48.3

Rafael Leitão Automoveis - Burla

Joao apresentou a reclamação
29 de fevereiro 2024
Os dias a contar e o carro de substituição tem validade.
O que é que nao percebem?
Que o carro ficou la dois dias e nada pois nao tinha autorização para fazer nada.
Nao estou a tentar denegrir ninguém.
É um direito meu!
E REPITO naquela oficina o meu veiculo nao entra mais.... ou na marca agora ou noutra de minha confiança ou da rede da miserável garantia que me deram nao!
Data de ocorrência: 29 de fevereiro 2024
Rafael Leitão Automoveis
1 de março 2024
Já lhe dissemos várias vezes e voltamos a repetir, que os problemas que a viatura tem irão ser resolvidos, desde que não seja desgaste ou mau uso.
O Sr. João não nos reportou que a ponteira de transmissão do lado esquerdo está partida “1 ou 2 dias após a aquisição da viatura”, nem nos reportou nenhum dos outros problemas que refere nessa altura, a única coisa que se queixou no dia da compra (23/10/2023), foi do Cruise control, e o nosso colaborador nesse dia conseguiu ligar o mesmo. Passado uns dias você ligou a dizer que o Cruise control voltou a falhar, ao que sugerimos ligar com a garantia para ver uma oficina onde pudesse verificar essa situação.
Os restantes problemas foram-nos reportados 4 meses após a compra, 7.500km realizados e um inverno bastante chuvoso.
A viatura fez uma revisão á caixa automática (numa oficina especializada em caixas automáticas) 3 dias antes de lhe ser entregue, e também uma revisão geral, numa oficina certificada, também antes de lhe ser entregue.
Voltamos também a repetir, que sendo verdade que surgiram problemas na viatura logo após a compra, é de extrema falta de cuidado e responsabilidade continuar a circular com a viatura, evitando problemas de maior gravidade. Tinha o dever de ter informado a Leaseplan e o nosso stand com a maior brevidade possível.
Sendo proprietário da viatura pode fazer todos os diagnósticos que pretender, mas nós iremos resolver os problemas junto da Leaseplan e de uma oficina que seja da parceria deles.
Sempre estivemos prontos para ajudar e a resolver, da sua parte nunca houve compreensão nem vontade de resolver. Sabe perfeitamente que as situações para serem bem resolvidas necessitam de ser avaliadas com tempo e após isso resolvidas também com o tempo necessário, nem 24h nos deu.
Assim que achar pertinente pedimos que entre em contacto com a Leaseplan para resolvermos os problemas.
1 de março 2024
Boa tarde novamente,

como é que havemos de começar?! ora vamos lá entao!
Disse 1 ou dias após a compra que fazia barulho ao virar para a esquerda ( tenho 2 testemunhas disso mesmo), o cruise control só funcionava raramente, ahhh lembrei-me agora ( por acaso) que o carro tinha um forte odor a urina de gato e o chão passados uns dias estava todo molhado! será que já não sabiam que punha água e a lavagem de estofos foi para inglês ver?! ( as coisas que me ocorrem e que me dizem a vosso respeito).
Nessa altura até vos disse mais mas, mas para meu/vosso azar não tenho as chamadas gravadas....

mas que mau uso? mau uso dão voces às viaturas antes de as entregarem.
Só passados muitos dias a choverem e de uma mistura de odores é que me apercebi de onde a água vinha. não brinquem comigo!

Vamos ver se fizeram a revisão à caixa no dia 13 de Março ( sinceramente espero bem que sim).

Então e a suspensão rebaixada? ou danificada? então e a tampa do depósito do combustível? então e a falta de força do veiculo? então e os botões do teto de abrir encravados? então e as luzes acesas do ABS? então e o relatório fantasma ( não aparece) as coisas que eu sei!!!

REPITO que não coloco o carro naquela sucata ( oficina) nem nos vossos parceiros! o que é que ganho? se nem ordem de reparação têm para nada! a garantia dada é uma ilusão não resolvem nada.

O carro vai para a AUDI Portugal novamente no dia 13.03.2024 para diagnóstico / peritagem profunda à viatura como referido no e-mail anterior ( documentos que enviarei junto com todos os termos segundo a legislação Portuguesa na defesa do consumidor).

Quando dizem que só passados 4 meses depois é que reportei os problemas é total MENTIRA e afirmo é MENTIRA o que dizem e provo facilmente.

Quero a situação resolvida como é óbvio e preciso bastante do carro.... mas não deixo que me enganem nem passo por mentiroso, nunca o fui nunca serei e não são vocês a fazerem não o permitirei jamais em tempo algum, por este motivo vou até às últimas consequências convosco pela vossa atitude insinuando o que insinuaram.
Boa Tarde,

Venho novamente por este meio atualizar e dar o feddback da situação.....

O carro na nova oficina há 8 dias sem ordem de reparação para nada! e eu sem veiculo de substituição.
Antes do carro ir para esta nova oficina, que me parecem bastante profissionais fiz pelos meus proprios meios check ups numa das mais conhecidas e recomendas casas de diagnostico do País e não só!
Pois bem, andaram a inventar na centralina ( é verdade), por isso é que o veiculo não anda o que devia ( tenho tudo a comprovar, com valores bem como gráficos), um carro de 140 KW ( 190 CV), apresentou 148 CV, algo não está bem claro ( filtro de particulas, que tambem andaram a inventar), não souberam reprogramar e deu asneira ( pode nao ter sido o stand ATENÇÃO) mas são responsaveis absolutos pela venda do bem, neste caso defeituoso, assegurando sempre o bem estar do cliente como ditam as várias leis da constituição da républica Portuguesa.
Volto a frisar que a garantia de 18 meses que deveria ser obrigatória nada cobre! ( fora os probelmas mencionados anteriormente, para não me estar a repetir)

mostro por este meio e não só o meu desagrado com esta situação que está a ter um impacto na minha vida muito negativo.

O carro está na Oficina onde vai permanecer até terem alguma informação para me dar, que até à data não têm nada da garantia ( passados 8 dias). é uma situação vergonhosa!
21 de março 2024
Mais uma coisa, comprei um carro com cerca de 232500 KM nas condições gerais da garantia diz que só cobrem até aos 240.000 KM, ahhhh, condições estas que não me foram entregues nem nunca as vi! apenas assinei um papel onde diz certificado de garantia GU3000, onde me iformaram verbalmente que a garantia era PREMIUM.

ja tenho as confições gerais em minha posso, pois a garantia facultou-me as mesmas!

Sem outro assunto de momento,

despeço-me cordialmente na esperança que a situação fique resolvida o mais rapidamente possível.

Só mais uma coisa que não deve ficar por dizer, não ponho em causa nem difamei ninguém, pois só me defendi com as pessoas que estão do meu lado e conhecem a situação.
Porque difamação e burla é vender um carro com tudo o descrito acima alterado e é crime!!!!!!!!
Rafael Leitão Automoveis
21 de março 2024

No dia 20/03/2024 (ontem) recebemos um e-mail de parte da Leaseplan com um novo orçamento de uma outra oficina, ao mesmo tempo que recebemos o e-mail deles recebemos um contacto seu a informar-nos que a viatura está numa nova oficina e que a viatura de substituição que a garantia lhe cedeu acabaria hoje, dia 21/03/2024 o prazo e como tal, teria de o entregar. Ora bem, só aqui podemos verificar três situações anormais.
A primeira é que você tem neste momento um carro de substituição, tendo-o até ao dia de hoje, ao contrário do que afirma em "e eu sem veiculo de substituição."
A segunda é que você comunicou-nos ontem que a viatura estava na oficina e num espaço de menos de 24h, pela segunda vez consecutiva, vem aqui ao Portal da Queixa apresentar nova/atualizar a sua queixa sem que nos dê nunca tempo para tomar qualquer tipo de decisão. De qualquer modo, fica desde já a saber que nós nos antecipamos e que no dia de hoje, pelas 10h12 entramos em contacto com a oficina onde a viatura está e tentamos falar com o chefe de oficina (Sr. Pedro), que ficou de nos ligar de volta uma vez que estava ocupado, de modo a percebermos o orçamento e para dar autorização para que seja feita a substituição da transmissão da frente esquerda conforme orçamento enviado, por mera cortesia nossa apesar de todas as suas palavras e atos.
A terceira e última é que apesar de você afirmar "que até à data não têm nada da garantia ( passados 8 dias)." a garantia, conforme fez da primeira vez que levou a viatura à outra oficina, aprovou a mudança do motor da tampa do combustível, tendo apenas negado a transmissão uma vez que se trata de uma peça de desgaste que se poderá dever ao tipo de uso da viatura (transmissão essa, que mais uma vez repito, será assumida por nós por mera cortesia).
Falando agora da parte do filtro de partículas que ficamos também a saber por si ontem que pelos vistos também será um problema (palavras suas "venderem um automóvel sem filtro de partículas e a unidade de motor ter sido alterada"), aconselhamos que se informe junto da própria marca pois a viatura no mês de Março de 2022 foi à própria Audi de Torres Vedras e nessa mesma intervenção, tanto o filtro de partículas como o catalisador foram retirados para inspeção e voltados a meter ao sítio uma vez que não tinham qualquer tipo de problema, sendo que desde aí nunca mais foram mexidos (palavras do antigo proprietário e confirmadas por nós junto da própria Audi).
Relativamente à questão de não lhe termos dado as condições gerais da garantia, juntamente com o contrato da mesma fornecemos sempre um flyer e as condições, no entanto o que importa é que você já as tem consigo, mesmo que nunca nos tenha pedido uma segunda via. Assim sendo, aconselho a que as leia novamente afim de perceber que os 240.000km, tal como os 12 anos que lá também estão descritos, se referem ao limite máximo de idade e quilometragem que a viatura terá de ter para que a Leaseplan possa dar garantia. Ou seja, se o carro tiver menos de 12 anos e menos de 240.000km, será possível fazer a garantia, caso um destes parâmetros seja ultrapassado, a Leaseplan já não aceita a viatura. Dito isto, informo-o novamente pois já lhe foi dito quer antes de realizar o negócio quer na entrega da viatura, que a Garantia não tem limite de quilómetros, apenas tem um prazo de 18 meses e que durante a vigência das mesmas todas as manutenções que faça terão de ter uma Fatura em que esteja descrita a matrícula da viatura, quilometragem da mesma e data.
Para finalizar, deixo-lhe aqui a definição do termo difamação, segundo o Ministério Público de Portugal :
"É um crime contra a honra que consiste em o agente imputar a outra pessoa, verbalmente ou por escrito, um facto, ou formular sobre ela um juízo, ofensivos da sua honra ou consideração, ou em reproduzir tal imputação em juízo.
Na difamação, ao contrário do que acontece na injúria, o agente dirige-se a terceiro.
Estando perante a difamação com publicidade (através dos órgão de comunicação social), a responsabilidade é agravada."

Stand Rafael Leitão Automóveis.
21 de março 2024
Os caros senhores nao percebem nada de que estao a dizer e afirmar.
O veiculo esta ha o dias na oficina e não têm ordem de reparação para nada, ainda hoje falei com eles! Nao sejam * PROIBIDO * (mais).
É burla o qur vocês fizeram..... venderem um veiculo no estado lastimável como esta a Aquase6.
SLINE ONDE? Tinha este estar mencionado que nao era exterior!!!!!! Nao tem nada de sline nem as ponteiras.
Ora unidade de motor alterado da crime condenável companheiros!
Bom! Vamos ver!
Falem la com a oficina e agilizem o processo pois tenho vida e a vossa atitude causa me bastantes constrangimentos!
Contínuo a dizer qur trata se uma burla nao os querendo difamar atenção.
Com os meus melhores e cordiais cumprimentos

JOÃO DELGADO
21 de março 2024
Obrigado pela resposta, que aliás está inserida na categoria de comédia. Facto: comprei um carro; facto : veio avariado; facto: o Stand não quer resolver nem assume o carro avariado ; facto a garantia que me forneceram não cobre os danos reportados; facto: relatórios de entidades credenciadas com as avarias da viatura; facto coação por parte dos vossos advogados sobre mim; facto nenhum procedimento se sobrepõe a lei portuguesa nem os do Stand nem os da garantia.
Tendo por objeto de proteção o bem jurídico património, tutelado nos termos do artigo 62.º da Constituição, o crime de burla encontra-se previsto no artigo 217.º do Código Penal.
O tipo criminal em questão envolve a conduta de, com intenção de obter para si ou para terceiro enriquecimento ilegítimo, por meio de erro ou engano sobre factos que astuciosamente provocou, determinar outrem à prática de atos que lhe causem, ou causem a outra pessoa, prejuízo patrimonial. É punido com pena de prisão até 3 anos ou com pena de multa.
Trata-se de um crime que é em regra semipúblico, ou seja, o respetivo procedimento criminal depende da apresentação de queixa. Mas em alguns casos — por exemplo, se o agente for cônjuge da vítima —, é particular, ou seja, o respetivo procedimento criminal depende também da dedução de acusação particular (cfr. o artigo 207.º do Código Penal).
Facto: os relatórios de 2022 nada tem a ver com 2024 pois o carro pode muito bem ter sido modificado entre as dadas mencionada; facto se o carro tem garantia os problemas podem ser denunciados durante a vigência do contrato , contrato esse que não cobre pelos vistos caixa de velocidades; facto: o não conhecimento da lei não pode ser alegado para o seu não cumprimento ; facto: não obstante do disposto por vocês por difamação, Tendo por objeto de proteção o bem jurídico «liberdade pessoal», protegido nos termos dos artigos 26.º e 27.º da Constituição, o crime de coação encontra-se previsto no artigo 154.º do Código Penal.

O tipo criminal em questão envolve a conduta de, por meio de violência ou de ameaça com mal importante, constranger outra pessoa a uma ação ou omissão, ou a suportar uma atividade. É punido, em regra, com pena de prisão até três anos ou com pena de multa. Não é no entanto punido sempre que a utilização do meio para atingir o fim visado não for censurável ou sempre se visar evitar suicídio ou a prática de outro facto ilícito típico.