica anunciada pela empresa (229427722) não funciona: tentei várias vezes e diversos períodos do dia).

A empresa cancelou a minha compra depois de eu dizer que não queria pagar 19,90€ e nem respondeu aos meus pedidos de esclarecimento. Fiquei neste ponto:

"Caso opte por envio, iremos depois da sua resposta verificar se há custos associados e informar de seguida."

Eu respondi que não queria pagar este montante, que tinha visto que os portes custavam 6,00€, e simplesmente a Prinfor cancelou a encomenda, sem qualquer justificação ou esclarecimento.

Não é moralmente aceitável que durante todo o processo de compra os portes sejam de valor reduzido ou grátis e, no final, peçam 19,90€. Supostamente, a Deco certifica esta empresa, pelo que deve rever os padrões que levaram a esta avaliação com urgência.

Muito cuidado com esta empresa e com estes procedimentos que denotam pouca transparência e pouco brio no contacto com o cliente!

Data de ocorrência: 5 de dezembro 2017
Estimado Utilizador e Cliente,

Gostaríamos, de agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.
Lamentamos, desde já, a situação ocorrida e reportada.
Informamos que a situação que nos reporta foi registada, oportunamente será contactado.

SAC
Serviço de Apoio ao Cliente
Estimado Utilizado e Cliente

Vamos esclarecer a sua reclamação enumerando as justificações de forma a facilitar o entendimento:

1 - Relativamente ao comparador de preços KuantoKusta efectivamente e como deverá compreender é uma entidade completamente alheia à Prinfor sendo que obviamente toda a informação lá presente é meramente indicativa e nunca será passível de qualquer vinculação até porque como certamente terá verificado quando decide clicar na loja que lhe desperta mais interesse é reencaminhado para essa mesma loja e não efectua a compra no website em questão ou seja se realmente fosse algo vinculativo o website deixaria de ser um comparador de preços e provavelmente passaria a ser um Market Place e permitiria ao cliente fechar a encomenda ali mesmo.

2 - Vossa excelência baseia-se num resumo de carrinho para mencionar que informamos que não são cobrados portes e que os mesmos lhe aparecem de surpresa aquando da conclusão da encomenda o que realmente não é de todo a realidade pois como certamente terá verificado, e terão oportunidade de verificar todos os clientes e futuros clientes que tencionem comprar na nossa loja, o fecho de encomenda encontra-se dividido em 3 pontos (iremos anexar os mesmos de forma a ser devidamente esclarecido o tema) sendo que obviamente e por defeito está definido o levantamento em loja no entanto e naturalmente no ponto 2 do fecho de encomenda existe a possibilidade do cliente escolher o tipo de entrega pretendida e que no caso parece-nos bastante claro a informação relativa aos portes de envio de cada equipamento até porque obviamente poderão diferir consoante o peso/volumetria dos mesmos ou até mesmo ser grátis dependendo do tipo de equipamento.

3 - A nossa linha telefónica é completamente funcional simplesmente e como é natural se existirem mais de 60 clientes em espera é perfeitamente natural que a linha tenha impedimentos no entanto e por essa razão criamos um serviço de Chat em directo em que em menos de 5 minutos poderá falar directamente com um operador e ver todas as duvidas serem esclarecidas

4 - Aquando da colocação das suas encomendas foi informado que tinha erradamente escolhido o tipo de transporte tendo sido também informado do custo da entrega da sua encomenda caso pretendesse avançar com a mesma (voltámos a referir que no checkout encontra-se bem visível esta informação) sendo que a sua resposta foi negativa e que neste caso não pretendia avançar com as suas encomendas tendo em conta o custo de transporte associado. Obviamente e após esta resposta cancelamos a encomenda.

5 - Parece-nos altamente grave e até injurioso as suas afirmações acerca da nossa transparência e/ou falta de brio até porque realmente não vão de todo ao encontro da realidade no entanto e de todo modo seria realmente útil que melhor sustentasse uma acusação deste género antes de a efectuar publicamente

Ao dispor
SAC - Serviço de Atendimento a Clientes
6 de dezembro 2017
Exmo(s). Sr(s),

Muito obrigado pelos vossos esclarecimentos detalhados, de modo a que eu os entendesse bem.
Têm toda a razão quando se desvinculam da plataforma de comparação de preços, uma vez que não pode ser tida por vinculativa a informação que esta apresenta, tanto mais que é variável e deve ser entendida apenas como uma ferramenta de informação indicativa. Estamos de acordo.

Quando à vossa linha telefónica estar entupida com chamadas, o que é óptimo indicador para os senhores enquanto empresa, penso que saberão que existe hoje em dia uma forma de contornar esta situação com facilidade, do ponto de vista técnico. Chama-se gravador de mensagens, chamada em espera, atendimento automático, etc. Ligar para uma linha que simplesmente não atende, não regista, não encaminha, não permite deixar mensagens, é o mesmo que não ter uma linha. Mas não ousaria sugerir aos senhores como devem gerir a vossa comunicação com o público nem explicar-lhes o motivo porque um telefone funcional é altamente prioritário em qualquer empresa, especialmente numa que vende à distância.

Em resumo, há somente um ponto que não está esclarecido nem justificado, apesar das vossas tentativas. O vosso sistema de funcionamento por passos da encomenda não é questionável e os vossos procedimentos, tal como a forma como gerem o telefone, são da vossa inteira responsabilidade e liberdade gerir. Mas não pode haver esta indicação no carrinho de compras, por omissão: "Envio grátis!"

É por esse motivo que, por engano, fui levado a clicar na opção que seria levantamento na loja. Foi um erro, motivado pela indicação na página anterior e que me levou a tomar a decisão de prosseguir com a compra. Ora se a entrega era grátis, nem sequer foi preciso ler todas as opções. Havia umas a pagar e outras não e, com naturalidade, escolhi a que era "portes grátis".

Lamento imenso mas não é possível que os senhores dêem esta indicação por escrito, ao cliente, quando na página seguinte não é bem assim. Não pode ser! Não se podem voltar atrás com uma informação! Se os senhores estão a calcular o montante dos portes, que dependerá de vários factores como muito bem esclareceram, então não colocam nada neste campo "Total envio". Em alternativa, colocam "a calcular". Nunca "Envio grátis!", porque pode não ser verdade! Acho que esta é uma questão universal de bom senso, não é sujeita à interpretação subjectiva de cada um. Assim sendo, pelos factos expostos, espero que os senhores considerem esta acusação de conduta enganosa suficientemente sustentada, porque os factos estão à vista. E, se mesmo assim lhes parecer grave e injurioso, terei todo o gosto em prosseguir com a reclamação para todas as instâncias disponíveis, munindo-me dos print screens que fazem prova dos factos e desta troca de comunicação, até os senhores serem obrigados a 1) enviar os artigos de graça, tal como dão a entender num dos passos da venda, independentemente se está sujeito a condições ou não, porque essas condições não estão explícitas na mesma página; 2) alterarem a estrutura do vosso website de modo a cumprir escrupulosamente as regras do comércio online e 3) indeminizarem-me pelo tempo perdido a explicar o óbvio, sem que com isso obtenta qualquer benefício directo ou indirecto.

Boas vendas (não a mim nem a qualquer pessoa que eu conheça) e, uma vez mais, relembro que existem estudos que comprovam que os consumidores tendem a não efectuar compras à distância a empresas que não assumem os pontos que podem ser melhorados e preferem medir forças com o cliente, tratando-o como se este fosse totalmente destituído e não percebesse nada do que está a dizer. (Foram os senhores que colocaram lá "Envio grátis!", não fui eu).

Cumprimentos.
Daniel Boto avaliou a marca