Altice Portugal Marca Recomendada
2 WOO 92.7
3 Moche 83.6
Altice Portugal82.9
  • Rua Andrade Corvo, 6

Portugal Telecom - Age de má fé, dificulta pedidos de desligamento e abusa dos clientes

João Matias apresentou a reclamação
23 de março 2013

1- Solicitei no passado dia 6 de Março de 2013 o desligamento dos serviços prestados pela Portugal Telecom (sapo fibra 30 megas) na loja TMN do CC Oeiras Parque - solicitação nº1-19573748700.

2- Após todos os procedimentos concluidos, que incluiu entre outras coisas as causas do meu pedido de desligamento, fui informado de que os serviços iriam ser desligados, até ao máximo de 15 dias, a contar daquele dia;

3- No dia seguinte (7/8 de Março) fui contatado por um operador da PT com o objetivo de informar (2ª vez) quais as causas do meu pedido de desligamento (voltei a repetir - optei por outro operador que me apresentou uma proposta com melhores serviços por um custo mais baixo);

4- Nesse mesmo contacto e após ter esclarecido as causas do pedido de desligamento, o operador questionou-me se eu teria alguèm que eventualmente podesse estar interessado em aderir à Meo fibra, de forma a substituir a minha saida - sugeri então que contatassem a minha filha e lhe proposessem uma proposta aliciante, pois poderia ser que aceitasse;

5-Fui posteriormente contatado novamente, para fornecer outro contacto da minha filha, pois não estavam a conseguir contatá-la. Aproveitei para questionar quando se procedia efetivamente o meu desligamento, uma vez que já tinha os serviços do novo operador, ligados e operacionais - o operador começou por referir que seriam desligados quando fossem ligados em casa da minha filha, em substituição da minha

6 - Informei-o que não admitia a situação, pois tratavam de processos independentes e que pretendia os meus serviços desligados o mais cedo possível, independentemente da minha filha aderir ou não ao sapo fibra;

7 - Fui entretanto alertado pela nova operadora que deveria ter entregue o pedido de portabilidade do nº de telefone fixo, situação que procedi, hoje dia 22 Março;

8 - Passada 1 hora após ter entregue o referido pedido de portabilidade, volto a ser contatado pela PT, com o objetivo habitual (conhecer as causas do meu pedido de desligamento - 3ª vez, de que voltei a esclarecer)- Aproveitei o contato da PT para saber porque ainda não tinham desligados os serviços, quando já tinham ultrapassados os 15 dias definidos como prazo máximo;

9 - Com grande estupefação minha fui informado de que o meu pedido de desligamento tinha sido anulado no passado dia 20 Março. Pretendi saber "o porquê" e "quem solicitou o anulamento do meu pedido de desligamento" e fui informado que essas informações têm que ser colocadas por escrito e enviadas por carta registada, para analisarem a situação e que não me podia esclarecer;

10 - Tentei reclamar com a operadora que me atendeu, no sentido de ser anulado o anulamento do meu pedido de desligamento de serviços e fui informado que o pedido só poderia ser feito por escrito ou dirigisse-me diretamente a uma loja e solicitasse novamente o desligamento - situação bizarra, anulam pedido documentado, sem documento e qualquer formalismo, apenas por livre iniciativa e obrigam-me a formalizar novo pedido de desligamento;

11- Solicitei à operadora que me direcionasse para alguém onde eu podesse apresentar a minha elevada indignação e uma reclamação sobre o sucedido, tendo sido informado que não existira outro cenário senão a minha apresentação formal e por escrito, da reclamação e passar por um loja a formalizar novamente o desligamento;

13 - Que confiança e garantia terei eude que um novo pedido de desligamento vá resultar, quando tenho em meu poder o comprovativo como solicitei no passado dia 6 de Março?

14-voltei a ligar para o 16200, "apoio" ao cliente no sentido de ser informado onde poderia enviar uma reclamação "online" à PT, relatando a situação, tendo sido auxiliado pelo próprio a pesquisar no site da PT um local para o efeito, não tendo sido encontrado nenhum endereço apropriado à apresentação de reclamações dos clientes. Em suma, revela-se como demais evidente de que a PT cria todos os constrangimentos de forma a evitar que os "ainda" clientes se libertem dos seus serviços e idificultam todas as hipóteses de apresentação de reclaamações. Pelo acima exposto, pretendo:

i) Alertar eventuais incautos de forma a evitarem serem maltratados e enganados e usados pela PT, como eu estou a ser;

ii) obter resposta da PT pelo sucedido e resolução da minha situação (não irei continuar a pagar à PT, uma vez que já estou a pagar a nova operadora e o não desligamento é da responsabilidade exclusiva da PT);

iii) que a PT seja penalizada pelas perturbações e maus atendimentos aos seus clientes;

iv) evitar que outros clientes sejam igualmente mal tratados pela PT

Data de ocorrência: 23 de março 2013
25 de março 2013
Caro João Matias,

Estamos a analisar esta situação e logo que possível entraremos em contacto consigo.

Até breve
Jorge Brito
29 de março 2013
Caro João Matias,

Recebemos informações de que foi efetuado contacto dos nossos serviços relativo a esta questão.
Caso exista alguma questão adicional, estamos sempre disponíveis.

Até breve,
Luís Oliveira
4 de abril 2013
Fui de fato contatado pelos vossos serviços, mas não tenho ainda a situação resolvida, entretando recebi uma carta vossa com a refª 1-19879254365 a informar exatamente ao contrário, refere: "Na sequeência da sua comunicação de 26 de Março de 2013, informamos que,em virtude de existir um pedido anteriormente efetuado, não nos é possível dar seguimento ao pedido solicitado,..."
Só quando receber uma carta a informar que o meu pedido foi considerado e de que não tenho nadaa pagarapós dia 20 de Março, considero "resolvido", sem excluir o vosso formal (PT) pedido de desculpas pelos incómodos causados e compromisso de que não irão continuar a abusar de outros incautos cidadãos, à minha semelhança.
Fico a aguardar o desfecho (e resolução total desta situação),
João Matias avaliou a marca
4 de abril 2013

Continuo a considerar a entidade PT, abusadora, pois está a considerar resolvida uma situação que ainda não está. Relativamente ao meu caso, apenas fui contatado a referir que iriam resolver a situação, mas ainda n~ão estava nada efetivamente resolvido, apenas a promessa, dai que não deverão considera no site (nem nas respetivas estatísticas) como situação resolvida, mas em "tratamento", Cumprimentos, João Matias