Pumpaddicted - Elite Coaching, Lda

PumpAddicted - Alegada prática comercial desleal

Sofia Fonseca
Sofia Fonseca apresentou a reclamação
6 de abril 2021
Sou cliente do Pumpaddicted desde Novembro de 2020.
Em Janeiro de 2021, como nos meses anteriores, efetuei o pagamento da mensalidade completa, cujo valor não foi ajustado por forma a contemplar o período em que o mesmo encerrou - desde 16 de Janeiro deste ano. Após o encerramento do ginásio e impossibilitada de aceder às instalações do clube, unicamente devido à aplicação do decreto-lei resultante da atual situação pandémica, que entrou em vigor a 16 de Janeiro de 2021, solicitei a suspensão do pagamento da mensalidade de Fevereiro e dos meses em que a impossibilidade de frequentar fisicamente o espaço vigorasse, a qual me foi negada, alegando como motivo para isso que não comuniquei com a antecedência de 30 dias. Sendo esta uma situação que eu não teria como prever e o único motivo para o pedido de suspensão, expressei à gerência que esta obrigatoriedade de aviso prévio não se aplicava, no meu entender, e que iria procurar esclarecimento junto das entidades competentes.
Fui contatada algumas vezes por um membro da equipa que tentou persuadir-me a solicitar algum serviço de acompanhamento personalizado (plano de treino, por exemplo), o que recusei de imediato. Nestes contatos nunca me esclareceram qualquer questão relacionada com os pagamentos das mensalidades, remetendo sempre para o contato ao gerente do clube, nem me foi apresentada qualquer alternativa ao contrato em vigor que eu pudesse expressamente concordar e aceitar ou não. Esta abordagem, bem como a falta de transparência e esclarecimento legalmente fundamentado da parte da gerência do ginásio, deixou-me bastante apreensiva, pelo que, antevendo aqui a eventual possibilidade de me ser cobrado o valor da mensalidade de forma indevida, sem lugar a futura compensação e lesando os meus direitos contratuais, procedi ao cancelamento da autorização de débito direto na minha conta por parte do clube, a partir de Fevereiro de 2021.
Com isto, solicitei esclarecimento jurídico ao Centro de Arbitragem do Consumo de Lisboa, cujo parecer foi "não haverá, em princípio, fundamento legal para a exigência do pagamento do valor correspondente(…)o desejável seria que as partes, nestas circunstâncias, alcançassem um acordo equilibrado." Neste sentido, voltei a contatar o clube e disponibilizei-me a adiantar o pagamento do primeiro mês de reabertura - reforçando que a minha intenção era a de regressar e cumprir o contrato desde que possa frequentar o ginásio - o que também me foi negado. Na impossibilidade de chegar a um acordo, comuniquei que aguardava a reabertura do clube para me dirigir pessoalmente e chegarmos a uma solução. A resposta da comercial do Pumpaddicted fez-me sentir ameaçada, já que me informou de que caso eu não efetuasse o pagamento da mensalidade correspondente a Fevereiro, o clube consideraria sempre a existência de dívida e posteriormente, no prazo de 60 dias após alegado "incumprimento" eu seria contatada pela empresa de cobrança de dívidas, e quanto a esse incómodo e transtorno não poderiam fazer nada.
Ontem, 5 de Abril de 2021, dirigi-me ao clube para obter uma resposta, proceder ao pagamento da prestação do mês corrente (Abril de 2021) e regressar ao clube. Não me forneceram qualquer esclarecimento e remeteram para o gerente/proprietário do Pumpaddicted pois, dizem, tenho em dívida a mensalidade de Fevereiro e Abril e só posso voltar a frequentar o ginásio quando pagar as duas mensalidades no valor de aproximadamente 60€(29,99€ cada mês); isto é, mesmo efetuando o pagamento relativo a Abril deste ano - o que eu propus fazer e que também não me foi permitido - caso o fizesse, por considerarem que existe dívida, relativa ao passado mês de Fevereiro, o cartão de entrada no clube não funcionaria e eu não poderia frequentar o ginásio. Portanto, o Pumpaddicted considera que existe dívida da mensalidade de Fevereiro - quando o ginásio estava fechado - e agora também o mês de Abril - que não me permitiram pagar. Enviei novamente e-mail ao gerente, que insiste que só poderei utilizar as instalações quando proceder ao pagamento das duas prestações e que caso não o faça a mensalidade passará ao valor de 69,99€, condição esta que rejeito expressamente.
Com isto venho reclamar de:
-Comunicação, no meu entender, dolosa;
-Eventual recusa do meu acesso às instalações do ginásio;
-Omissões possivelmente enganosas;
-Práticas comerciais eventualmente desleais;
-Pressão para efetuar pagamentos sem que haja, alegadamente, fundamento legal para tal;
-Ameaça de eventual invasão da minha privacidade através da empresa de cobrança de dívidas.

Terminar lamentando a falta de ética.
Data de ocorrência: 6 de abril 2021
PumpAddicted
6 de abril 2021
Sofia, boa tarde!

Temos conhecimento que já foi contactada pelo responsável com o intuito de resolver a situação.

Para qualquer esclarecimento ou informação adicional, estamos ao inteiro dispor através dos contactos 212 311 317 ou geral@pumpaddicted.pt

Apresentamos os nossos cordiais cumprimentos,
Equipa PumpAddicted