Prio Energy

Prio Energy - Retenção indevida no cartão de crédito

Mauricio Gravana
Mauricio Gravana apresentou a reclamação
3 de julho 2017

Abasteci meu automóvel no posto Prio Sintra Lourel/Ranholas dia 26/06 e fiz o pagamento com cartão de crédito. Para minha surpresa, o valor da compra não foi cobrado, e 100 euros foram retidos no meu cartão de crédito. Fui ao posto no dia seguinte para reclamar, e não havia nenhum gerente que pudesse me atender, somente um funcionário a atender uma fila enorme, que disse que não podia fazer nada por mim. Eu disse que não sairia dali enquanto não me atendessem. Depois de muito esperar, pedi uma folha de reclamação. Então, só então, o funcionário resolveu ligar para a gerente. Por telefone, a gerente me disse que não era necessário preencher a folha de reclamação, que aquele era um procedimento "normal" para cartões de crédito internacionais, por "segurança" (por segurança para quem, me pergunto). Também me garantiram que o valor da compra seria cobrado em 2 a 3 dias úteis, e que então o valor retido seria liberado. Bem, efetivamente, o valor da compra foi cobrado no dia seguinte, porém o valor retido não foi liberado. Voltei ao posto para fazer nova reclamação, e dessa vez atribuíram a não devolução ao feriado do dia 29/06 em Sintra. No dia seguinte, tudo continuava igual. A dia de hoje, 03/07, os 100 euros continuam retidos no meu cartão de crédito, e Prio não moveu uma palha para resolver o problema. Já fui duas vezes à loja, e além de não haver nenhuma pessoa encarregada a resolver esse tipo de problema, não recebi nenhuma chamada por parte deles. Me sinto enganado e completamente desatendido como consumidor.

Data de ocorrência: 3 de julho 2017
Prio Energy
19 de julho 2017
Caro Mauricio,

Quando utilizamos um abastecimento através de um OPT(abastecimento automático) após a validação do cartão, é feito um cativo de 100€, por cada vez que autenticamos o cartão.
Este cativo é feito pela entidade que controla o pagamento através de cartão(entidade independente à Prio) e, após a validação da transação, a diferença entre o abastecimento e o valor cativo é devolvido ao cartão.
Quando são utilizados cartões portugueses é uma transação de segundos da qual nem nos apercebemos. Quando são utilizados cartões estrangeiros, a devolução pode demorar mais de 1 dia e pode gerar algum tipo de desconfiança.
Realçamos ainda que, estando sensíveis para o incómodo que este tipo de situação possa causar, os postos da rede Prio Energy têm afixado, junto aos equipamentos de OPT, um aviso que alerta para este tipo de constrangimento na utilização de cartões estrangeiros.
Lamentamos o constrangimento que a situação descrita possa ter causado, embora esta seja alheia à Prio Energy. Sugerimos que esteja atento à sua conta bancária e verifique se a situação foi entretanto regularizada. Sugerimos ainda que, caso esta situação não seja regularizada no prazo de uma semana desde a data do abastecimento, entre em contacto com o banco que gere sua a conta, de forma a tentar resolver essa situação.
PRIO - Energias Top Low Cost

Combustiveis e postos abastecimentos da Prio?

Usei recentemente por necessidade de atestar o carro, mas nem sequer sabia o que era a Prio e como era fabricado. No final e desconfiado por li um letreiro Low Cost e um mini contentor que dizia para mais ou menos esta frase, não me recorda muito bem, mas dizia que "DEITE AQUI O SEU ÓLEO ALIMENTAR" perguntei à operadora de balcão desse posto Prio, mas não soube explicar e que fosse ler uma informação sobre a composição desse combustível, mas não consegui encontrar.